Internet

01/04/2015 09h22 - Atualizado em 01/04/2015 19h30

1º de abril 2015: mentiras, produtos falsos e pegadinhas do mundo tech

Paulo Figueiredo
por
Para o TechTudo

Prepare-se, o Dia da Mentira chegou! E como já é tradição, as principais empresas de tecnologia colocaram no ar vários produtos falsos e bizarros, pegadinhas e brincadeiras divertidas na Internet. O Google saiu na frente com várias "mentirinhas", incluindo o Pac-Man do Google Maps e uma pelúcia. Confira as principais novidades, compartilhe com os amigos e, claro, cuidado para não para não cair em nenhuma delas!  

Só jogos! Pegadinhas do mundo dos games no Dia da Mentira

Pac-Man no Google Maps

O Google Maps, que no ano passado convidou os visitantes a caçarem pokémons, desta vez transformou bairros e cidades inteiras em um gigante jogo de Pac-Man. É muito fácil começar: entre no site e clique no botão do jogo inserido na parte inferior da tela. É possível que sua vizinhança vire um labirinto ideal, refrescando a memória que temos do clássico jogo de fliperama dos anos 80.


Já na versão móvel, chegar a jogar é um pouco mais complicado: você precisará achar um dos locais no mapa onde o Pac-Man está disponível para, assim, ativar o botão. No navegador, algumas regiões também não estão disponíveis por falta de vias para o Pac-Man e seus fantasmas se moverem, mas o botão “Estou com sorte” te levará aleatoriamente para um local melhor e com mais espaço. No Google Maps, o time da plataforma dá 15 pistas de lugares famosos onde o game está disponível.

Não é a primeira vez que o Google utiliza o jogo para divertir os usuários: no trigésimo aniversário do game, em 2010, o site de buscas contava com um doodle interativo no lugar da tradicional logo.

Galaxy BLADE edge: Chef’s Edition

A Samsung apostou no inusitado e lançou, para o 1° de Abril, o mais novo smartphone da linha Edge: Um celular com funções de… Faca (!). Com uma borda laminada e inteligente, o mais novo e falso smartphone da sul-coreana chegou em uma versão "Chef’s Edition" e possui uma série de dispositivos e algoritmos capazes de fazer os usuários cortarem alimentos 50 vezes mais rápido do que o normal na cozinha. 

A Samsung investiu no inusitado para o Primeiro de Abril e "lançou" celular que, também, é faca (Foto: Reprodução/Samsung)A Samsung investiu no inusitado para o Primeiro de Abril e "lançou" celular que, também, é faca (Foto: Reprodução/Samsung)

Bom lembrar, ele também tem um mecanismo de retração da lâmina para evitar cortes acidentais no dedo e promete substituir, em um só aparelho, qualquer conjunto de facas daqui para a frente.

Chrome Selfie

O navegador móvel do Google Chrome ganhou um novo botão para o dia da mentira: o “Share a Reaction”, ou “Compartilhe uma Reação”. Agora, em vez de simplesmente mandar links para seus amigos com uma página ou notícia interessante, você também poderá compartilhar uma reação. Várias pessoas já estão fazendo piada com isso na Internet, usando a hashtag #ChromeSelfie.

Para compartilhar sua selfie, clique no novo botão do menu de configurações do Chrome para celulares (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)Para compartilhar selfies, clique no botão nas configurações do Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)

Língua de Sogra Smart

O Google do Japão resolveu brincar com aquelas pessoas que ditam o que o smartphone deve escrever e criou um interpretador de texto para ser acoplado em língua de sogra (?), para interpretar o que os usuários querem dizer quando a assopram. Ótimo para que a tecnologia dê asas à imaginação durante a falta de inspiração ou tempo ocioso, mas bem esquisito.


Google Panda

O Google Japão também apostou em um suposto novo produto que é uma fofura: um ursinho panda que responde perguntas. Chris Yerga, um dos reais diretores de tecnologia do Google, foi quem apresentou a novidade no mesmo formato dos demais lançamentos da empresa: em uma conferência! 


Com vídeos de demonstração ao fundo, depoimentos de outros funcionários da empresa e todo aquele ar de inovação tecnológica no keynote, deu até vontade de comprar um Google Panda. Está disponível em dois tamanhos de fofura e hardware: Panda 5 e Panda 6. Quem não gosta de uma boa indireta?

SmartBox Gmail

Para promover o Inbox, o Gmail criou uma grande mentira: uma caixa de correios inteligente. Para que você sinta o prazer de receber cartas em casa com mais conforto, o “computador de jardim” faz de tudo: adapta-se a temperatura, dá choques anti-spam no carteiro e avisa quando novas correspondências chegarem diretamente no smartphone do dono. Mas, nem tudo é mentira. 


Todas as pessoas que mandarem um e-mail para inbox@google.com irão receber um convite exclusivo para acessar a ferramenta Inbox, que é real e torna mais fácil a organização de e-mails.  

Google invertido

A página oficial do Google acordou invertida! A logo, os botões de pesquisa e “Estou com sorte” estão escritos como veríamos em um espelho. Para acessar a brincadeira basta digitar o endereço do buscador ao contrário: com.google. No Twitter, a companhia convidou os usuários a refletir e ver o mundo sob uma nova perspectiva. Sua avó vai ter dificuldades para usar a Internet hoje, seja solidário!  

Com botões invertidos, a página do Google confunde os usuários no Dia da Mentira (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)Com botões invertidos, a página do Google confunde os usuários no 1º de abril (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)



Viagem no Tempo

A famosa plataforma de aluguéis de hospedagem "mitou" nesse 1° de abril. No dia da mentira, o Airbnb apresenta duas novas páginas de pacotes turísticos: uma com opções de estadia na Grécia Antiga (airbnb.com/past/index.html#greece)  e outra na Idade da Pedra (airbnb.com/past/index.html#caves). Em seu blog, a empresa disse que um bug teria sido causado por um estagiário há 6 anos, que agora exerce a profissão de “adivinho”, promovendo festas épicas no tempo de Aristóteles.

Com um bug no espaço-tempo, o Airbnb agora teria acomodações disponíveis em outras épocas da humanidade (Foto: Reprodução/ Paulo Figueiredo)Com um bug no espaço-tempo, o Airbnb agora teria acomodações em outras épocas (Foto: Reprodução/AirBNB)


Ao clicar em alguma das opções de hospedagem, o internauta recebe a seguinte mensagem “A página que você está procurando está perdida no tempo e espaço, por favor tente de novo no dia 2 de Abril”.

Amazon Retrô 

A página oficial da Amazon em inglês, uma das maiores lojas virtuais do mundo, foi redesenhada para se parecer como era há 16 anos, em 1999. O conteúdo normal da página, porém, volta a qualquer clique no mouse. O "site falso" é a aposta da Amazon para o Dia da Mentira de 2015. Entretanto, um dia antes, uma novidade real da companhia foi vista como um trote: um botão físico que encomenda produtos de limpeza do site. Nem tudo que é improvável é mentira, fique atento. 

A página inicial da Amazon voltou no tempo: está igual ao antigo site, de 1999 (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)A página inicial da Amazon voltou no tempo: está igual ao antigo site, de 1999 (Foto: Reprodução/Amazon)



Tumblr Executive Suite Productivity Edition 2016

O nome gigante já denuncia a ironia: nesse dia da mentira o Tumblr resolveu trollar propagandas péssimas para produtos que são piores ainda. Para isso, a plataforma que mixa rede social com microblog criou seu próprio comercial para uma suíte de produtividade falsa, que inclui uma calculadora, citações do dia, um boletim de notícias e uma pequena “bolsa de valores”.

Tumblr executive suite (Foto: Reprodução/Tumblr)Suíte de produtividade do Tumblr conta com calculadora, citações do dia e mais (Foto: Reprodução/Tumblr)

A brincadeira também alterou o visual dos botões de postagens da rede social e ganhou uma página (executivesuite2016.tumblr.com), tudo no melhor estilo retrô de ferramentas de blog antigas, muito antigas. O produto do Tumblr também conta com as versões “Founders Edition” e “For Kids”. 

Uber Car Shop


Seguindo o modelo de propagandas com produtos de gosto duvidoso, o app Uber fez um catálogo (blog.uber.com/CarShop) de vendas com produtos que poderiam ser requisitados durante as caronas promovidas pelo aplicativo. Assim que entrasse no carro do motorista em questão, o usuário poderia comprar os produtos disponibilizados como um carregador de celular que se conecta ao seu aparelho de dente, um cinto de segurança “chique” ou até uma câmera de selfie para ombros. 

Internet lenta para relaxar


O projeto do Google para instalar redes de fibras óticas em grandes cidades, o Google Fiber, também entrou na brincadeira. Como o seu propósito é instalar Internet rápida, o serviço resolveu lançar o “Dial-Up Mode” nesse dia da mentira. A opção diminui em até 376 vezes a velocidade de acesso para que o usuário tenha mais tempo para aproveitar as pequenas coisas da vida. A brincadeira também conta com o som de conexão da Internet discada para estimular a meditação em tempos de stress. 

Agri Birds


Agri Birds foi anunciado ontem como uma nova versão da famosa franquia Angry Birds, mas não passa de uma pegadinha. O novo jogo acontece em uma fazenda e reúne vários clichês dos mais variados gêneros de game: violência e matança aliada a músicas de rock; roupas personalizáveis, assim como em The Sims; elementos de RPG, como diálogos e muito romance. Além disso, há um grande vilão que pretende transformar a fazenda em um campo de golfe. Seria promissor, se fosse real.

PlayStation Flow

Ao brincar com as possibilidades de detecção de movimento características de seus principais concorrentes, o PlayStation teve uma grande sacada para este 1° de abril: anunciar o PlayStation Flow. 


O produto é um kit de equipamentos para imergir o jogador na realidade virtual de seus jogos preferidos. O principal gadget, um óculos com quatro sensores de movimento para cada membro do corpo, seria usado para games onde o personagem passa por ambientes aquáticos. Com ele é possível que o jogador brinque na banheira de sua casa ou mesmo em uma piscina de bolinhas. Impagável!

"A" Força

A Organização Européia de Pesquisas Nucleares (CERN), que construiu o famoso acelerador de partículas para simular o efeito Big Bang, anunciou hoje ter descoberto a existência de "A" Força. Mas, o que seria isso? "A" Força é um poder metafísico e onipresente em Star Wars, que rege todo o universo e os personagens da saga. Simples assim.

force (Foto: Divulgação/CERN)O físico da CERN, Valerio Rossetti, esquenta seu café com o uso da "A Força" (Foto: Divulgação/CERN)


Segundo os cientistas do CERN, A Força foi descoberta durante as pesquisas de colisão de partículas, e seria tão importante quanto a gravidade no mundo. É ela que dá poder aos físicos que estudam partículas sub-atômicas. Entretanto, tudo isso não passava de uma pegadinha e, claro, uma óbvia homenagem à história de Guerra nas Estrelas.

Selfie Endoscópica

A Firebox.com, loja virtual de equipamentos eletrônicos, resolveu ir mais "a fundo" nos equipamentos voltados a fazer selfie, como paus de selfie. Assim, surgiu o produto fake "Inner Selfie Stick" (firebox.com/product/7078/Inner-Selfie-Stick), que permite aos compradores tirarem fotos do interior de seu corpo através de um cabo flexível que se insere no organismo a partir de um orifício, como a boca. O equipamento foi inspirado nos exames de endoscopia, que identifica doenças como gastrite.

Produto para fazer selfies internas está sendo falsamente vendido na Firebox.com (Foto: Reprodução/Firebox)Produto para fazer selfies internas está sendo falsamente vendido na Firebox.com (Foto: Reprodução/Firebox)

MS-DOS Mobile

Mais do que uma simples pegadinha, a Microsoft realmente lançou um app para Windows Phone (windowsphone.com/pt-br/store/app) que simula o primeiro sistema operacional da empresa, sucedido pela linha Windows. Apesar de nostálgico, o truque não é dos mais populares para um dia da mentira.

Como os comandos do app deverão ser digitados, assim como acontecia antigamente, uma dica importante é escrever HELP, para descobrir todos os comandos da plataforma. Vale a pena também experimente a função camera.exe, onde é possível tirar selfies com resoluções sofríveis. 

O Sapato-Selfie

A Miz Mooz, uma fabricante de sandálias para mulheres também entrou nas brincadeiras tech e anunciou um produto bem engraçado: o sapato que faz selfies, ou "Self Shoes". Ele possui uma abertura no bico para encaixar o celular e um botão interno para dar o clique da foto com o dedão do pé. Depois, é só botar a perna pra cima (cuidado com câimbras) e tirar uma selfie "bem original". 


Mais mentiras serão atualizadas aqui ao longo do dia, fique de olho!

Cute Cloud 

Sabendo da atração por coisas fofas na Internet, o Bing resolveu premiar as pessoas com um banco de buscas personalizado baseado em filhotes como gatinhos, cachorros, coelhos, patinhos e até comidas com carinhas de animais. Segundo o vice-presidente corporativo do Bing, Derrick Connell, a rede possui algoritmos para vasculhar a web com filtros de proporção de beleza e densidade de afago.

O Cute Cloud é a aposta fofa do Bing para o dia da mentira (Foto: Reprodução/Bing)O Cute Cloud é a aposta fofa do Bing para o dia da mentira (Foto: Reprodução/Bing)

Apesar da brincadeira, o Bing incluiu na página do Cute Cloud (bing.com/explore/) uma pesquisa pré-definida para pessoas procurarem instituições com animais para adoção. Quem sabe você não tenha um espaço na sua casa para ajudar um animal abandonado?

Palm Search

Pesquisa por telepatia é a sacada da Microsoft no dia da mentira para refletir sobre o futuro da tecnologia (Foto: Reprodução/Bing)Pesquisa por telepatia é a sacada da Microsoft no dia da mentira  (Foto: Reprodução/Bing)




Já o time do Bing na Inglaterra criou uma pegadinha com um avanço tecnológico muito desejado: a telepatia. O site (bing.com) propõe que o usuário encoste a palma da mão na tela e literalmente pense sobre o que irá pesquisar. Desenvolvido pelos "cientistas do site", o novo jeito de fazer pesquisa capta sinais elétricos para transmitir até à Internet todos os pensamentos do usuário naquele momento. Impossível cair nessa.

Groupon e os motoristas gatos

App falso Grouber permite chamar táxis dirigidos por gatos (Foto: Reprodução/Groupon) (Foto: App falso Grouber permite chamar táxis dirigidos por gatos (Foto: Reprodução/Groupon))App falso Grouber permite chamar táxis dirigidos por gatos (Foto: Reprodução/Groupon)

Se você sempre quis pegar um táxi dirigido por um motorista gato, a brincadeira do Groupon é perfeita. Os app falso Grouber tem 100% da frota de felinos, cujos carros usam lasers guiados por GPS. Na prática, quando o usuário clica no link é direcionado ao aplicativo real do Groupon para iOS.

Timebook

Timehop publica tuíte anunciando timebook, mas não passa de uma brincadeira (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Timehop publica tuíte anunciando timebook, mas não passa de uma brincadeira (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Timehop publica tuíte anunciando timebook, mas não passa de uma brincadeira (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Dia da mentira também é o momento ideal para dar uma rasteira nas empresas concorrentes. E foi isso que o Timehop fez com o Facebook. Há poucos dias, a maior rede social do planeta anunciou uma opção que se assemelha a principal funcionalidade do Timehop: republicar posts do passado. Hoje, então, o Timehop anunciou a sua nova rede social: o Timebook, o que seria uma cópia vulgar do Facebook. Para alfinetar, a propaganda ainda dizia que não tinham se inspirado em nada no Facebook.

UberDRONE

O aplicativo que transforma carros comuns em "táxis" está dando o que falar no dia da mentira. O lançamento da função UberDRONE é auto-explicativo: os usuários poderão contratar caronas por drone, chegando de forma rápida e cômoda a qualquer lugar. Seria legal fugir do trânsito e relaxar com o transporte nas alturas, mas ainda falta para drones terem a função de helicópteros.

Drones só servem para filmar as coisas de cima, mas no dia da mentira virou meio de transporte para o Uber (Foto: Reprodução/Uber)Drones só servem para filmar as coisas de cima, mas no dia da mentira virou meio de transporte para o Uber (Foto: Reprodução/Uber)

Para enganar as pessoas, o Uber criou uma notícia sobre o botão no app pelo qual as pessoas poderiam chamar um Drone. No blog (blog.uber.com/uber-drone) é possível inclusive espalhar a notícia com um tuíte feito por eles mesmo. 

YouTube

 Longe de ser um dos vídeos mais vistos do YouTube, a música Sandstorm é um fenômeno quando se fala em trilha sonora na plataforma (Foto: Reprodução/ YouTube) Longe de ser um dos vídeos mais vistos do YouTube, a música Sandstorm é um fenômeno quando se fala em trilha sonora na plataforma (Foto: Reprodução/ YouTube)

Para brincar de Dia da Mentira, o YouTube também fez sua jogada. Incompreendido pela maioria das pessoas, um botão chamado "Adicionar Música" foi colocado hoje abaixo de todos os vídeos do site, e insere uma música techno no vídeo visualizado.

De batida fervorosa, esse som vem de uma música chamada Sandstorm, de autoria do DJ finlandês Darude. A explicação é que essa canção começou a ser inserida em vários vídeos de contextos diversos dentro da plataforma desde 2007, oito anos depois do som original e vídeoclipe terem sido lançados. Como muitos vídeos que continham essa música se tornavam virais, o YouTube fez então uma "brincadeira" de 1° de abril para que os usuários pudessem viralizar os seus próprios vídeos.

*Colaborou Raquel Freire

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Moacir Luiz
    2015-04-01T12:48:01  

    Militares jáh

    recentes

    populares

    • Moacir Luiz
      2015-04-01T12:48:01  

      Moacir, você gosta de c ú ?

  • Juan Sampaio
    2015-04-01T16:16:48

    Faltou o Youtube, que colocou o botão "Adicionar música" em todos os vídeos, que coloca alguns segundos de uma música muito conhecida.

  • Kevin Lima
    2015-04-01T15:29:50

    DEFINITIVAMENTE NÃO TEM O QUE INVENTA MDZ...