Internet

02/04/2015 06h00 - Atualizado em 02/04/2015 10h15

Google tira do ar 192 extensões para Chrome; são 14 milhões de vítimas

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Google removeu 192 extensões para o navegador Google Chrome que estavam disponíveis na Chrome Web Store, identificados como “Ad injectors” (injetores de anúncios, em inglês). A medida foi tomada após uma pesquisa conduzida em conjunto com a Universidade da Califórnia, nos EUA. Segundo a dona do buscador mais popular do mundo, foram mais de 14 milhões de vítimas no mundo.

Fotos e vídeos do Google+ Photos agora podem ser acessados no Drive

Como saber quantas vezes você visitou um site com o Chrome (Foto: Divulgação/Google Chrome) (Foto: Como saber quantas vezes você visitou um site com o Chrome (Foto: Divulgação/Google Chrome))Google Chrome (Foto: Divulgação/Google Chrome)

Os Ad Injectors são softwares que geralmente acompanham sorrateiramente downloads realizados pelos usuários, e que embutem propaganda no navegador para forçar cliques não-intencionados. Segundo o Google, foram identificadas extensões e outros programas do tipo no Windows e Mac, e nos navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox, além do próprio Google Chrome.

Reclamações de usuários

A remoção das 192 extensões segue uma política estrita com relação a softwares que escondem do usuário o que estão instalando no computador, possivelmente até disfarçados de malwares. Segundo o Google, esse foi o caso de cerca de um terço das extensões bloqueadas, que provocaram cerca de 100 mil reclamações de usuários, mais do que qualquer outra falha no Chrome.

Mais de 5% das pessoas que visitam sites do Google têm pelo menos um Ad Injectors instalado. Neste grupo, metade tem pelo menos dois deles instalados e cerca de um terço tem pelo menos quatro.

Google bloqueia 192 extensões que traziam anúncios indesejados ao Chrome (Foto: Reprodução/Google)Anúncios indesejados do Chrome (Foto: Reprodução/Google)

O objetivo é utilizar a técnica avançada de identificação de Ad Injectors desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia para remover todas as extensões que incorporam anúncios sem o consentimento de quem as instala, ou impedir que futuras atualizações tragam Ad Injectors camuflados no código. Espera-se, portanto, que mais extensões saiam do ar em breve.

Teve seu navegador infectado? Use a Ferramenta de Remoção de Vírus do Google Chrome.

Via Google

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Santos
    2015-04-02T19:55:44

    Ufa ainda bem pq aqui tem uma que apareceu a uns 15 dias ou mais e não saia de jeito nenhum. No inicio eu pensei que fosse um programa que estava se instalando automaticamente, após descobrir que era uma extensao eu exclui mas no outro dia ela ja estava instalada de novo.