Sistemas Operacionais

03/03/2015 13h32 - Atualizado em 03/03/2015 13h32

Spartan: vídeo mostra como funciona novo sucessor do Internet Explorer

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Os segredos do novo navegador da Microsoft, provisoriamente batizado de Spartan, começaram a ser revelados. Um vídeo divulgado pelo site WinBeta na última segunda-feira (2) mostra como funciona a integração do software – que deve substituir o Internet Explorer – com o assistente pessoal Cortana.

Cortana vai 'pensar sozinha' no Windows 10

Windows-10-capa (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Os dois aplicativos devem aparecer na nova versão do sistema operacional, o Windows 10, que ainda não tem data oficial de lançamento. Segundo o WinBeta, o Spartan vem com vários recursos, como modo de leitura, extensões e anotações. A expectativa é que as funções sejam boas o suficiente para que o navegador possa concorrer com adversários de peso como o Google Chrome e o Mozilla Firefox.

O recurso que mais chama a atenção, entretanto, é a integração com a Cortana. O vídeo revela que o assistente pessoal está sempre ativo no navegador, mas procura não mostrar pop-ups ou alertas, que podem incomodar o usuário. Um ícone, localizado na barra de endereços, se move para indicar que ele possui informações novas para compartilhar, tudo muito sutil e delicado.

Cortana pode buscar informações de lojas e restaurantes automaticamente (foto: Reprodução/Youtube)Cortana pode buscar informações de lojas e restaurantes automaticamente (foto: Reprodução/WinBeta)

A ideia é que a Cortana possa navegar junto com o usuário e ajudá-lo quando necessário, sem competir pela sua atenção com outros aplicativos. Uma das habilidades do assistente é identificar quando o usuário acessa o site de alguma loja ou restaurante. Nestes casos, a Cortana busca informações relevantes sobre o local, como horário de funcionamento, localização, número de telefone e reviews.

Assistente busca definições de palavras ou informações de locais sem abrir páginas novas (foto: Reprodução/Youtube)Assistente busca definições de palavras ou informações de locais sem abrir páginas novas (foto: Reprodução/WinBeta)

O Spartan também possui uma função que permite que o usuário use a Cortana para pesquisas. Ao selecionar um texto e clicar com o botão direito do mouse, uma opção chamada “Ask Cortana” é exibida. O recurso pode ser usado para pesquisar informações variadas como locais, comida, empresas ou mesmo definições de palavras. Os resultados são exibidos na barra lateral, sem abrir novas abas.

Informações simples podem ser exibidas diretamente na barra de endereços (foto: Reprodução/Youtube)Informações simples podem ser exibidas diretamente na barra de endereços (foto: Reprodução/WinBeta)

A Cortana também pode ser usado para responder informações simples, como o clima. Para isso, basta escrever "Weather" na barra de endereços e os resultados serão mostrados diretamente na lista de links, sem a necessidade de acessar uma página específica para isso. Novamente, a intenção é poupar o tempo do usuário e aumentar sua produtividade.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo

Outro detalhe sobre a Cortana é que ela não emite nenhum som, mas não é possível prever se essa configuração continuará até a versão final do produto. O Spartan usado no vídeo é também é experimental, o que significa que os recursos mostrados no navegador não estão completos e é possível que futuras versões dele possuam funções diferentes.

A ideia da Microsoft é que o Windows 10 contenha os dois navegadores – o Spartan e o Internet Explorer 11 – por questões de compatibilidade. O primeiro ainda não está disponível para testes, mas a expectativa é que ele apareça em uma nova versão do Windows 10 Developer Preview que deve ser lançada nesta semana. O vídeo completo você confere no WinBeta, com o teste do Spartan.

Via WinBeta, Engadget e The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Carlos
    2015-03-05T12:14:20

    cortana pega na minha e balança, esse sucessor vai vir mais pesado que não sei o que...se vc tiver um pc mediano nem vale perder a pena com isso instalado, só vai trazer dor de cabeça