Tablet

03/03/2015 11h59 - Atualizado em 03/03/2015 11h59

Testamos os Xperias M4 Aqua e Z4 Tablet, os lançamentos da Sony no MWC

Isadora Díaz
por
Do MWC

Sony anunciou duas boas novidades durante o MWC 2015. A primeira é o Sony Xperia M4 Aqua, um smartphone Android intermediário e à prova d'água. A segunda é quase um prêmio de consolação para quem esperava ver top de linha ainda nesta mês: o Xperia Z4 Tablet, que leva nome do próximo grande celular da empresa. Confira as primeiras impressões dos aparelhos a seguir.

Acompanhe os lançamentos ao vivo do MWC 2015

O Xperia M4, ao contrário de seus antecessores, chega só na versão Aqua. O aparelho é à prova d'água e, para que possa ser submergido, basta fechar com cuidado as tampinhas de cartão SIM e microSD, responsáveis por vedar completamente o celular. Curiosamente, um dos que tivemos em mãos estava com um pequeno problema de encaixe na tampinha para o chip de operadora - não sabemos se o problema é pontual, mas vale a nota.

Sony Xperia M4 Aqua (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Sony Xperia M4 Aqua, novo smartphone da Sony, é à prova d´água (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Visualmente, o M4 tem cara de Z. Explicamos: ele tem um design muito semelhante ao visto nos tops Xperia Z2 e Xperia Z3, que contam com borda de metal e traseira em vidro. Acontece que o M4 é mais barato e, naturalmente, usa materiais mais baratos. O metal foi substituído por plástico com pintura metalizada e, na traseira, a Sony trocou o vidro com Gorilla Glass por também plástico. Na última escolha, está a vantagem de que plástico não quebra e estilhaça com a mesma facilidade que o vidro, embora não tenha o mesmo visual bonito. Além da versão em vermelho, que é a que você vê no vídeo acima, o M4 Aqua conta com modelos "mais comuns", em preto e branco.

Sony Xperia M4 Aqua (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)As câmeras do M4 Aqua são poderosas: 13 e 5 megapixels (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Destaca-se no design o botão dedicado à câmera, ideal para tirar fotos debaixo d'água, uma vez que o touch da tela não responde nada bem enquanto o telefone está submerso. Para os cliques, a Sony entrou no M4 uma câmera traseira de 13 megapixels com lente com abertura F2.0. Testamos com cliques em ambiente interno, sob luz branca, e o resultado foi bem satisfatório, com um bom equilíbrio de branco e cores próximas do real. Ah, para quem gosta de selfie, vale lembrar que o novato conta com câmera frontal de respeitosos 5 megapixels.

Sony Xperia M4 Aqua (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)A resolução do Sony Xperia M4 Aqua é bem satisfatória (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Em relação ao desempenho, não há muito o que pontuar. Ele rodou tranquilamente todos os apps testados e funcionou sem engasgos durante todo o tempo. O aparelho roda o Android 5.0 (Lollipop) e conta com um conjunto de dois chipas quad-core (um de 1,5 GHz e um de 1 GHz) e 2 GB de RAM, suficiente também para executar vários programas ao mesmo tempo sem sofrimento.

A tela, de 5 polegadas, tem tecnologia IPS e resolução HD. É mais ou menos o que podemos encontrar hoje em outros intermediários presentes no mercado brasileiro, como o Moto G e o Zenfone 5. O problema nisso é que a linha M da Sony costuma chegar às lojas por um preço superior ao da concorrência. O M2 Aqua, por exemplo, pode ser encontrado por valores acima de R$ 1 mil nas principais lojas, o que o coloca em desvantagem em relação aos rivais quando o assunto é tela.

Sony Xperia M4 Aqua (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Sony Xperia M4 Aqua tem design refinado e lembra a linha Z da marca (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O Xperia Z4 Tablet, por sua vez, compete pelo posto do tablet Android mais fino do mundo. Embora grande, com uma tela de 10 polegadas, o gadget é incrivelmente leve com seus 392 g. O peso, no entanto, não é mais surpreendente que a espessura do tablet: são apenas 6,1 mm.

Apesar das vantagens em relação a esses dois aspectos do design, o Z4 poderia ser mais portátil. A sensação se dá a princípio pela parte frontal, já que o tablet conta com um aproveitamento de tela mediano e as bordas ao redor são grandes. Ele é do tipo que não cabe em qualquer bolsa, mas é quase imperceptível quando carregado em uma mochila, por exemplo, dada a sua leveza.

Xperia Z4 Tablet (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Xperia Z4 Tablet tem a leveza como diferencial, apesar de seu tamanho (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Nele, a Sony usou os materiais premium dignos da linha Z, embora a traseira seja de plástico texturizado em vez de vidro - o que é uma decisão sensata, tendo em vista que 10 polegadas de vidro, mesmo Gorilla Glass, estão mais expostas a acidentes que 5.

Qual o produto mais esperado do MWC 2015? Opine no Fórum do TechTudo

Xperia Z4 Tablet (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)A tela possui proteção Gorila Glass (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Em relação às especificações, a Sony montou um tablet excelente. Assim como o M4, ele é um octa-core, mas os dois processadores quad-core que o compõem são bem mais poderosos, com 1,5 GHz e 2 GHz. Além deles, há 3 GB de RAM e 32 GB de memória interna, com slot para cartão microSD. O tablet também roda Lollipop e o faz muitíssimo bem. 

Xperia Z4 Tablet (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)O Xperia Z4 é poderoso: quad-core 2 Ghz e 3 GB de RAM deixam o tablet voando (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Os lançamentos ainda não têm data nem preço definido para chegada ao Brasil. Por enquanto. Agora, resta esperar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno
    2016-01-15T14:30:00

    EU TINHA O LG-G4 NÃO VALE NADA SÓ TEM PREÇO....

  • Kaique Evangelista
    2015-03-04T09:46:32  

    Nossa... sempre gostei da Sony, mas o que a faz achar que fazendo smartphones a prova d'água, os seus aparelhos se tornam melhores do que os outros ? Essas empresas ai tem muito a aprender com a Apple, a única que sabe inovar, com funções que realmente nos ajudam em nossas vidas, e não é nos smartphones não, porque neste quesito todo mundo que tem uma inteligencia sabe que a Apple reina disparado na frente da concorrência falando do iPhone, mas também está anos luz a frente da Microsoft e o Windows com o OS X, que desde a versão Leopard, vem desbancando o Windows ano após ano. Think Different.

    recentes

    populares

    • Kaique Evangelista
      2015-03-04T09:46:32  

      Pelo indicativo acho que a tua opinião é bem minoritária mesmo, Reina absoluto.. sei..rs

  • Regis Eduardo
    2015-09-13T10:42:14

    bom dia estou com sonny xperia M4 e to com receio de estar com defeito pois o mesmo alem de nao ligar so fica com a luz de led piscando

  • Karen Ventorin
    2015-03-03T16:45:52  

    Comprei um Xperia Z2 e após algumas vezes ao testar o celular na água corretamente, meu celular pifou! Não é a prova d'água nem aqui e nem na china

    recentes

    populares

    • Karen Ventorin
      2015-03-03T16:45:52  

      Porque de alguns não são quer dizer que todos não vão ser? Ta se achando o centro do multiverso menina?

    recentes

    populares

    • Karen Ventorin
      2015-03-03T16:45:52  

      HaHa. As pessoas não vedam o aparelho corretamente e falam que não é a prova d`água. É a mesma coisa de nadar com a boca aberta ou mergulhar um submarino sem fechar suas entradas. Ignorância é um problema!

  • Celso Minoru
    2015-03-04T11:33:00  

    "Fala por ti e pronto" - Amigo Gabriel, porque você também não segue o próprio conselho ?! Todos aparelhos eletrônicos são sujeitos a dar problemas, se procurar no reclameaqui, vai descobrir que todas as grandes marcas tem inúmeras reclamações: Samsung, LG, Motorola e Sony... agora, não é porque você teve problemas ao colocar seu aparelho na água, que todos terão também. Minha esposa tem um M2 aqua e vive lavando ele na torneira com água e sabão, e até hoje está OK. Fica na paz amigo, e desejo melhor sorte pra ti da próxima vez que adquirir qualquer aparelho eletrônico.

    recentes

    populares

    • Celso Minoru
      2015-03-04T11:33:00  

      Gabriel Gross Eu tenho um M2 Aqua e um Z3, já filmei um salto na piscina de uma altura de 3 metros com o m2 Aqua, lavo constantemente e uso bastante em mergulho... Até hoje não deu problemas... E se der, existe uma coisa chamada: Garantia.

    recentes

    populares

    • Celso Minoru
      2015-03-04T11:33:00  

      Putz... larguei ... Não me diga!!! Garantia!? Bah! mudou minha vida!! Tem garantia!? kkkkkk ... bah meu ... o problema é que não dá pra desenhar neste espaço .. kkkk ...

  • Plinio Santos
    2015-03-03T18:21:30  

    Tenho um tablet xperia z, já cansei de usa-lo na agua, nunca deu nenhum problema, pessoal fala muita besteira e provavelmente nem leram as dicas antes de submergir o aparelho

    recentes

    populares

    • Plinio Santos
      2015-03-03T18:21:30  

      Plinio Santos - ninguém tá falando besteira meu!!! Só comentando que acontece sim!!! Mesmo com todos os cuidados. Em vários aparelhos está dando problema, se no seu não deu "parabéns"!!! Só não fala que os outros estão falando besteira. Fala do teu e pronto velho!!!

    recentes

    populares

    • Plinio Santos
      2015-03-03T18:21:30  

      Thiago Durães o touch nao funciona quando molhado, vc tem q lava-lo com agua corrente depois de usa-lo na piscina. Secar com uma toalha e deixa-lo mais um tempo secando livremente, de preferencia em cima de um pano, depois deve funcionar corretamente.Nao usar em praia pq sempre fica areia e sal pendurados nas bordas e se entrar no buraco depois de seco pode danificar

  • Gabriel Gross
    2015-03-03T15:27:11  

    A PROVA D'ÁGUA UMA OVA ... PURA ENGANAÇÃO !!!

    recentes

    populares

    • Gabriel Gross
      2015-03-03T15:27:11  

      M2**********

    recentes

    populares

    • Gabriel Gross
      2015-03-03T15:27:11  

      "Fala por ti e pronto" - Amigo, porque você também não segue o próprio conselho ?! Aparelhos eletrônicos são sujeitos a dar problemas, se procurar no reclameaqui, vai descobrir que todas as grandes marcas tem inúmeras reclamações: Samsung, LG, Motorola e Sony... agora, não é porque você teve problemas ao colocar seu aparelho na água, que todos terão também. Minha esposa tem um M2 aqua e vive lavando ele na torneira com água e sabão, e até hoje está OK. Fica na paz amigo, e boa sorte pra ti da próxima vez que adquirir qualquer aparelho eletrônico.

  • Gabriel Gross
    2015-03-03T15:33:30  

    Tão excluindo os comentários né!? Sim, a Sony deve ter pago uma banana pra fazerem esta matéria. Mas não enganem as pessoas!!! Esse aparelho não é aprova d'água !!!

    recentes

    populares

    • Gabriel Gross
      2015-03-03T15:33:30  

      Diego Mariano - Meu!!! Dentro de um contexto, alguns não dão problema mas vários estão apresentando esta infiltração. Na real este produto não tem tempo suficiente de testes pra ser lançado no mercado. Virou roleta russa!!!

    recentes

    populares

    • Gabriel Gross
      2015-03-03T15:33:30  

      Eu possuo o M2 Aqua e conheço pessoas q tem os modelos Z e nenhum reclama do aparelho dando qualquer tipo de problema,pelo contrario,só elogiam assim como eu elogio e recomendo.Quero esse M4 logo a venda para trocar de aparelho !!

  • Guilherme Colnaghi
    2015-03-04T08:41:18

    A sony se tornou uma das marcas mais bem sucedida em Smartphone, evoluiu bastante nesse ramo, lembro muito bem sua linha da Sony Ericsson era uma porcaria de verdade, mais hoje vem atendendo muito o publico com preços acessíveis para qualquer tipo de publico você não precisa gastar 3xxx para ter um Smartphone que atenda suas necessidades diárias, agora se você tem o luxo de comprar algo acima não digo apenas Iphone que tem um preço muito elevado para um "celular" sempre usei android mais reconheço oque a apple tem seu nome, seu preço e em alguns aspectos ela surpreende!

  • Rodolfo Lacerda
    2015-03-04T08:23:24

    se for como o z1 me desculpem mas é uma furada ele ate entra na água mas fica doido e não faz nada, sem contar que o z1 quebra fácil o cristal e é muito caro a substituição estou com um parado quebrado sem função!

  • Alef Cruz
    2015-03-04T08:07:01

    o ruim da SONY é a assistencia tecnica. deu pau no aparelho vai pagar uma grana preta, preço pra comprar outro so pra arrumar algumas coisas....

  • Marcos Gouveia
    2015-03-03T21:20:36

    z3 e muito bom

  • Rafael Mendes
    2015-03-03T19:44:56

    Até a presente data,estou esperando a atualização na câmera frontal do Xperia Z1 . Está travando e está dando problemas no meu aparelho .

  • Pedro Goncalves
    2015-03-03T19:34:53

    Pior assistência tecnica dentre todas as marcas de celular. Não façam a besteira de comprar um aparelho da Sony, seja ele qual for. Quando você mais precisar lhe darão as costas. Tive 3 ( três) Sony Xperia Z1, em um espaço de 1 ano, os dois primeiros foram trocados pela operadora quando precisei da Sony, me negaram a troca. Deixo aqui meu testemunho, para quem achar que vale a pena!

  • Alex Rc
    2015-03-03T18:07:48

    Sony arrebentando como sempre!!!!! Show!!!!

  • Leandro Silva
    2015-03-03T17:02:22

    SONY NUNCA MAIS NA MINHA VIDA.....UMA PORCARIA!!!

  • Zezué Filho
    2015-03-03T16:56:28

    Sobre a tampinha que veda o chip de operadora, o meu Xperia Z2 tem o mesmo problema ! Na primeira vez que submergi o aparelho com as tampas totalmente vedadas, entrou água. Mandei para a garantia e me deram um aparelho novo (que é o que está atualmente comigo) e o mesmo está com o problema na tampinha com menos de 1 mês que voltou da garantia ! É lamentável, pois eu gosto muito do celular, é um ótimo aparelho, mas essas pequenas falhas acabam por fazer a gente desanimar de ter o aparelho por medo do mesmo voltar a ocasionar o problema.

  • Mauricio Silva
    2015-03-03T16:38:39  

    esse ai eu não sei, mas o meu xperia Z3 compact ja fiz o teste e é prova dagua

    recentes

    populares

    • Mauricio Silva
      2015-03-03T16:38:39  

      Mauricio Silva - me refiro mais especificamente ao M2 Aqua. Acredito que alguns não apresentem problemas e sejam realmente a prova d'água. Porém muitos aparelhos ditos a prova d'água da sony estão apresentando problemas, daí minha revolta, não foram feitos testes suficientes para colocarem este produto no mercado. Então virou roleta russa ... Valeu!

  • Gabriel Gross
    2015-03-03T15:59:24

    "Curiosamente, um dos que tivemos em mãos estava com um pequeno problema de encaixe na tampinha para o chip de operadora - não sabemos se o problema é pontual, mas vale a nota." A PRÓPIA MATÉRIA JÁ TÁ ALERTANDO!!! Depois até te trocarem o aparelho vais ficar mais de mês sem telefone ...

  • Luciano Fabretti
    2015-03-03T15:02:44

    Excelentes aparelhos !!