Acessórios

03/03/2015 07h00 - Atualizado em 05/03/2015 16h59

Samsung GR VR ou HTC Vive: quem é o top em realidade virtual para mobile?

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Samsung e HTC foram os grandes destaques do domingo pré-MWC 2015, em Barcelona (Espanha). Além de smartphones top de linha, as empresas revelaram também produtos de realidade virtual. E o TechTudo comparou o Samsung GR VR e o HTC Vive. Confira abaixo qual é o mais indicado para você.

Acompanhe os lançamentos ao vivo do MWC 2015

Desempenho: HTC Vive

Há uma diferença básica entre os dois aparelhos: um consegue “transformar” o celular em um sistema de realidade virtual, enquanto o outro já é este sistema. O primeiro é o Samsung, o segundo o HTC. Por isso, em termos de desempenho, a tendência é que seja possível explorar mais possibilidades no Vive.

Óculos da HTC tem muitas possibilidades de uso (Foto: Reprodução)Óculos da HTC tem muitas possibilidades de uso (Foto: Reprodução)

Feito em parceria com a Valve, ele tem rastreamento de local em 360 graus, suporte às movimentações de mãos, conectividade wireless, tela de 1200×1080 pixels com 90 fps, áudio de alta definição e possibilidades de controles personalizados para games. Ainda restam muitos detalhes a serem revelados, mas o futuro parece bom para o HTC Vive.

Já no caso do GR VR da Samsung, o desempenho vai depender bastante do aparelho que estiver conectado a ele. O que ele faz é levar a interface e o conteúdo da tela dos smartphones para esta realidade virtual. O que também é um grande atrativo para seu público. Mas o HTC Vive tem muito mais autonomia para gerar uma ótima performance.

Design: Samsung GR VR

Os dois óculos têm um visual bem parecido. O da Samsung parece ter o design um pouco mais polido, por já ser uma atualização de outro gadget. O da HTC ainda tem aquele aspecto de ser um produto em desenvolvimento. Mas os dois são grandes e robustos, como a maioria dos dispositivos deste tipo.

Gear VR Innovator Edition é 15% menor do que o modelo original, que foi feito para o Note 4, justamente pelo fato de o S6 ser menor do que o foblet. Ele tem visual arrojado, usando mais a cor branca e um espaço azul escuro na frente para se colocar o telefone. O HTC Vive, por sua vez, é bem básico, todo preto, lembrando o Oculus Rift.

Samsung Gear VR (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Samsung Gear VR (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Lançamento: Samsung GR VR

O acessório da Samsung deve ser lançado junto com os smartphones da linha Galaxy, já em abril. A versão dele para o Galaxy Note 4 já está nas lojas. O HTC Vive já é esperado para o final deste ano. Afinal, a empresa anunciou, no MWC 2015, que disponibilizará uma versão para desenvolvedores no outono e uma para consumidores ainda em 2015. Ainda não há informações sobre chegada de um deles ao Brasil.

Preço: Samsung GR VR

Por serem dispositivos ao mesmo tempo tão parecidos, mas tão diferentes, o Samsung GR VR provavelmente será muito mais barato. O modelo original, para o Note 4, custa US$ 199 (R$ 565, aproximadamente) – e não deve ser muito diferente disso o preço do acessório para os novos Galaxy.

Já o Vive, como é um gadget mais completo, deve ser bem mais caro do que isso. Não houve ainda nenhum anúncio relacionado a respeito, porém a tendência é de que ele chegue ao mercado com um valor ainda longe de ser acessível. Talvez até o final do ano, porém, esse cenário fique um pouco mais favorável para o consumidor.

Qual o produto mais esperado do MWC 2015? Opine no Fórum do TechTudo.

Gear VR Innovator Edition funcionará com Galaxy s6 e Galaxy s6 Edge (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Gear VR Innovator Edition funcionará com Galaxy s6 e Galaxy s6 Edge (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Conclusão

O HTC Vive é um aparelho de realidade virtual completo, enquanto o Samsung GR VR precisa de um smartphone para funcionar e depende totalmente dele. Para quem tem algum aparelho compatível é um ótimo investimento, por ser bem barato, ter um visual bem arrojado e um ótimo funcionamento.

Mas para quem não tem, e quer experimentar a realidade virtual ao máximo, o HTC Vive acaba sendo a melhor opção. O problema é que ele ainda parece estar um pouco longe de chegar ao mercado – e quando isso acontecer, provavelmente, será por preços bem altos. Mesmo assim, ele é a solução mais top entre os dois.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares