Internet

16/04/2015 09h00 - Atualizado em 16/04/2015 18h52

Dez coisas que você precisa saber sobre anúncios no Instagram Brasil

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Atrás apenas dos Estados Unidos em número de usuários, o Brasil não poderia ficar de fora das propagandas do Instagram. Por isso, a rede social começou a introduzir aos poucos, anúncios no feed dos brasileiros. Mas, nem todo mundo está gostando da ideia. O medo é que a rede social se transforme em um mar irritante de publicidade, o que progressivamente aconteceu com o Facebook

Instagram lança novas funções Cor e Fade; saiba como usar em fotos

emoticons-instagram (Foto: emoticons-instagram)Instagram começou a introduzir anúncios no feed aos poucos (Foto: emoticons-instagram)





Por outro lado, o diretor de desenvolvimento de marcas do Instagram para América Latina, Fábricio Proti está muito animado. “O Instagram é um espaço para expressão e criatividade. Estamos muito animados com as campanhas que as agências e as marcas desenvolveram para o Instagram e temos certeza que agregará ao conteúdo de alta qualidade que a nossa comunidade já se dedica tanto em produzir”, disse.

Para tirar todas as possíveis dúvidas, confira a política de publicidade do Instagram para o Brasil.

Quem verá anúncios no Instagram?

Todo mundo verá anúncios eventualmente. Entretanto, nesta primeira etapa, o Instagram exibirá propaganda apenas para pessoas acima de 18 anos. O objetivo da inserção gradual, segundo a equipe de desenvolvimento, é ter tempo para obter feedback e fazer correções na experiência.

Quais propagandas serão mostradas?

Os conteúdos publicitários serão filtrados de acordo com as informações de atividades registradas no Instagram e Facebook, proprietário da rede de fotos. Isso inclui pessoas que o usuário segue, fotos e vídeos que curte, interesses e quaisquer outras informações do tipo.

O que fazer ao ver um anúncio desinteressante?

Para que as propagandas sejam melhor direcionadas, o usuário pode enviar comentários como forma de feedback. A comunicação pode explicitar quais marcas você quer ver, criticar a periodicidade dos anúncios ou abordar qualquer aspecto da propaganda que você ache relevante informar ao Instagram.

É possível ocultar um anúncio?

Além de enviar comentários, o usuário pode ocultar um anúncio que considera desagradável ou invasivo. O procedimento é simples: basta clicar nos três pontinhos na postagem em questão e selecionar “Ocultar”.

Quantas marcas estão anunciarão no Instagram?

Inicialmente, sete agências de publicidade desenvolverão conteúdo para 20 marcas no Brasil. As agências são: Africa, Almap, CuboCC, DM9DDB, F.Biz, JWT e Wieden+Kennedy.

Quais marcas irão estrear os anúncios?

Na primeira semana de publicidade no Instagram, os uruários brasileiros verão campanhas da Avon, CloseUp, Coca-Cola, Mitsubishi, Mondelez, Visa, Vivo e Volkswagen.

Os anunciantes podem usar fotos e vídeos dos usuários?

Não. Direitos de imagem de fotos e vídeos pertencem exclusivamente ao usuário.

Não consigo curtir fotos no Instagram. Como resolver? Comente no Fórum do TechTudo. 

Os anúncios vão incomodar?

Naturalmente, o Instagram afirma que não. A inserção gradual de anúncios na plataforma servirá também para isso, uma vez que haverá um tempo para que a comunidade se acostume.

A rede social também garante que haverá uma curadoria sobre os conteúdos, de forma que apenas material de alta qualidade seja publicado. Além disso, as propagandas serão desenvolvidas especificamente para o Instagram, o que garantiria não ser invasivo, segundo representantes da rede.

É possível saber o que é anúncio?

Todos os conteúdos publicitários serão marcados com o rótulo “Patrocinado” acima da imagem. Assim, o usuário sempre saberá o que é anúncio e o que não é.

Como são os primeiros anúncios?

Estas são algumas das primeiras campanhas publicitárias que estamparão o Instagram brasileiro:

Instagram campanhas publicitárias (Foto: Divulgação/Instagram)Campanhas publicitárias que serão divulgadas no Instagram (Foto: Divulgação/Instagram)

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares