Celular

02/03/2015 15h13 - Atualizado em 02/03/2015 15h42

Testamos os Lumia 640 e 640 XL, smarts concorrentes do Moto G e Zenfone

Isadora Díaz
por
Do MWC 2015

O próximo top de linha da Microsoft ainda não veio, mas dois novos intermediários, o Lumia 640 e o Lumia 640 XL, chegaram para preencher a lacuna de lançamentos. Os aparelhos foram apresentados hoje (2) durante o no MWC 2015, evento que acontece nesta semana em Barcelona, Espanha, e nós tivemos a chance de conferir de perto as novidades.

Acompanhe os lançamentos ao vivo do MWC 2015

O Lumia 640 e o 640 XL são bem parecidos por fora. Eles são, aliás, bem parecidos com boa parte dos outros Lumias, com o design que é marca registrada linha. Corpo em plástico, estilo "quadradão", parte frontal em preto e botões físicos na lateral. Mesmo sem o logo da Microsoft, que vem na frente e atrás, é possível identificar os novatos entre os parentes mais próximos com extrema facilidade. 

Lumia 640  (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)Lumia 640 XL causa insegurança ao ser manuseado com uma única mão (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)



Bem, não há nada de muito novo no visual dos aparelhos. O menor deles, o 640, é naturalmente o mais confortável de usar com uma mão, graças à tela mais modesta de 5 polegadas. O irmão maior, o XL, se encaixa na categoria de foblets com seu display de 6 polegadas, o mesmo visto no concorrente Zenfone 6. O grandalhão, aliás, nos causou o mesmo incômodo que outros Lumias maiores. Ele não é dos mais ergonômicos e causa insegurança usá-lo com uma única mão, mesmo para tarefas mais simples.

Lumia 640 e 640 XL (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)Telas dos Lumia 640 e 640 XL têm pixels pouco evidentes e brilho bastante razoável (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)

Com relação ao display, o brilho e a cor se mostraram bastante razoáveis nos testes, e os pixels ficaram pouco evidentes, especialmente no 640. Além disso, a resolução HD das telas é perfeitamente justa para faixa de preço: a partir de € 160 para o 640 e € 190 para o XL, o que provavelmente deve deixá-los mais ou menos no valor do novo Moto G quando chegarem ao Brasil. Os preços, em conversão direta para o real na cotação atual, ficam na faixa de R$ 518 e R$ 614, respectivamente. 

Os Lumias chegam com Windows Phone 8.1, uma certa decepção para quem esperava que o MWC trouxesse novidades sobre Windows 10 para celulares. O sistema roda muito bem através do conjunto de processador quad-core de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno. A diferença maior fica por conta da câmera, que é de 8 megapixels no menor e 13 megapixels no maior - aliás, sentimos falta do já clássico botão dedicado neles.

Lumia 640  (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)Câmera traseira do Lumia 640 (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)

Qual o produto mais esperado do MWC 2015? Opine no Fórum do TechTudo

O Lumia 640 e o Lumia 640 XL são bons smartphones, ao menos em um teste inicial; o problema é que eles dão a sensação de "mais do mesmo". Não há nada que os destaque do restante dos Lumias, nem design, nem especificações, nem câmera. Trata-se de uma tímida evolução natural dos intermediários da linha, que só deve encarar uma real ruptura no momento em que os primeiros celulares com Windows 10 começarem a sair do forno.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renan Teixeira
    2015-03-03T09:37:18  

    Barato pq Windows Phone é muuuuito ruim. Poucos app e muitos de baixa qualidade. Varios app fecham sozinho estando em uso e etc.. Não vale a pena. Android e IOS estão muito a frente.

    recentes

    populares

    • Renan Teixeira
      2015-03-03T09:37:18  

      Concordo Renan!!! Android e iOS estão sim bem a frente,e são sistemas 100% maduros. Mas não se pode negar que o WINDOWS tem um grande potencial ,pena que foi criado por uma empresa que pouco se importa com isso. O Windows Phone conseguiu juntar o melhor do Android e a otimização do iOS num belo sistema. Porém não é possível agradar a todos e o resultado ta aí. ..acabou o Windows Phone! !!

    recentes

    populares

    • Renan Teixeira
      2015-03-03T09:37:18  

      Eu queria muito ter um Windows Phone mas depois da notícia que a Microsoft iria parar de vez por terras brasileiras me deixou com pé atrás. Eu iria pegar um Lumia 640XL ou Lumia 930.

  • Leandro Alves
    2015-03-03T10:03:33  

    Nunca serão!!!! Android está anos luz à frente!!!

    recentes

    populares

    • Leandro Alves
      2015-03-03T10:03:33  

      kkkkkkk se colocar na balança as firulas que tem no android, não vale a pena se comparado com os bugs e travadas que o sistema operacional apresenta, vírus então é mato! WP é estável, você pode usar o celular por anos sem precisar resetar... isso com aparelhos básicos de "512MB RAM", o android para rodar lizo precisa de um aparelho com "2GB RAM", pois com 1 GB ele senta igual velha descadeirada!

    recentes

    populares

    • Leandro Alves
      2015-03-03T10:03:33  

      wp é estável, porque você não consegue instalar app nenhuma

  • Henrique Santos
    2015-08-03T12:01:05  

    Windows e IOS são os melhores sistemas. O Windows é o mais seguro e fluido dos 3. O Android é pesado, tem centenas de vírus e brechas de segurança, sem falar que a loja de apps tem mais apps inuteis do que úteis.

    recentes

    populares

    • Henrique Santos
      2015-08-03T12:01:05  

      o IOS também é unix seu tolinho...

    recentes

    populares

    • Henrique Santos
      2015-08-03T12:01:05  

      O dessa vez o windows não tem virus... porque não tem usuários... kkkk

  • Fabio
    2016-05-23T12:41:30

    estou comprando um 640 xl. nao pago mais que 500, 600 reais em um telefone. nao sei pra que ter um mais caro que isso.

  • Rafael Coltro
    2015-03-03T11:28:35  

    se o valor convertido direto saiu por R$ 518 e R$ 614, com os impostos vai ser uns R$ 2.500,00 e R$ 3.500,00 isso chutando baixo !!

    recentes

    populares

    • Rafael Coltro
      2015-03-03T11:28:35  

      paguei 440

  • Rodrigo Lage
    2015-03-08T23:13:47  

    Alguém avisa ai que eles tem versão Dual Chip com 4G e TV Digital, e que o 640 XL possui câmera de 13 MP e a Frontal de 5 MP... E além do mais, eles vieram para ir aos poucos matando o nome Nokia, e concordo com a Microsoft...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lage
      2015-03-08T23:13:47  

      Opa, negativo a do XL é 5 MP tb Brother.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lage
      2015-03-08T23:13:47  

      É mas o XL é uma Carl Lenz...

  • Matheus Mattos
    2015-03-03T10:56:09  

    ANDROID MUITO MELHOR Q WINDOWS FATO.

    recentes

    populares

    • Matheus Mattos
      2015-03-03T10:56:09  

      Fala serio Mateus, vc numca usou um Windows

    recentes

    populares

    • Matheus Mattos
      2015-03-03T10:56:09  

      Deve usar Linux e ficar repetindo Ruindows....

  • Rafael Queiroz
    2015-03-03T09:59:20  

    Tem gente que acha que celular bom é trezentos núcleos de processamento com Ghz nas alturas, algumas centenas de memória RAM. O bom sistema operacional tem que rodar de forma estável, fluindo e respondendo de acordo com qualquer demanda por parte do usuário. Ninguém compra celular para atingir resultados satisfatórios em testes de hardware. Bobeira isso... Critica a Microsoft, te garanto que ela esta caminhando para brigar de frente mais adiante. Criticaram tanto o Xbox e olha só... Bill Gates é o homem mais rico do mundo, será q é de tanto roubar? Ou trabalhar... Méritos existem...

    recentes

    populares

    • Rafael Queiroz
      2015-03-03T09:59:20  

      Concordo plenamente. Usei os primeiros telefones com android 1.6 e eram horríveis cheguei a quebrar um Xperia X8 pq não consegui fazer uma ligação pois só travava. Mais depois do Android 4.0 e celulares com hardwares mais parrudo a coisa melhorou muito. Tive o Iphone 2 vendi pq não aguentava tanta limitação de coisas simples como alterar uma interface ou enviar uma música para um amigo. Tive um lumia 710 telefone muito bom mais parou de funcionar do nada e não teve conserto, não peguei outro WP porque acho horrível aquela interface de blocos. Hoje to com meu Moto G2 muito feliz e satisfeito.

    recentes

    populares

    • Rafael Queiroz
      2015-03-03T09:59:20  

      Beleza, casa com ele.

  • Uilanis Sousa
    2015-03-03T08:41:27  

    As configurações podem ser iguais, porém esse celular veio trazer o que a microsoft tem de mais novo que seria um celular 4G dual chip, isso em momento nenhum foi comentado. Quantos celulares temos hoje no mercado com 4G dual chip ?. A microsoft só vai lançar um novo celular top com o windows 10.

    recentes

    populares

    • Uilanis Sousa
      2015-03-03T08:41:27  

      Câmera de 13mp Carl Zeiss ....

  • Mestre Sabedoria
    2015-03-02T18:22:02  

    QUEM É INTELIGENTE SABE QUE O WINDOWS É MELHOR QUE ANDROID , ATÉ MESMO PQ AGENTE VÊ UM MONTE DE RALÉ MEXENDO NO ANDROID ,JÁ NO WINDOWS É MAIS SOTISFCADO ENTÃO A RALÉ NA CONSEGUE ENTENDER O SISTEMA .

    recentes

    populares

    • Mestre Sabedoria
      2015-03-02T18:22:02  

      Vou jogar um dicionário em você...

    recentes

    populares

    • Mestre Sabedoria
      2015-03-02T18:22:02  

      "mestre çabedoria"

  • Rodrigo Lage
    2015-03-08T23:15:17

    Outra coisa, eles não vieram com o Windows 10 porque o sistema esta em preview ainda, e esqueceram também de dizer que o Windows Phone que eles usam é o 8.1 GDR 2 que tem suporte para teclado, novo menu de configuração, entre outras novidades que o Lumia 730, 830 não tem mesmo tendo o Denim.

  • Carlos Custodio
    2015-03-06T21:38:54

    Colunistas muito pessimistas nesse site. O pior comentário que já vi desse techtudo de ruím. Site como esse só dando desprezo mesmo, fui!!

  • Falkatrua Rei
    2015-03-03T13:45:53

    Pensei que viria com TV :(

  • Marcelo Alves
    2015-03-03T04:06:05  

    acho o sistema windows muito bom no quesito desempenho, mas continua uma meleca a loja de apps, ultimo windows phone que tive foi um lumia 925, que parecia um sabonete de tao liso, vendi a alguns meses atras pq nao tem varios apps que uso, continuo no iphone/ios, mas acabo de comprar um Lumia 630 novamente e continua praticamente na mesma a loja de Apps, o unico app que finalmente apareceu foi o candy crush, mas faltam muitos outros, isso que continua a ser o maior problema, quanto ao sistema, continua excelente no mesmo nivel ios em fluidez, mas app ainda ta comendo poeira pra android e ios

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2015-03-03T04:06:05  

      candy crush, fala sério... volta pro IOS mesmo, deixa os Windows phone para nós.

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2015-03-03T04:06:05  

      Candy crush???? kkkkkkkkkkkkkkkkk O WP não precisa de usuários como vc... rala....

  • Humberto Matias
    2015-03-03T09:54:58

    O problema do celular da Microsoft é que vem com windows.

  • Thiago Fideles
    2015-03-03T09:45:20

    Engraçado falarem mau do Windows phone, eu ja tive windows phone, e um android... e vou dizer o windows phone mesmo com um smartphone sem vergonha que era o 520 nunca travou... agora o android... Deus me livre direto trava, isso um motoG que é muito melhor em hardware que o 520...

  • Mateus Oliveira
    2015-03-03T09:34:20

    Mt bonito, e como sempre a Nokia e agora a Microsoft uma câmera mt boa, o preço é acessível pr os brasileiros, claro que parece um pouco desconfortável em relação a outros SmartsPhones e em questão de Aplicativos perde ainda pr o IOS e o Android mas são detalhes.

  • Alex Santos
    2015-03-03T07:49:43  

    HHHAAAA A MICROSOFT SEMPRE ATRASADA PUTZ.

    recentes

    populares

    • Alex Santos
      2015-03-03T07:49:43  

      Hahaha mesmo . Não é a Microsoft que é sempre atrasada não. É o Brasil !!

    recentes

    populares

    • Alex Santos
      2015-03-03T07:49:43  

      Atrasado em que? fanboys ficam ai apontando um monte de defeitos e picuínhas mas a verdade é que ela está chegando como todos queriam que as outras já estivessem, com aparelhos decentes, preços justos e que funcionem...

  • Alexandre Machado
    2015-03-03T09:14:29

    O SO da microsoft é uma bomba, alias nem é culpa do SO e sim que empresas não desenvolvem pra ele. E voce fica sem opção de programas

  • Junior
    2015-03-03T08:51:04

    samsung inovando com tecnologia de carregamento sem fio.... nokia ja usa a + de 3 anos.. kkkkkkk

  • Andre Barini
    2015-03-03T00:25:09  

    Eu acho engraçado reclamarem do tamanho da tela ser grande e não conseguirem utilizar somente com uma mão. Tem mão de moça, usa celular pequeno. Minha mão espalmada tem 25 cm, uso um aparelho LG G Flex de 6" e não tenho dificuldade alguma em usar.

    recentes

    populares

    • Andre Barini
      2015-03-03T00:25:09  

      Carlos Porto e Andre Barini, pelo que entendi a reportagem não reclamou do tamanho, mas do desenho, pois ele não é ergonômico. Eles disseram que causa insegurança usá-lo apenas com uma das mãos.

    recentes

    populares

    • Andre Barini
      2015-03-03T00:25:09  

      uiii mao grande .... aproveita e enfia no rab****

  • Pedro Martins
    2015-03-03T08:24:29

    Tática Errada da Microsoft...deveria colocar o preço mais alto...uns R$ 3.800,00...só assim o público desejaria tê-lo...Quando o preço é barato... a moçada não dá bola!

  • Junior
    2015-03-03T07:31:10

    nao sei qual a desculpa para nao ter um windows phone... sistema bem fluido...rapido..sem travamentos... e ficam falando da loja sem aplicativos! nao sei qual a falta de aplicativos eh essa... tem whats...viber...skype...instagram (6tag, melhor q o original em ambos os sistemas), tinder (6tin para os necessitados)...snapchat...messenger...facebook... e alguns joguinhos bem interessantes. 80% das pessoas usam somente esses aplicativos... A verdade é que a pessoa nao deve compreender mesmo o sistema que é facil de se utilizar e ficam botando desculpa em loja de app para nao adquirir 1 cel TOP!

  • Marcos Santos
    2015-03-03T01:06:17

    Vou continua com meu iphone 6 o resto e resto

  • Lourenço Medeiros