A Samsung apresentou seus novos smartphones tops de linha, o Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge neste domingo (1), durante a feira de tecnologia MWC 2015, em Barcelona, na Espanha. Os smartphones chegam com um design em metal, novas cores e a promessa de um desempenho nunca visto nos aparelhos Galaxy, trazendo uma pequena diferença: enquanto o S6 tem uma formato mais básico, o Edge conta com uma tela "dobrada" na lateral.
Acompanhe os lançamentos ao vivo do MWC 2015
Samsung Unpacked 2015
O evento da Samsung deste domingo teve como principal objetivo apresentar para o mundo os novos investimentos da Samsung para a popular linha Galaxy, com tops de linha que prometem bater de frente com o iPhone 6 e demais concorrentes do mercado. Talvez mais do que isso: mostrar que os aparelhos chegaram para acabar com os defeitos nos lançamentos antigos da empresa.

As apresentações do Unpacked começaram com uma música dramática, seguidas de uma voz feminina, que anunciou: “metais vão fluir, bordas vão desaparecer”. E para começar, subiram ao palco a chefe de marketing da Samsung, Young-Hee Lee, e o CEO da companhia, JK Shin.

“Nós aprendemos com nossos sucessos e nossos erros”, disse JK Shin. “Os mais bonitos smartphones do mundo, isso é o que vem em seguida”, anunciou ainda, antes da aparição de um vídeo que mostrou o design curvado e metálico dos modelos. Depois, a empresa anunciou oficialmente os dois novos celulares da linha: o Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge. A companhia prometeu, com os novos dispositivos, uma tela melhor, um processador mais rápido e uma interface otimizada em comparação ao antecessor Galaxy S5.

Galaxy S6 e Galaxy Edge
O design totalmente metálico dos smartphones foi um ponto destacado pela Samsung durante o evento. Mas as novidades no design não pararam por aí: o Galaxy S6 traz um desenho limpo e fino, enquanto o S6 Edge é um pouco mais espesso e vem com a lateral curvada. “Levou anos de inovação para construir esse design, o design com propósito”, reforça Lee. Os dois modelos estarão disponíveis nas cores dourado, branco e preto, todos com tons metalizados.
Na tela está presente o Corning Gorilla Glass 4, a tecnologia mais avançada do mercado para proteger os displays dos novos aparelhos. A companhia promete 50% mais de eficácia nesse quesito em relação ao vidro dos modelos antigos, o que é um ponto muito importante para garantir que seu celular dure mais, sem trincar a tela facilmente.
Subiu ao palco ainda a vice-presidente de inovação da Samsung para falar da nova TouchWiz, interface do Android própria da empresa, e sobre como ela será aplicada nos novos dispositivos. No caso, o sistema ficou mais próximo do Android “puro”, e promete rodar muito mais leve que qualquer outro celular da companhia sul-coreana.
A memória dos novos aparelhos vêm com 3GB de RAM, o que, de acordo com a Samsung, é 80% mais rápida que a memória usada no Galaxy S5. Há também três versões de memória interna, 32 GB, 64 GB e 128 GB, o que é uma decisão e tanto visto que a Samsung retirou o slot microSD dos novos aparelhos.
Já a tela, com 5,1 polegadas, agora é uma QHD (2560 x 1440 pixels), resolução superior à Full HD, e tem a tecnologia Super Amoled, que garante as cores brilhantes e supersaturadas que costumamos ver nos celulares da marca.
Nas funções de câmera - com sensor de 16 megapixels na câmera traseira e 5 para a frontal - por exemplo, um menu de atalho apresenta todas os recursos de que o usuário precisa, sem precisar “rolar” a tela para isso: de cara você pode ter acesso ao foco, entrada de luz e mais. Já no Galaxy Edge é possível ativar cores para visualizar quais contatos estão ligando, sem precisar tocar no aparelho. Ainda é possível adicionar atalhos de contatos na lateral para facilitar as ações. “Um design mais intuitivo”, segundo a companhia.
Qual o produto mais esperado do MWC 2015? Opine no Fórum do TechTudo
Os modelos apresentados pela Samsung, além de todos os novos recursos, têm ainda compatibilidade especial com o óculos Gear VR, que ganharam no evento uma versão especial para ser usada com os recém-lançados celulares. De acordo com a própria companhia, usar o dispositivo de realidade virtual com o S6 será uma experiência ainda melhor do que era com o Galaxy Note 4, antes o aparelho mais avançado da empresa.

Bateria dos aparelhos
A bateria dos dispositivos tem 2550 mA, na versão mais simples, e 2600 mAh no Edge. Além disso, a sua velocidade de preenchimento é tamanha que os aparelhos carregam, em apenas 10 minutos, o suficiente para ficarem ligados por quatro horas. De acordo com a companhia sul-coreana, o carregamento é duas vezes mais rápido do que o do iPhone 6, por exemplo.
Outra novidades no quesito é a capacidade dos celulares de carregar sem precisar de fios. Basta pôr o aparelho sobre o carregador para que a bateria seja preenchida rapidamente, assim como já acontecia com alguns modelos da Nokia.
E mesmo uma bateria tão "completa" não prejudica o desenho do Galaxy S6: o aparelho tem uma espessura de apenas 6,8 mm. “Outros tiveram que sacrificar o design, mas nós não precisamos”, afirma Justin Denison, diretor de estratégias empresa.
Câmeras dos smarts
Outro ponto alto dos novos modelos da Samsung é a câmera. As fotos tiradas pela traseira chegam a 16 megapixels de resolução, e ainda trazem um HDR aprimorado e melhor capacidade para registrar imagens com pouca luz. Já a câmera frontal chega com 5 MP, também com o novo recurso HDR.

A companhia ainda aproveitou para "alfinetar" a Apple, mostrando uma comparação entre as fotos de seus novos modelos e o iPhone 6. No exemplo, as imagens feitas com o Samsung ganham de longe na iluminação e na definição de cores.
Pagamento pelo celular

A Samsung também demostrou a tecnologia Pay, que chega para facilitar na hora de fazer compras com os modelos da companhia. Tudo funciona de forma simples, com um pareamento do smartphone com a máquina de pagamento de cartões, autorizada por meio da impressão digital. A tecnologia é compatível com as principais bandeiras de cartões de crédito, como Visa, MarterCard, American Express e mais, para incentivar o pagamento mobile.
Segurança contra hackers
Gregory Wade, executivo responsável pela tecnologia de segurança Samsung Knox, ainda subiu ao palco para falar sobre como o novo Galaxy S6 está mais protegido contra hackers e vírus do que os antecessores. Com isso, a empresa chama a atenção para a possibilidade de uso dos smartphones não só por usuários comuns, mas também por executivos e empresas, que precisam assegurar melhor seus dados. A Samsung oferece uma plataforma mais segura, e ainda tem conectividade com diversas companhias neste quesito.

O Galaxy S6 e S6 Edge estarão disponíveis, em lançamento duplo, a partir do dia 10 de abril. Os modelos chegam primeiramente em 20 países, que não foram especificados, em versões de 32 GB, 64 GB e 128 GB de armazenamento interno. Como é de costume, é possível que o Brasil esteja de fora dos lançamentos em um primeiro momento, mas fica a expectativa pela chegada dos dois smartphones que prometem "redefinir" a linha Galaxy como conhecemos.