Sistemas Operacionais

17/03/2015 15h30 - Atualizado em 17/03/2015 15h41

Windows Hello: Microsoft vai adotar biometria facial em lugar de senhas

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

A Microsoft acaba de lançar o Windows Hello que no lugar das senhas tradicionais, vai usar reconhecimento por biometria. No anúncio feito nesta terça-feira (17), a fabricante justifica que a função tem como objetivo deixar o acesso mais pessoal e seguro. Hoje, as senhas alfanuméricas podem ser descobertas por terceiros enquanto a leitura facial, por digitais ou íris ocular são mais complexas.

Windows 10 irá usar menos espaço de armazenamento no PC e no celular

Windows Hello oferece compatibilidade com biometria facial, de íris e digital (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows Hello oferece compatibilidade com biometria facial, de íris e digital (Foto: Divulgação/Microsoft)

É possível migrar do Windows 7 para o Windows 10 Technical Preview? Comente no Fórum do TechTudo

Para os usuários que ficam preocupados com a descoberta de suas senhas pessoais para acessos no computador, a função Windows Hello funciona de forma mais completa.

A ideia é se distanciar do que pode ser hackeado facilmente, como os códigos de acesso com números, letras e caracteres. A função integrada à plataforma Windows 10, apresentada pela Microsoft ano passado, utiliza recursos de biometria para fazer o reconhecimento do usuário. Dessa forma, os dispositivos que vem integrados com leitor de digitais, por exemplo, terão compatibilidade com o Windows Hello.

Reconhecimento facial

Já o scan da íris ocular ou reconhecimento facial, precisará de um equipamento mais avançado, com um hardware especial de infravermelho para fazer a análise em diferentes ambientes, com condições de luz diversas. A função não será tão simples quanto o reconhecimento facial implementado em alguns modelos de smartphones por exemplo, que tem o funcionamento anulado em ambientes escuros.

O Windows Hello deve servir como mais um aliado para oferecer mais segurança para o usuário no seu acesso diário, de forma simples. Porém, a iniciativa da Microsoft depende dos aparatos de hardware dos dispositivos dos usuários, como os sensores de biometria. Já o suporte de compatibilidade com os leitores fica por conta do Windows Hello.

Dessa forma, ainda deve levar um tempo para o desenvolvimento de dispositivos mais completos, que tenham as três leituras de biometria, por exemplo. Além disso, uma das vantagens para alguns usuários é que não será mais necessário ficar decorando dezenas de senhas em serviços, para quem preferir adotar o recurso implementado no Windows 10.

Via Microsoft

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Geraldo Gomes
    2015-03-17T18:39:05  

    Ai é só fazer um busto da pessoa numa impressora 3D e o sistema já esta destravado.

    recentes

    populares

    • Geraldo Gomes
      2015-03-17T18:39:05  

      Maneiro isso, mas meu tablet da samsung velhinho já faz isso!

    recentes

    populares

    • Geraldo Gomes
      2015-03-17T18:39:05  

      qual é o hardware especial de infravermelho ?qual é a câmera compatível com windows hello ? pode ser um wabcam comum?