Celular

08/03/2015 10h30 - Atualizado em 08/03/2015 15h50

Testamos o Alcatel OneTouch Idol 3: cara de top com preço agressivo

Fabrício Vitorino
por
do MWC 2015

A Alcatel Onetouch é mais uma a confirmar a tendência do MWC 2015: declarar guerra aos iPhones, que desde o fim de 2014 reinavam absolutos no topo do mercado. Com a chegada do Galaxy S6 – e do HTC One M9, que não vem ao Brasil – os aparelhos da Apple começam a ganhar rivais. Nesse cenário, a companhia chinesa quer correr por fora com seu top de linha, IDOL 3, que vem com dois tamanhos (idênticos aos da Apple): 4.7 e 5.5 polegadas.

Testamos o Gear VR Innovator Edition: 'Oculus' Samsung fica ainda melhor

As especificações técnicas de ambos não são exatamente supertops, mas pleanemente satisfatórias: na versão 4.7, um display HD (720p), rodando um Qualcomm Snapdragon 400 a 1.2 GHz, com 1GB de RAM e versões com 8GB e 16GB, expansíveis por microSD, dualSIM opcional. A câmera traseira é uma 13MP, enquanto a  frontal tem sensor de 5 MP. Tudo isso alimentado por uma bateria justa, com 2.000 mAh. 

A versão com tela 5.5 do OneTouch Idol 3 tem Full HD, um Qualcomm Snapdragon octa-core 615, com arquitetura 64-bit, 2GB de RAM, 16GB ou 32GB de armazenamento, dual-SIM opcional e uma bateria mais robusta, com 2.910 mAh. Todos eles já saem de fábrica com o Android Lollipop rodando.

De cara, os aparelhos são bonitos. Com corpo sólido e moldura cromada, têm uma excelente pegada. E mesmo o 5.5 não parece tão esquisito quanto o iPhone 6 Plus. A tela é realmente um pouco mais brilhante que o padrão, e a saturação das fotos deixa algumas preocupações sobre a fidelidade da câmera. Mas até aí, nada que comprometa o aparelho.

Alcatel One Touch (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Alcatel One Touch Idol 3, nova aposta baratinha que declarar guerra aos iPhones (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


O OneTouch Idol 3 faz barulho sobre seus alto-falantes JBL. Literalmente. São dois frontais, que realmente oferecem um áudio com uma qualidade impressionante, no nível da linha One, da HTC. Mas alto-falantes em smartphones são features polêmicos: afinal, a maioria dos usuários usa fones ou as caixas Bluetooth. 

Outro ponto interessante do Idol 3 é a total reversibilidade da interface Android. Ou seja, não existe “de cabeça para baixo”. Ao girar o aparelho, a tela inicial roda também. Uma característica absolutamente útil e interessante (embora, claro, os botões físicos e a câmera fiquem ali, no mesmo lugar) talvez para canhotos, ou para momentos em que você pega o celular e quer fazer uma foto, rapidamente. 

Alcatel One Touch (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Alcatel One Touch Idol 3 tem corpo sólido e moldura cromada com ótima pegada (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


A câmera frontal tem uma grande angular que permite fotos praticamente panorâmicas. A Alcatel anuncia ainda o Fast Face Focus (foco rápido de faces), que promete detectar rostos de forma ultrarrápida. Na prática, você ganha alguns nanossegundos, e a tecnolgia é realmente útil – lembra muito o foco dos iPhones ou do LG G3, a laser. 

Aliás, sobre as câmeras, elas surpreendem. Para aparelhos nessa faixa de preço (abaixo de US$ 300), dificilmente o usuário encontra algo melhor no mercado. Boa resposta, boas cores, bom balanço de brancos, nada estoura, são 13MP em um sensor Sony. Não precisa muito para fazer bonito. A câmera do Idol 3, aliás, é mais uma das muitas que são melhores que a do HTC M9 – um dos lançamentos mais badalados da feira.

Alcatel One Touch (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Câmera traseira do Alcatel One Touch Idol 3 tem 13 MP e promete agradar (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Mas o grande pulo do gato do Idol 3 promete ser o preço. Iniciando em US$ 200, para o 4.7, e US$ 250, para  o 5.5, ele se coloca numa posição muito privilegiada, como um supertop da classe media. 

Durante o teste, tivemos a chance de conversar rapidamente com André Felippa, vice-presidente de marketing da Alcatel OneTouch no Brasil. Ex-Samsung, o executivo conhece muito bem o mercado, e seus caminhos para o sucesso, especialmente no Brasil.

“Há dois anos, quase 90% do nosso portfólio era de featurephones, mais baratos. Nesse tempo, revertemos isso e temos essa proporção de smartphones, 90% de nossas vendas. Isso é uma mudança completa na cultura. O consumidor tem que confiar na marca. Temos que chegar com publicidade, com comunicação, e com produtos de qualidade”, explica.

Para André, o Idol 3 é um flagship que não tem nada a dever a produtos da concorrência, que tem preços muito mais altos. E o aparelho conta ainda com a vantagem de ser fabricado no Brasil – sua previsão de estréia é para o início do segundo semestre de 2015. “Estamos chegando ao mercado para construir marca, com o Idol e o Watch. A gente espera ser o ‘iPhone da classe C’. Nosso CMO fala ‘Queremos ser a Zara dos celulares’, já que eles são muito rápidos em popularizar as inovações. E é isso que queremos fazer: ser rápidos na inovação”.

Alcatel One Touch (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Alcatel One Touch Idol 3 vem com dois tamanhos: 4.7 e 5.5 polegadas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O resultado disso é um top de linha bem acabado, com características interessantes, bonito e com um preço que promete ser bem competitivo. Se a Alcatel vai conseguir conquistar o Brasil, não sabemos. Mas no MWC 2015, o Idol 3 se tornou um dos tops que correm por fora.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Machado
    2016-06-27T17:51:28  

    eu tenho um e é ótimo só que o ele nao é snapdragon 400 ele é snapdragon 410

    recentes

    populares

    • Joao Machado
      2016-06-27T17:51:28  

      Muito bom o Idol 3 4,7

    recentes

    populares

    • Joao Machado
      2016-06-27T17:51:28  

      ele tem suporte pra cartão micro sd (cartão de memória)?

  • Patrick Aleixo
    2016-10-01T19:25:03

    galera vale a pena compra bom dimais leve som otimi tem uma boa camera e nao trava

  • Jonatan Serighelli
    2016-06-06T21:34:04  

    Pretendo comprar o Alcatel idol 3, vocês recomendam? Fiquei muito satisfeito com os comentários

    recentes

    populares

    • Jonatan Serighelli
      2016-06-06T21:34:04  

      Eu tenho e recomendo! Bom audio, boa tela, carrega extremamente rápido, tem muitos sensores... em fim, amo meu Idol 3.

    recentes

    populares

    • Jonatan Serighelli
      2016-06-06T21:34:04  

      fala povo, meu Galaxy A3 começou a dar sinais que vai morrer em breve rsrs .. comecei a pesquisar e achei esse Alcatel Idol 3 por menos de 600 reais na Americanas. Ele praticamente empata nas configurações com o A3, e em alguma coisa até é melhor. Vocês que têm ele ainda recomendam o aparelho ?

  • Lisa Vinuto
    2016-08-14T13:28:03

    Eu tenho e é TOPPP de mais, super amo a Alcatel.

  • Hilton Fraboni
    2015-12-09T11:37:10

    Para combater com as marcas mais tradicionais precisam chegar ao mercado com preço máximo de R$500,00 e valer o risco, afinal as demais tem uma infra estrutura de manutenção já consumada e muitos acessórios nas lojas, o que não é o caso da Locatel ou Zen...

  • Uanderson Oliveira
    2016-07-20T15:52:08

    Eu tenho também, é um super aparelho, leve, rápido e muito bonito...top de linha.

  • Alex Rocha
    2015-03-08T23:49:14  

    Eu definitivamente prefiro o Zenfone 2 nessa faixa de preço.

    recentes

    populares

    • Alex Rocha
      2015-03-08T23:49:14  

      Com toda certeza. Rápido, fuiido e com uma launcher fantástica. Opções de personalização, que nenhuma outra possui. Zenfone toda vida.

  • Daniel Andrade
    2015-12-13T20:21:03

    Tenho um alcatel idol 6030 e estou super satisfeito, agora vou esperar o idol3 de 5,5" chegar no Brasil, alguém sabe me informar se tem previsão?

  • Edu Kall
    2015-04-19T21:30:49  

    Quando efetuei a compra do Alcatel idol 6030n fiquei de inicio com receio , mas ao receber o aparelho realmente me surpreendeu , resumindo o melhor celular que ja tive e não troco por sansung ou iphone. Meu aparelho ate agora funciona redondo com androide versão 4.1.1 não precisa de mais , espaço de 16 gb , câmera de 8 mega, faço tudo com ele sem qualquer travamento. Primeiro super leve , fino , bonito, imbatível se o Alcatel idol 3 for melhor vou trocar com certeza pois acredito que a evolução da Alcatel para um lançamento deve ser muito legal, ok

    recentes

    populares

    • Edu Kall
      2015-04-19T21:30:49  

      CONCORDO PLENAMENTE. ESTOU ANSIOSA PELA CHEGADA DO IDOL 3 AO MERCADO!

    recentes

    populares

    • Edu Kall
      2015-04-19T21:30:49  

      eu compreeeeeeeeeei o meu hojeeeeeeeeeeeeee

  • Cuca Beludo
    2015-03-08T12:56:58  

    MARCA ESTRANHA, MAIS UM LIXO QUE FABRICAM PARA OS TOLOS BRASILEIROS TORRA SEU SUADO DINHEIRINHO COM ESSA MARCA ZERO...!!!

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2015-03-08T12:56:58  

      Uma das melhores e mais confiaveis em termos de tecnologia...vai pesquisar

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2015-03-08T12:56:58  

      o cara acha que entende ainda

  • Felipe Freitas
    2015-03-08T13:24:43  

    Acabamento todo mal feito, falam como se fosse uma enorme vantagem, isso por 200 ou 250 dólares. O Iphone 6 com contrato de 2 anos pela AT&T custa $199. No exterior algo assim não vinga mesmo. Tem muito aparelho Android superior a isso e de preço parecido. Melhor investir em um LG, Samsung ou Motorola.

    recentes

    populares

    • Felipe Freitas
      2015-03-08T13:24:43  

      Acabamento mal feito? Esse ai tomou cachaça...

    recentes

    populares

    • Felipe Freitas
      2015-03-08T13:24:43  

      Fica então com os Sansungs da vida seu mané

  • Hilton Fraboni
    2015-11-16T20:04:16

    O Zen tinha preço sugerido de R$499 e não encontramos por menos de R$600, esse será diferente?

  • Regina Bello
    2015-10-19T10:00:01  

    ADOREI O CELULAR, PORÉM ELE QUEBROU O VIDRO E NÃO TEM ASSISTÊNCIA TÉCNICA... VOU TER QUE COMPRAR OUTRO...

    recentes

    populares

    • Regina Bello
      2015-10-19T10:00:01  

      Isso é um problema, se não tem AT e peças no mercado pode por todo marketing na lama.

  • Darlan Bombazar
    2015-03-09T08:30:57  

    Feio é o techtudo dizer que é celular de classe C, então o Iphone é de Classe A, isso instimula quem é pobre a quem sae roubar iphones para ter status de classe A, isso definitivamente não deveria ser dito em uma materia que qualquer um pode ler.

    recentes

    populares

    • Darlan Bombazar
      2015-03-09T08:30:57  

      Gente, pelo amor, olhem as aspas... foi o próprio vice-presidente de Marketing da Alcatel que disse isso! Educação cadê, Brasil?

    recentes

    populares

    • Darlan Bombazar
      2015-03-09T08:30:57  

      Nada a ver mesmo. Várias vezes por ano chegam gringos pra trabalhar comigo e as marcas campeãs são HTC (que nem vende aqui), Alcatel, LG, raramente Apple e Samsung. Vai saber...

  • Kenseiden
    2015-03-09T09:55:11

    Smartphone Alcatel é a pior e maior bomba que alguém pode comprar. Um lixo, sempre foi e sempre será. Já tive dois que me deram dor de cabeça e estou com um do meu sobrinho que está servindo de peso de papel porque o software deles é terrível, leva somente 4 horas para baixar a ROM e dá erro. Se afastem de tudo que leva esta marca.

  • Mauricio Silva
    2015-04-23T18:46:54

    Infelizmente tem uns brasileiros que acham que são de outro país..não sabem valorizar o que são de criação do nosso país...

  • Linguador
    2015-03-08T13:41:00

    Vocês já repararam que existe milhares de celulares com Android, mas não tem nenhum presta?

  • Presidenta Dilma
    2015-03-09T10:39:17

    È isso mesmo Iphone classe A, Samsung (S5 e S6) classe B- e as outras marcas classes C D E F G H I J ......

  • Cuca Beludo
    2015-03-08T20:34:36

    LIXO COM O LIXO ANDROID EMBUTIDO...!!!

  • Douglas Mousquer
    2015-03-08T19:00:01

    Nada supera os Lumia... Windows phone até morrer!!!

  • Gustavo Massochim
    2015-03-08T18:18:38

    Como se o celular que a pessoa tivesse demonstra em qual status de classe está A classe do celular é a mesma classe da pessoa, muito bom isso é o fim da picada mesmo quem tem i phone 4 5 ou 6 ou samsung 4 - 5 -6 é classe A quem tem Motorola é classe B e quem tem Alcatel e outras marcas é Classe C só falta me dizer que a classe D e E não possuem celular que julgamento em parabéns

  • Sr Merda123
    2015-03-08T13:58:04

    Celular da Classe C! Depois de um título assim, tenho até medo de ler a reportagem e encontrar pratos recheados de estupidez e ignorância.