Internet

29/03/2015 08h30 - Atualizado em 29/03/2015 08h30

WhatsApp ou Skype? Compare o desempenho das versões web

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Skype e o WhatsApp oferecem versões web gratuitas, cada uma com funcionalidades diferentes. Nesse caso, o usuário só precisa acessar o site pelo navegador do computador para se conectar e conversar, sem precisar baixar o programa na íntegra. Para ajudar a entender um pouco mais das vantagens dos mensageiros da Microsoft e do Facebook, confira este comparativo com mais detalhes.

Badoo ou Tinder? Veja qual a melhor rede social para namorar online

WhatsApp ou Skype? Qual o melhor mensageiro na Web? (Foto: Arte/ TechTudo)WhatsApp ou Skype? Qual o melhor mensageiro na Web? (Foto: Arte/ TechTudo)

Interface: Skype (permite adicionar amigos)

O WhatsApp apresenta uma interface em tela cheia com um visual muito parecido com a versão para celular, porém estendido. Do lado esquerdo, são mostrados os contatos que são espelhados automaticamente na visualização web. Ele oferece uma ferramenta de busca para procurar pelo seu amigo na lista de forma mais rápida, mas não permite adicionar novos contatos pelo navegador.

WhatsApp web tem interface fácil de usar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)WhatsApp web tem interface fácil de usar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Na parte central está a área para o envio de mensagens, gravação de áudio, emoticons, envio de fotos e mais: é aonde fica a janela de chat com seu contato. O WhatsApp no PC apresenta uma interface mais completa a do que o Skype, e isso pode ser justificado por possuir uma versão finalizada para o usuário, enquanto o Skype disponibiliza uma opção de testes Beta, com acesso limitado.

Interface do Skype web com contatos na lateral (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Interface do Skype web com contatos na lateral (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O mensageiro da Microsoft também oferece um visual com as mesmas cores e identidade visual da versão tradicional. Ele permite buscar e visualizar contatos da lateral esquerda da tela, e oferece a opção de adicionar novos amigos diretamente pelo navegador. Há botões para fazer ligações de áudio e vídeo, além de permitir o envio de mensagens em texto e emoticons divertidos.

Disponibilidade: Empate (WhatsApp está em vários navegadores; Skype dispensa celular)

Nesse ponto está um grande destaque para o WhatsApp Web: ele pode ser acessado por usuários brasileiros por meio de smartphones Android, Windows Phone, BlackBerry, Nokia S40 e S60. Já os navegadores também são múltiplos, com acesso pelo Google Chrome, Mozilla Firefox, Baidu Browser e Opera. Já os usuários do iPhone, com sistema iOS, ainda estão de fora e não podem usá-lo.

WhatsApp pode ser acessado pelo navegador mas precisa do celular para funcionar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)WhatsApp pode ser acessado pelo navegador mas precisa do celular para funcionar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Já o Skype Web não precisa de celular para funcionar, mas a grande desvantagem é que não pode ser utilizado por brasileiros de forma simples. Isso porque é necessário alterar a localização do computador para o Reino Unido por meio de um serviço de VPN como o Hola para ter acesso à plataforma.

Os navegadores suportados pelo chat são Internet Explorer 10 ou superior e as versões mais recentes do Google Chrome e Firefox. No Mac OS ele está disponível para Safari 6 ou superior. O acesso pode ser feito também diretamente com o perfil do Facebook. O Skype está liberando mais convites para um número maior de usuários testarem os serviços web, saiba como funciona.

Skype web só precisa do seu login e senha (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Skype web só precisa do seu login e senha (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ferramenta: Skype (mesmo beta, conserva funções do programa tradicional)

Se por um lado o WhatsApp pode ser conectado de forma mais simples, sem adicionar senha ou cadastro, por outro ele depende do celular para funcionar na versão web. Isso porque ele faz apenas um pareamento, espelhando o mensageiro em versão web no navegador.

Ou seja, se a bateria do seu celular acabar ou estiver sem Internet, o acesso pelo computador será interrompido. Já o Skype não mantém vínculo com nenhum aparelho, funcionando de forma independente com suas ferramentas. Então, o usuário só precisa fazer o login e começar a usar.

WhatsApp permite enviar fotos pela versão web (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)WhatsApp permite enviar fotos pela versão web (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O Skype permite fazer ligações em vídeo e áudio pelo computador, e o contato pode atender em qualquer outra plataforma, seja desktop, web ou dispositivos móveis. A usabilidade é simples e bem parecida com a versão “instalável”, com a vantagem de não ter que baixar um programa no computador, podendo ser acessado de qualquer máquina com os navegadores compatíveis.

Para usar ele precisa de um plugin instalado, logo após o login, enquanto para o WhatsApp basta um pareamento entre o celular, por meio de um QR Code.

Skype web permite fazer chamada de vídeo e áudio, além de mandar mensagens (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Skype web permite fazer chamada de vídeo e áudio, além de mandar mensagens (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para completar, o Skype permite buscar novos contatos dentre os usuários do serviço, adicionar amigos na sua lista, alterar sua foto de perfil, alterar o status de como disponível ou offline e montar conversas em grupo.

Ele também inclui o “Echo / Sound Test Service” para fazer testes de áudio e vídeo na sua conta, e ver se será tudo certo.

Acessando o menu do usuário (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acessando o menu do usuário (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Já o WhatsApp também vem com laguns funções, sendo possível gravar mensagens em áudio e vídeo para enviar para os seus amigos, emoticons, mensagens de texto, anexar imagens do seu PC, além de permitir ver as informações de cada contato e baixar as mídias para o computador de forma simplificada. Trocar a foto de perfil só funciona pelo celular, assim como adicionar novos contatos.

WhatsApp permite enviar mensagens de texto, emoticon, áudios e vídeos gravados (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)WhatsApp permite enviar mensagens de texto, emoticon, áudios e vídeos gravados (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Desempenho: WhatsApp (mensageiro flui com mais leveza)

O que chama mais a atenção para o WhatsApp é seu funcionamento eficiente pelo navegador, e mesmo dependente do celular para fazer o envio das mensagens a sua utilização é bem prática no dia a dia.

Com isso, o desempenho não decepciona, enviando mensagens e recebendo de forma rápida quando conectado com uma Internet Wi-Fi, por exemplo. Nos testes ele não apresenta nenhum bug ou necessita de instalações externas para funcionar: basta dar as permissões necessárias de acesso pelo navegador e pronto.

WhatsApp tem um funcionamento pleno e sem bugs (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)WhatsApp tem um funcionamento pleno e sem bugs (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Já o Skype ainda está em sua versão beta de testes e isso dificulta muitas ações no uso diário. Isso porque o programa, para começar, precisa de instalação de um plugin externo. Depois ele apresenta diversos travamentos e erros durante o uso, tanto na ligação quanto na apresentação da própria interface.

Plugin necessário para usar o Skype Web (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Plugin necessário para usar o Skype Web (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Sobre as chamadas de vídeo e áudio, o Skype web leva mais tempo para concluir ações, começar a chamar, responder aos cliques e mais, sendo necessário tentar algumas vezes completar uma ligação, por exemplo. No entanto, o recurso pode ser aberto em duas ou mais janelas ao mesmo tempo, enquanto o WhatsApp só permite a reprodução simultânea em uma.

Skype web ainda apresenta alguns travamentos e ações lentas na verão beta (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Skype web ainda apresenta alguns travamentos e ações lentas na verão beta (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Conclusão: Skype (Com ressalvas)

Apesar dos dois serviços serem populares pelo título de “mensageiros”, eles apresentam funcionalidades um tanto diferentes: o WhatsApp é mais voltado para a conversa em texto, no estilo chat, troca de mensagens, emoticons engraçados, além de áudios e vídeos gravados.

Já o Skype web também oferece troca de mensagem de texto e emoticons, mas seu destaque é a chamada em tempo real por áudio e vídeo, como se fosse uma ligação telefônica, só que consumindo dados de Internet.

Ambos serviços tem potencial de melhorar suas funcionalidades: o WhatsApp com a independência do celular e o Skype com a liberação para os brasileiros e correção de bugs. Porém, assim que o Skype for liberado e sair da fase beta, é provável que ele se mostre melhor em vários quesitos.

Como gravar vídeos do Skype no computador? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares