Celular

05/03/2015 07h30 - Atualizado em 05/03/2015 08h57

Testamos o HTC One M9: design ainda impressiona, mas câmera é decepção

Fabrício Vitorino
por
Do MWC 2015

HTC deixou o Brasil há algum tempo. Mas a linha One segue como objeto de desejo dos aficionado por smartphones. Com o M8, a empresa taiwanesa atingiu o Olimpo dos gadgets - foi considerado por muitos como o melhor aparelho do mercado. Agora, no MWC 2015, a HTC anunciou o tão esperado novo top: o One M9.

Acompanhe os lançamentos ao vivo do MWC 2015

Veja, abaixo, o vídeo de apresentação do HTC M9, lançado no MWC 2015


É claro que, depois de um sucesso tão grande, havia muita expectativa sobre o que poderia ser melhorado. Afinal, segundo o ditado, o que não está quebrado não precisa ser consertado. O resultado é que o M9 veio praticamente com o mesmo design de 2014: o já icônico case de alumínio escovado, com os alto-falantes BoomSound e a tela de 5 polegadas, mas com um belo upgrade nas configurações.

One M9 é o sucessor do queridinho M8; confira as primeiras impressões (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)One M9 é o sucessor do queridinho M8; confira as primeiras impressões (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)

O M9 agora ganha um upgrade do antigo 2,3 GHz Snapdragon 801 para o novíssimo 2 GHz Snapdragon 810, que opera a 64-bit. A memória RAM, antes de 2 GB, agora pula para 3 GB, e o Adreno 330 agora é Adreno 430. O armazenamento é de 32 GB, expansível a até 128 GB via microSD. Com um hardware desses, qualquer coisa roda bem no aparelho. No entanto, após alguns minutos jogando (ou filmando a 4K), o M9 vira uma pequena frigideira. Esquenta, e não é pouco. Se o M8 já sofria com a má dissipação de calor, a coisa, no mínimo, não melhorou no M9.

HTC One M9 (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)One M9 tem praticamente mesmo design do modelo passado com case de alumínio escovado (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)

 O design não mudou. E isso é bom. Em praticamente todas as entrevistas, os executivos da HTC são categóricos ao dizer: querem produzir um ícone. Assim como os Porsches ou as Ferraris. E você não mexe no design de um Porsche ou de uma Ferrari. O M9 está menos "escorregadio", agora tem o botão power ao lado, e tem uma pequena moldura a mais. Só isso. E assim está ótimo.

O M8 tinha dois pontos fracos: a câmera e a bateria. A primeira foi uma aposta da HTC, que tentou emplacar o ultrapixel (basicamente, menos pixels, mas maiores, de forma a captar mais luz). O resultado foi frustrante, e com um imagens pífias, a taiwanesa volta para o sistema tradicional.

HTC One M9 (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)Botão power agora fica na parte lateral do One M9 (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)




Qual o produto mais esperado do MWC 2015? Opine no Fórum do TechTudo

O M9 traz uma câmera com lentes de safira com sensor de 20 megapixels na traseira, que faz vídeos em 4K. Mas, em comparação com as imagens feitas por um iPhone 6, o resultado continua a ser decepcionante. Os brancos estouram, as imagens, se não estiverem nas condições ideais, saem lavadas, o foco é lento (principalmente se compararmos com o LG G3) e o pior: não há OIS (estabilização óptica). Há ruído em pontos inesperados, a performance em pouca luz é desastrosa… O resultado é bastante decepcionante para a câmera de um "ícone".

Câmera do M9 é bem decepcionante  (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)Câmera do One M9 é bem decepcionante (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)

A bateria do One M9 é um assunto complicado. A diferença de 240 mAh entre o M8 e o M9 (2.600 x 2.840) não deve fazer muita diferença. Sobretudo se levarmos em consideração que o aparelho, com alguns minutos de uso intenso, esquenta bastante. Uma mudança importante para quem mora no Brasil e quiser importar o M9: seu 4G agora é global - ou seja, funciona no padrão homologado pela Anatel.

HTC One M9 (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)Novo modelo da HTC é bonito, mas perde para outros tops de linha (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)

Em suma: após algum tempo de uso, o encantamento desaparece. O M9 é bonito, é potente, mas não tem um TouchID como o iPhone ou o Galaxy S6 (embora tenha um alto-falante poderoso que…). Ele também não tem as câmeras dos Lumias. Tampouco a bateria gigantesca do Huawei Mate 7. Ele é apenas um rostinho bonito, mas sem conteúdo de verdade. A HTC, que já foi a maior vendedora de smartphones do mundo, parece estar feliz com os 2% de share mundial.

*Colaborou Isadora Díaz, do MWC 2015, em Barcelona

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maximilian Meranovicz
    2015-03-06T10:42:25  

    Como tem pobre falando mal de Iphone aqui...

    recentes

    populares

    • Maximilian Meranovicz
      2015-03-06T10:42:25  

      NO MINIMO VOCE TEM UM IPHONE E ANDA DESCALÇO KKKKK

  • Marco Antonio
    2015-03-06T09:18:21  

    Tenho um htc one M7 e não tenho do que me queixar. Suas configurações são bem melhores que de muitos celulares top de linha que são lançados até hoje. o único problema realmente é a manutenção, ele deu um problema na camera chamado "PURPLE CAM", minhas fotos estão ficando todas rosadas, creio que pela capitação do ULTRAPIXEL e isso acontece quando falta luz, e infelizmente preciso importar a peça, porém prefiro um HTC com camera rosa do que outros, com configurações piores. estou economizando pra ter o M9 hehe

    recentes

    populares

    • Marco Antonio
      2015-03-06T09:18:21  

      Isso se resolve com update, se pesquisar em fórums vai resolver fácil. Provavelmente terá que fazer root, se já tiver, reinstale a ROM.

  • Diego Souza
    2015-03-05T13:29:07  

    Matéria tendenciosa, nao é de hoje que eu vejo o TecMundo vangloriar e puxar saco da Samsung, em paginas neutras de marketing e etc, todas citam vantagens da HTC, e para quem nao e idiota basta apenas entrar no youtube e ver videos que mostram comparações de ambos.

    recentes

    populares

    • Diego Souza
      2015-03-05T13:29:07  

      JA VI TESTES NO YOUTUBE DESSE HTC E REALMENTE O ANTECESSOR O M8 JA NÃO TINHA CAMERA BOA E NEM BATERIA....PRA BATERIA PUXOU A MAÇA PODRE,,,,ENTÃO O S6 ATE AGORA REINA SOZINHO...ACEITA QUE DOI MENOS.

    recentes

    populares

    • Diego Souza
      2015-03-05T13:29:07  

      verdade Wagner, reina pra quem não pode comprar iPhone... concordo plenamente...

  • Alexandre Tavares
    2015-03-05T14:05:32  

    MEU LUMIA 930 MANDOU UM ABRAÇO PARA VCS

    recentes

    populares

    • Alexandre Tavares
      2015-03-05T14:05:32  

      Wagner Andrade APRENDE...O sistema Android esta PERFEITO AGORA COM O LOLIPOP 5.0, O IOS ja vem bugado, so travando agora, uma porcaria ,,o windows é bem melhor que ios... mas o Lumia 930 é um otimo aparelho, melhor que qualquer iphone rosa do tiago da vida. mas precisa copiar o lolipop da gigante google.aprendeu verme retardado..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    recentes

    populares

    • Alexandre Tavares
      2015-03-05T14:05:32  

      iOS bugado eu ri com essa, cada coisa viu.

  • Linguador
    2015-03-05T12:03:56  

    Chupa Samsung!!! One M9 é muito melhor e certamente será mais barato do que o Galaxy S6.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-03-05T12:03:56  

      kkkkkk tiago, são as mesmas configurações do poderoso s6...o s6 mais esse ai são a elite agora,,,a maça podre 6,,ja eraaaaaaaaaaa chupa apple. os xing lings estaõ dimais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Marcos
    2015-03-06T10:48:07  

    Procura no "iutubi" o video "iPhone 6 vs. Galaxy S5 vs. HTC One (M8) Speed Test" e você vai entender por que o Galaxy fic na fumaça perto de um HTC e o HTC fica na fumaça perto de um iPhone 6... E posso afirmar que se fosse um iPhone 5 ainda ganharia o desempenho do iphone

    recentes

    populares

    • Marcos
      2015-03-06T10:48:07  

      Então veja a comparação do IPhone 6 vs Lumia 930, não como um quesito mas como um todo. VLW

  • Marco Antonio
    2015-03-06T09:20:40  

    Dizem que politica, religião e futebol não se discute. creio que celulares também não, então tenham o que melhor agrada se seja feliz

    recentes

    populares

    • Marco Antonio
      2015-03-06T09:20:40  

      Celular é como carro. Cada um escolhe o que acha melhor mas existe até fã clube de lixos como o clube do fusca... por que não pode falar de celular?

    recentes

    populares

    • Marco Antonio
      2015-03-06T09:20:40  

      É essa mesma comparação que eu faço. É como um cara parar com uma FERRARI(IPHONE) ao lado de um com um KOENIGSEGG AGERA R (HTC ONE m9) e sentir que esta num carro melhor KKKKK, COITADO!!

  • Jose Filho
    2015-03-06T10:13:04

    Tenho um HTC M8 (gosto muito), meu fone anterior era um IPhone 5S (gostei e tenho um IPAD) e penso em comprar um Lumia 930 para usar e conhecer o sistema windows phone. Este negócio de o meu é melhor que o seu é circunstancial e coisa de gente que não cresceu. Se o seu for melhor que o meu Parabéns! Eu estou feliz com o que tenho e sei que tem muitos outros ótimos aparelhos além do meu..

  • Adilson Marin
    2015-03-06T07:59:07

    HTC cade vocês aqui no Brasil?

  • Kadu Ramos
    2015-03-06T02:46:38

    Pena não venderem no Brasil,concorrência é sempre bom,eu não compraria ainda porque câmera para mim é importante mas já testei e HTC faz ótimos aparelhos.

  • Túlio Rodrigues
    2015-03-05T23:46:33

    Um dos piores reviews que já vi. E digo mais, foi escrito pelo editor chefe deste site ! Meu amigo, pode escolher outra profissão....!

  • Mestre Sabedoria
    2015-03-05T22:30:28

    sistema ios e windows melhores que android fato !

  • Paulo Costa
    2015-03-05T19:24:24

    O meu é mais potente que todos. É um que tem até sinal de fumaça quando as operadoras brasileiras estão sem sinal. KKKKKKKKKKK Quanta babaquice.

  • Jose Junior
    2015-03-05T15:05:10  

    Meu Iphone 06 64GB so Observa !

    recentes

    populares

    • Jose Junior
      2015-03-05T15:05:10  

      observa os concorrentes distanciando e ele ficando pra trás...

    recentes

    populares

    • Jose Junior
      2015-03-05T15:05:10  

      Marcio Cabral KKKKKKKKKKKKKK CARA,,MATOU A PAU.. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Kenseiden
    2015-03-05T17:49:02

    Eu tenho o M7 e realmente, ele esquenta bastante se muito exigido. Quanto à câmera de 4 Ultrapixels, não encontrei melhor e sempre foi elogiado pelos amigos que tem Sansumg, Motorola e Sony. Estava apenas esperando lançar o M9 para trocar, e sei que não vou me arrepender. HTC tem qualidade indiscutível.

  • Walter Carneiro
    2015-03-05T16:05:15

    Sinceramente: para quê perder tanto tempo, de vocês e o nosso, com um review de um produto tão problemático assim, ainda mais que nem está disponível para o nosso mercado? Seria o caso de absoluta falta de matéria mais interessante para ser analisada? HTC foi embora? Que foi tarde, bye, bye e passem bem...

  • Walter Carneiro
    2015-03-05T15:58:15

    Sinceramente: para que perder tanto tempo, de vocês e nosso, com um review de um aparelho tão problemático assim? Seria a falta absoluta de algo mais interessante para ser analisado?

  • Henrique Guedes
    2015-03-05T15:54:37

    Sempre quis ter um HTC, na minha opinião é uma das melhores marcas, pena que não revendem no BR, tive que comprar um LG G3

  • Jornalista Douglas
    2015-03-05T15:11:25

    Por exemplo, eu vejo como interessante ter um Iphone, contudo, não tenho coragem de dar um valor tão alto em um aparelho. Tá certo que é top e tudo, mas ainda não cheguei nesse patamar de gasto. (rs) - Por enquanto estou satisfeito com o meu que custou R$ 649,00 e atende bem. rs

  • Jornalista Douglas
    2015-03-05T09:10:51  

    Não gostei! - O design com tanta tecnologia deveria ser mais atrativo, Engraçado que design chama a atenção, mas nem tudo bonito é bom. O que manda é a configuração e o desempenho. Por enquanto eu vou ficar com o meu Smartphone Zenfone 5 da Asus que já conheço há anos. Quem sabe no futuro bem distante, mas bem distante mesmo eu pense em ter um HTC.

    recentes

    populares

    • Jornalista Douglas
      2015-03-05T09:10:51  

      com certeza o design deveria ser "melhorzinho"

    recentes

    populares

    • Jornalista Douglas
      2015-03-05T09:10:51  

      Osvaldo Neto Eu achei muito robustão e com uma espessura nada atraente.

  • Jornalista Douglas
    2015-03-05T15:06:34

    Eu não sou ligado em tecnologia ao ponto de ficar fissurado com lançamentos. Vcs não têm ideia do quanto demorei para chegar a ter um smartphone. O meu celular antigo era um alcatel de teclado físico. Demorei anos com ele. Talvez perguntem pq optei em comprar um mais atual. Creio que foi a necessidade de ter algo tipo, uma câmera e transmissão de imagem instantaneamente, ao invés de ficar levando uma câmera digital.

  • Caio Chaves
    2015-03-05T13:12:06

    Não entendo esse negocio de "chupa empresa fulada de tal" . Me digam uma coisa. Vocês trabalham em alguma empresa de telefonia ? Ou tem ações na mesma? Bando de ridículos.

  • Oseias Oliveira
    2015-03-05T14:49:48

    Complicado essas matérias, tendenciosa e ainda escrevem muito mau, querem um exemplo? "(basicamente, menos pixels, """mas maiores"""", de forma a captar mais luz)"......

  • Lucia Silva
    2015-03-05T14:22:18

    Que cultura de brasileiro é essa? Comprar Apple dá status. Por conta, o que é barato não se compra. Por essas que pagamos mais que o resto do munto em muitas coisas. Brasileiro adora consumir. E paga o que for. O importante é estar na moda. Mostrar status (reforço). Falta informação, falta estilo.

  • Pedro Martins
    2015-03-05T14:10:28

    se for barato eu não quero.