Internet

02/04/2015 14h05 - Atualizado em 02/04/2015 14h05

Kit do Facebook incentiva desenvolvedores a melhorar acessibilidade em apps

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Facebook reafirmou recentemente sua preocupação com a melhoria da experiência de uso de deficientes na Internet. Como prometido na f8, a rede social lançou na última terça-feira (31) um kit de desenvolvimento com dados sobre seus recursos de acessibilidade. Ou seja, dicas sobre como para tornar seu site mais adequado à pessoas cegas ou com outras deficiências. 

Compartilhe para ganhar: Facebook proíbe prática abusiva em promoções

Facebook desvenda mitos (Foto: Divulgação) (Foto: Facebook desvenda mitos (Foto: Divulgação))Facebook libera kit de desenvolvimento para aprimorar acessibilidade a deficientes (Foto: Divulgação/Facebook)

Jeffrey Wieland, gerente de produtos do Facebook, divulgou esta novidade em um post no blog oficial de engenharia da rede social. O executivo destacou os seis pontos mais importantes para esta luta e que são detalhados no que chamou de Facebook Accessibility Toolkit para desenvolvedores.

Entre as dicas do Facebook para os desenvolvedores estão: acesso a uma biblioteca de componentes com software de tecnologia de acessibilidade, documentações e orientações específicas para quem vai trabalhar com o projeto, testes de qualidade constantes com deficientes, treinamento de engenheiros, comunicação para obter feedback e tornar isso uma cultura. 

“Criar produtos que todos podem usar é fundamental para a missão do Facebook de ajudar o mundo a se conectar e compartilhar. A acessibilidade é uma dimensão muito importante nesta meta. Esperamos que nosso aprendizado ajude outros a fazerem seus produtos mais acessíveis”, escreveu o engenheiro.

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

A intenção do Facebook com essa ação é, portanto, compartilhar sua tecnologia e seus conhecimentos para que desenvolvedores interessados aprendam mais sobre acessibilidade e usem aquilo que estiver ao seu alcance para criarem apps para Facebook mais polivalentes. Atualmente, muitas plataformas já possui recursos com esse intuito, mas o caminho para a popularização ainda é muito longo. 

Acessibilidade é vista como fundamental no Facebook (Foto: Divulgação)Acessibilidade é vista como fundamental no Facebook (Foto: Divulgação)

Via Adweek e Facebook

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares