Computadores

16/04/2015 06h00 - Atualizado em 16/04/2015 06h00

Internautas criam videogame portátil usando Raspberry Pi; saiba como

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Se você está pensando em comprar um console portátil, mas anda meio sem grana, por que não desenvolver seu próprio dispositivo? Essa foi a solução encontrada pelos usuários do site Instructables. Com um Raspberry Pi, uma série de outros componentes e um pouco de conhecimento técnico eles montaram um videogame retrô para ninguém botar defeito.

Arduino ou Raspberry Pi? Saiba qual micro PC é melhor para seu projeto

Dispositivo consegue emular clássicos do NES e do Atari (Foto: Reprodução/Instructables)Dispositivo consegue emular clássicos do NES e do Atari (Foto: Reprodução/Instructables)

Além do Raspberry Pi, o videogame tem como componente principal a PiJuice. A placa, que bateu meta de arrecadação no Kickstarter, adiciona um módulo de bateria ao Raspberry Pi. Isso permite que o usuário crie projetos portáteis sem precisar mexer em componentes elétricos.

Existe adaptador USB para cabo hdmi? Comente no Fórum do TechTudo.

Peças necessárias para a construção do dispostivo (Foto: Reprodução/Instructables)Peças necessárias para a construção do dispostivo (Foto: Reprodução/Instructables)

O videogame utiliza ainda vários dispositivos diferentes em conjunto. Além da PiJuice, para construir o console é preciso um display Adafruit de 2.2 polegadas, uma placa Arduino Pro Mini, uma porta USB , botões e alavanca analógica para o controle. Todas as peças são colocados em uma placa que pode ser construída em casa com um pedaço de madeira.

Com a instalação do emulador AdvMAME, adaptado a tela Adafruit, é possível baixar vários ROMs de consoles clássicos como o NES e Atari. Os jogos ficam armazenados em um cartão micro SD.

Para configurá-lo é preciso conhecimento específico em programação. Se ficou curioso e quer botar a mão na massa para construir o próprio console portátil, no Instructables é possível ver a lista completa dos componentes necessários e seguir um passo a passo.

Via Kickstarter e Instructables

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares