Internet

09/03/2015 10h06 - Atualizado em 10/03/2015 11h37

uTorrent usa seu computador para minerar bitcoins? Entenda a polêmica

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O uTorrent é um dos mais famosos gerenciadores de download do mundo, mas sua era pode estar comprometida. Isso porque, de acordo com um relatório da Trusted Reviews, a sua mais recente atualização (3.4.2), vem integrada com um programa chamado Epic Scale. O programa utiliza o processador do computador em segundo plano para minerar bitcoins - mais especificamente uma variante bitcoin conhecida como Litecoin. E os bitcoins, vão todos para a carteira digital do uTorrent?

Brasil é o quarto no ranking global com mais PCs que comandam botnets

uTorrent pode estar usando seu computador e internet para minerar Bitcoin (Foto: Reprodução/Lifehacker) (Foto: uTorrent pode estar usando seu computador e internet para minerar Bitcoin (Foto: Reprodução/Lifehacker))uTorrent pode estar usando seu computador e internet para minerar Bitcoin (Foto: Reprodução/Lifehacker)

O Epic Scale age quando o seu computador está inativo, formando uma rede global de processamento para solucionar problemas matemáticos complexos, como quebrar códigos encriptados. Para isso, ele cria um supercomputador usando milhões de computadores pessoais espalhados por todo o mundo. Pode ser usado tanto para resolver problemas de biologia molecular, encontrar inteligência extraterrena ou, nesse caso, para minerar Bitcoins.

O grande problema é que muitos usuários do uTorrent, não sabiam que seus computadores estavam sendo utilizados para a mina de moedas digitais. Alguns, só descobriram que havia um programa funcionando em segundo plano em sua máquina, depois de perceber um aumento significativo na carga do processador.

O que é mineração de bitcoin?

Os bitcoins são moedas virtuais de troca que, não são emitidas, mas obtidas através da "mineração". Assim como o ouro, o bitcoin garante a sua alta cotação através de dois fatores: a escassez e a dificuldade de extração. Para minerar o bitcoin, portanto, é necessário um computador poderoso com o software adequado, além do apoio de diversas outras máquinas - o que é muito caro e trabalhoso. 

Por isso, empresas utilizam a capacidade de processamento de computadores pessoais de usuários ao redor do mundo para conseguir "força" suficiente, para minerar essas moedas virtuais. Diferentemente do que ocorre na mineração de ouro, entretanto, a mineração de Bitcoin provê uma recompensa em troca dos serviços essenciais para operar uma rede segura de pagamentos.

Para entender melhor o processo, dê uma olhada no artigo do colunista do TechTudo B. Piropo, que explica os pormenores dessa prática.

O que isso faz com seu PC?

Normalmente, para minerar bitcoins é necessário um computador específico, com grande capacidade de processamento. Ou seja, quando realizada em segundo plano no seu PC, a mineração de bitcoins deixará sua máquina mais pesada. Como consequência, seu computador estará incapacitado de executar muitos programas ao mesmo tempo e travará com mais frequência. 

Por que é ruim?

A utilização de máquinas "sequestradas" para minerar bitcoin é uma invasão e portanto, além de atrapalhar os usuários, faz uso não autorizado de seus computadores. Essa prática não é diferente de qualquer ação que a maioria dos malwares faz e, por isso, não deve de forma alguma ser aceita pelos usuários.

Está nos termos de uso?

Infelizmente, a instalação do programa está sendo feita de acordo com os seus termos de uso. Se você aceita os termos de uso, aceita o uso do seu computador para mineração. Em uma declaração ao The Verge, a empresa por trás do uTorrent confirmou que o programa está realmente sendo instalado, mas contesta o fato de que isso esteja acontecendo sem o consentimento do usuário.

"Revisamos a questão e podemos confirmar que não há instalação silenciosa acontecendo .... Muito provavelmente esses usuários aceitaram a oferta durante a instalação", escreveu um representante da empresa. "Como muitas empresas de software, temos parceiros que oferecem aplicativos durante o processo de instalação, mas eles são sempre opcionais", explicou. 

Na mesma nota, a Epic Scale, alega que a mineração visa beneficiar instituições de caridade, para onde vão 100% do seu lucro. Para minimizar a polêmica, em um tópico do fórum, uTorrent recomendou aos usuários que estiverem insatisfeitos, que desinstalem o programa Epic Scale e removam a pasta associada a ele.

Via The Verge


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renan Leão
    2015-03-09T10:31:23  

    O importante é baixar os filmes!!

    recentes

    populares

    • Renan Leão
      2015-03-09T10:31:23  

      Álef Giovane Se eu falei isso é pq eu ainda baixo, ou vc é incapaz de decifrar uma frase???

  • Douglas Cavalcante
    2015-03-19T01:23:15  

    Descobri isso ai por acaso ainda há pouco. Estava tentando entender o gerenciador de tarefas do windows 8 e fui verificar o "tempo de CPU" e notei que essa jossa que eu "nao instalei" tinha consumido 11h do meu CPU. Sacanagemmm!!!!

    recentes

    populares

    • Douglas Cavalcante
      2015-03-19T01:23:15  

      isso que da clicar em next sem ler as coisas, ai instala baidu, psafe, hao123

    recentes

    populares

    • Douglas Cavalcante
      2015-03-19T01:23:15  

      Isso ocorre quando vc ta com pressa pra baixar pirataria da internet pelo Utorrent. kkkkkkk