Celular

12/03/2015 06h50 - Atualizado em 12/03/2015 06h50

Vale a pena atualizar o Galaxy S5 para Android 5.0 Lollipop?

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Galaxy S5, smart top da Samsung, recebeu a atualização para o Android Lollipop recentemente nos dispositivos de usuários brasileiros. Dentre as principais mudanças estão a interface em Material Design e a promessa de um sistema mais eficaz. Mas será que vale a pena atualizar o Galaxy S5 para o novo Android? Confira a análise do TechTudo.

Vale a pena comprar o Galaxy S5 ou é melhor investir no Galaxy S6?

Vale a pena atualizar o Galaxy S5 para Android 5.0 Lollipop? Confira (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Vale a pena atualizar o Galaxy S5 para Android 5.0 Lollipop? Confira (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Interface

O Android 5.0 Lollipop chama a atenção pelo seu visual colorido, repleto de janelas no estilo “flutuante” e animações renovadas. Para acompanhar a mudança, muitos aplicativos para Android também foram otimizados com a nova interface. E isso facilita bastante no dia a dia, tanto visualmente quanto na usabilidade.

Para começar, logo após a atualização, muitas coisas foram trocadas de lugar, ganharam novas janelas ou funcionalidades diferentes. O compartilhamento de uma imagem, por exemplo, ganhou uma aba que surge na parte inferior da tela, e que pode ser expandida arrastando para cima. Além disso, o menu de configurações ganhou ícones redondos e coloridos. A interface ficou mais dinâmica, principalmente por causa das cores vivas, animações e interações com a plataforma.

Interface Android 5.0 Lollipop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Interface Android 5.0 Lollipop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Logo no final do processo da atualização, o sistema otimiza os apps pendentes, principalmente os dos serviços do Google, como Gmail, Agenda, Tradutor, Google Maps, dentre outros. Muitos outros seguiram essa interface de Material Design, o que pode oferecer uma experiência mais proveitosa visualmente. No Samsung, que já apresenta seu TouchWiz colorido, o Material Design parece ter cores ainda mais vivas com seus ícones redondos. Então, essa parte visual depende muito do gosto de cada usuário.

Quem sempre usou iOS vai estranhar Android? Veja no Fórum TechTudo.

Desempenho

O Galaxy S5 vem de fábrica equipado com o Android 4.4.2 (Kit Kat), que na época de seu lançamento, início de 2014, era o mais atual. Portanto, o aparelho foi testado para acompanhar esse sistema. Por outro lado, o novo Galaxy S6 j;a foi construído pensando no Android 5.0. E essa mudança faz bastante diferença, principalmente na resposta do desempenho do smart.

Interface do Android 5.0 Lollipop no menu de configurações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Interface do Android 5.0 Lollipop no menu de configurações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

 Depois da atualização é percebida uma leve demora na execução de ações, como abrir aplicativos, por exemplo, ou até mesmo comandos de compartilhamento, envio, etc. Isso acontece também em apps nativos, o que pode incomodar muitos usuários. A velocidade de passar telas no touchscreen permanece boa. Uma das alternativas para deixar a execução mais leve é desligar animações no sistema. Além disso, é sempre interessante fechar os apps em segundo plano e fazer uma otimização de limpeza, para impulsionar o funcionamento da memória RAM.

Apesar do Galaxy S5 ter sido lançado no ano passado, o seu hardware tem boas configurações, capaz de aguentar a atualização para o Android 5.0 Lollipop, com seu processador quad-core de 2,5 GHz e memoria RAM de 2 GB.

Prós e contras

Como todas as atualizações, essa também tem seus prós e contras. Para começar, atualizar o sistema é sempre importante para manter atualizado o sistema de segurança, e impedir que seu aparelho fique vulnerável a possível falhas ou erros já corrigidos no update. Portanto, além do visual da interface, manter o celular atualizado é importante para deixar seus dados de acesso, e até financeiros, mais seguros. Tudo isso aliado com um bom antivírus, é claro.

Android 5.0 Lollipop no Galaxy S5 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Android 5.0 Lollipop no Galaxy S5 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Apesar da lentidão encontrada após a atualização, é possível contornar o problema, limpando a memória, liberando mais espaço interno de armazenamento ou até mesmo reiniciando o seu Galaxy. Portanto, para aproveitar a nova interface Material Design e ainda manter seu aparelho mais seguro, vale a pena migrar para o Android 5.0 Lollipop, que já está liberado para update de usuários brasileiros do Galaxy S5.

E pode ficar tranquilo que após a atualização não há perda de dados de acesso, fotos e demais armazenados no seu smart. Só lembre de manter a bateria com mais de 70% de carga antes de começar o processo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wesley Araujo
    2015-03-12T17:57:39  

    Lentidão pra rodar o 5.0? Enquanto isso os Moto G estão rodando ele liso... Só continua comprando essas porcarias quem é trouxa, tem muitas opções boas no mercado e que não custam tanto. Dose é ver os Galaxistas dizendo que seus aparelhos são os melhores... Enquanto isso os iPhones lançados em 2011 estão rodando a última versão do iOS sem grandes problemas, e o S5 está penando pra rodar 1 versão acima... Até o Moto E roda o Lolipop sem problemas...

    recentes

    populares

    • Wesley Araujo
      2015-03-12T17:57:39  

      Joao Nogueira: eu tenho um iPhone 4S e está rodando o iOS 8,3 sem grandes problemas, na verdade o único problema é a Bateria que agora não aguenta tanto quanto de início, mas depois de 3 anos de uso constante não poderia querer muito dela, de resto vai muito bem...

    recentes

    populares

    • Wesley Araujo
      2015-03-12T17:57:39  

      s6 >>>> sua vida

  • Matheus Alves
    2015-03-12T09:13:27  

    Ficou show no meu s5 duos.

    recentes

    populares

    • Matheus Alves
      2015-03-12T09:13:27  

      Só esta atualizando os celulares sem vinculo com operadoras, o seu com certeza tem vinculo, por isso não atualizou ainda, vai ter que esperar.

    recentes

    populares

    • Matheus Alves
      2015-03-12T09:13:27  

      Matheus Alves, o meu S5 duos, nao tem vinculo com operadoras e ainda nao atualizou. O seu foi automatico, ou vc baixou em algum lugar, se baixou me passa onde por favor. Abç

  • Paulo Sueli
    2015-04-01T14:27:04

    Meu S4 atualizou ontem para o Androide 5.0 e estou adorando. Parece que ganhei um celular novo.

  • Fabiotelnet
    2015-04-09T22:05:47  

    É o seguinte! ja usei essa atualização desde que saiu para o Pais Trindade e Tobago, em fim notei duas coisas uma, bateria acaba rápido mesmo fazendo reset na cache etc... e o pior que isso foi a câmera demora focar e tirar fotos horríveis,tive a esperança de quando fosse sair para o Brasil ZTO iria melhorar mais ficou a mesma porcaria, voltei pra versão antiga e sinceramente não quero uma touchwiz bonitinha e sim estável aos que defendem a 5.0 compara com suas antigas e terão a tristeza de admitir que a samsung errou feio nessa ai

    recentes

    populares

    • Fabiotelnet
      2015-04-09T22:05:47  

      Concordo com tudo que disse. Acrescento que alguns apps do aparelho, principalmente facebook, fecham do nada, os contatos indicam msg de que fechou por causa de erro, o S Health não funciona, senti o celular rápido no começo, mas depois de um tempo usando normalmente, sem instalar nada, o celular está um pouco mais lento, ao ponto de me incomodar. A memoria ram tem somente uns 300 mega livre, mesmo fechando apps para liberar espaço. Instalei um app pra otimizar a memoria selecionar apps de inicialização, mas francamente, sinto-me fazendo gambiarra em um aparelho que se diz top.

  • Marcello Queiróz
    2015-04-10T17:02:33

    Estou ate hoje esperando a atualização no S5 e nada.

  • Luid Veinhens
    2015-03-19T19:53:49  

    AAAA esqueci de falar, então compra uma maça kkkkkkkkkkkkk karroça

    recentes

    populares

    • Luid Veinhens
      2015-03-19T19:53:49  

      cara sempre defendi Touchwiz mas francamente ficou muito pesado,vc tem toda razão

  • Luid Veinhens
    2015-03-19T19:52:49

    Lentidão?????? só se for num S5 bichado, virou um canhão.......50% mais rápido que o Kitkat, inclusive entre apps, testaram mal e publicaram pior ainda

  • Ronathan Sales
    2015-03-18T13:30:41

    Fazer essa se vale apena atualizar pra um usuário Samsung é o mesmo que perguntar se criança quer doce (Lollipop) ;)

  • Diego Nascimento
    2015-03-12T16:01:54  

    Tenho um S5 e não aparece atualização disponível, tem outra maneira de atualizar???

    recentes

    populares

    • Diego Nascimento
      2015-03-12T16:01:54  

      acabei de ler acima que só estão atualizando os celulares sem vínculos com operadoras.

  • Assur Neto
    2015-03-12T14:49:57  

    Tenho um S5 mas qdo peço pra atualizar ele diz que não ha novas atualizações. Nem pelo Kies

    recentes

    populares

    • Assur Neto
      2015-03-12T14:49:57  

      Acontece o mesmo comigo, tem outra maneira de atualizar sera???