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10/04/2015 12h00 - Atualizado em 10/04/2015 12h00

Conheça o Buffer: plataforma ajuda a otimizar seu tempo nas redes sociais

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Buffer é uma espécie de automatizador de posts das redes sociais. Através dele é possível agendar publicações no Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e App.net, e ainda definir o  horário e frequência das postagens. A ferramenta tem versões web e móvel, além de contar com extensão para Chrome.

Lista traz dicas de como juntar todas as suas redes sociais em um lugar só

Buffer (Foto: Divulgação/Buffer)Saiba como usar o Buffer para agendar postagens em diversas redes sociais (Foto: Divulgação/Buffer)




Como funciona?

Uma vez conectada a conta, o usuário clica na aba “Content” e inclui na fila os posts que deseja compartilhar ao longo da semana. Depois basta ir até “Schedule” e determinar em quais dias e horários os conteúdos serão liberados.

É possível postar de zero a oito vezes ao dia, durante toda a semana ou em dias pré-determinados. Vale lembrar que é necessário dar permissão para que o aplicativo faça postagens nas redes sociais, caso contrário a mensagem irá falhar.

Horário e dias da semana dos posts podem ser configurados previamente (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Horário e dias da semana dos posts podem ser configurados previamente (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Até o momento, é possível conectar o Buffer a páginas, perfis e grupos do Facebook; contas do Twitter; perfis e páginas de empresas do LinkedIn; perfis do App.net; e páginas do Google+.

Poupa tempo

A ferramenta é particularmente útil para empresas, personalidades ou até pessoas comuns que querem ter bastante engajamento com seus contatos. Isso porque ela garante presença ativa em diferentes mídias, sem demandar muito tempo ou esforço do usuário. 

Gerenciadores de páginas de fãs podem, por exemplo, elaborar os posts de toda a semana dentro de poucas horas, em reunião com assessores ou equipe de mídia. Mesmo para perfis individuais, o recurso pode ser usado para programar a melhor hora para a divulgação de trabalhos, por exemplo, com um intervalo pensado para não "floodar" a o feed de notícias dos amigos.

Estatísticas detalhadas

Na guia “Analytics” localizam-se as estatísticas sobre a repercussão de suas postagens. Com a licença gratuita, ficam disponíveis informações básicas, como número de comentários e curtidas no Facebook ou retuítes, favoritos e menções no Twitter.

Ferramenta Analytics mostra estatísticas de engajamento e repercussão (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Ferramenta Analytics mostra estatísticas de engajamento e repercussão (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Para o microblog, o plano free também inclui potencial de alcance de sua publicação, que se baseia na sua quantidade de seguidores e na de quem retuíta seu post, e quantidade de cliques nos links compartilhados. Esta última funcionalidade só fica ativa se você usar um dos encurtadores embutidos: buff.ly, bit.ly ou j.mp.

Informações detalhadas – como posts mais e menos populares, filtro por datas e horário de maior audiência – são liberadas para quem assina o plano Buffer for Business. Há pacotes de pagamento para pequenas, médias e grandes empresas, com valores entre U$ 50 e US$ 250 por mês.

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Dispositivos móveis

O Buffer tem aplicativos para Android e iOS, que dão acesso às mesmas funcionalidades que a versão online. Ele também conta com uma extensão para Chrome, que exibe uma caixa para inserção e agendamento rápidos de conteúdo e um botão na interface das redes sociais. O plugin também funciona como atalho para ir à página do gerenciador de mídia social.

Extensão para Chrome permite editar posts rapidamente (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Extensão para Chrome permite editar posts rapidamente (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
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  • Eduardo borges
    2020-06-19T12:05:59

    Muito caro