Câmera

10/04/2015 07h00 - Atualizado em 06/05/2015 08h43

Após anunciar assistência no Brasil, GoPro volta atrás e divulga nova data

Tainah Tavares
por
Da redação

Com o anúncio da GoPro de que a sua assistência técnica finalmente chegou ao Brasil, a satisfação dos seus usuários aumentou muito, certo? Errado. Apesar da recente notícia que o TechTudo deu em primeira mão, parece que na prática o serviço não deu as caras por aqui. “Se eles dizem que chegou, é mentira. Entrei em contato e nada mudou”, se queixa Alessandra Carneiro, que quer consertar sua Hero4 Silver. Quando questionada, a fabricante corrigiu a informação que havia dado e divulgou nova data para a assistência iniciar os trabalhos em terras tupiniquins.

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GoPro Hero 4 Black (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Usuários da GoPro descobriram que serviço técnico ainda não está no ar (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A notícia do tão desejado serviço técnico havia aliviado muitos consumidores que estão com suas câmeras de ação paradas. Até aquele momento (que perdura até agora), para consertar uma GoPro era preciso enviá-la para os EUA, Califórnia, onde fica a sede da empresa. No entanto, segundo relatos, o processo acabava caro, visto o custo do envio para o exterior e a taxação que o eletrônico recebia para voltar. Ou seja, você compra uma câmera (que não é barata) e torce para não precisar de conserto (que também não é barato). Essa situação gerou insatisfação dos consumidores com a fabricante.

A constatação de que o serviço ainda está inativo piorou o caso e a frustração dos consumidores é evidente. “Quando falei com eles depois da notícia, me ofereceram a mesma coisa que anteriormente: uma câmera nova com 40% de desconto se eu enviasse a minha para a Califórnia.  Eles não têm nenhum lugar para consertar no Brasil e não indicam ninguém. Zero assistência da GoPro”, desabafa Alessandra.

Mariana Carvalho contatou a fabricante e se deparou com a mesma situação. “Quando liguei para a central de atendimento deles, informaram que não existe assistência no Brasil. Eu não entendi nada. Por e-mail, me orientaram a enviar a câmera lá para os EUA, mais uma vez”. A Hero 3+ da Mariana parou de funcionar poucos dias depois da aquisição e ainda está na garantia.

O TechTudo procurou a GoPro para esclarecimentos, que admitiu o erro na informação dada por eles anteriormente. Segundo a marca, o serviço realmente não está no ar e o seu processo de efetivação atrasou por questões internas, que já caminham para solução. A boa notícia é uma nova data para o início da operação no Brasil: dia 27 desse mês.

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Enquanto a situação não chega aos finalmentes, os usuários buscam soluções alternativas. “Achei um local no Espírito Santo que conserta, mas não é oficial da marca. De qualquer forma, vou enviar minha câmera pra lá pra ter um orçamento”, conta Alessandra. Se o serviço realmente entrar no ar dia 27 de abril, como prometeu a fabricante, esperar mais um pouco pode ser um bom negócio. Mas, vale ressaltar: se o serviço realmente for iniciado. Com o erro da informação anterior, é natural que os consumidores fiquem com aquele pé atrás com a nova promessa.

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  • Leonardo Caldeira
    2015-04-10T12:00:43

    No Brasil infelizmente tem pouquíssimas eletrônicas que poderia dar assistência a nível de GoPro. Aqui mal se encontra eletrônica competente para amplificadores automotivos.

  • André Rocha
    2015-04-10T10:58:32  

    Em agosto/2014 tive problema com minha GoPro Hero 3+ Black (o Wifi parou de funcionar). Entrei em contato com o fabricante pela internet (em inglês), mandei a nota da compra para eles por e-mail, eles me pediram que enviasse a câmera para os EUA. Daqui de Belém/PA, a encomenda saiu por R$80,00. Mandei, chegou em menos de uma semana por lá. Substituíram por uma nova. Na volta ao Brasil, a alfândega quis taxar, eu prestei esclarecimentos informando que era suporte técnico/garantia e recebi o produto em casa sem pagar nada mais.

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    • André Rocha
      2015-04-10T10:58:32  

      É dever da fabricante já que não tem assistencia tencica no pais ou estado, pagar o frete!

  • Art Neto
    2015-04-10T11:50:26

    Vou tentar abrir uma...

  • Pai Sul
    2015-04-10T11:36:33

    absurdo!

  • Henrique Passos
    2015-04-10T11:05:47

    É incidente o Código de Defesa do Consumidor nestes casos, mesmo a empresa estando em outro país. Onde sua GoPro foi comprada? Em qual site? Quem é o importador? Para enviar o produto aos Estados Unidos a empresa tem fornecido código autorizando a postagem? Se não souberem procurar um juizado especial procurem um advogado, sai mais em conta, podem ter certeza.

  • Lucas Gallo
    2015-04-10T10:55:37

    Minha Gopro apresentou defeito, levei na empresa aonde comprei, levaram para um técnico aqui, porém a camera não tinha como consertar, enviaram para os EUA e me enviaram uma nova...

  • Daniel Aguiar
    2015-04-10T10:39:16

    Eu tive problemas com a minha GoPro Hero4 Silver com pouco menos de 10 dias de uso, entrei em contato com o fabricante e eles me orientaram a mandar a câmera para eles na Califórnia, a minha sorte foi que eu tinha um amigo indo para os EUA no mês seguinte e pedi pra ele enviar para o fabricante para fazer a troca do produto e por incrível que pareça eles me enviaram super rápido e a receita federal não tachou, o envio foi feito pela Fedex e entregue direto na minha casa.