Internet

23/04/2015 12h00 - Atualizado em 23/04/2015 12h00

Lago Ness: Google Maps mergulha câmeras 360º em busca do famoso monstro

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Desbravar as águas do Lago Ness em busca do seu famoso monstro já não é mais um feito improvável. Graças ao Google, que capturou uma série de imagens com câmeras submersas e em 360º do lago mais popular da Escócia e colocou no Street View, do Google Maps, você também pode tentar. A ideia é "mergulhar de cabeça" no habitat do também conhecido como Nessie, a popular criatura aquática, fonte de inspiração para um sem número de livros, filmes e músicas por muitos séculos no mundo.

Google Earth tem simulador de voo incrível escondido; veja como acessar

Lago Ness, Escócia

Lago Ness passa a integrar projeto Views, do Google Maps  (Foto: Reprodução/Google Street View)Lago Ness passa a integrar projeto Views, do Google Maps (Foto: Reprodução/Google Street View)


Para acessar a galeria de fotos basta entrar na página do Views (google.com/maps/views/streetview/loch-ness).

O Views também conta com várias informações interessantes sobre o lago, os castelos do entorno e, claro, o Monstro.

A casa de Nessie tem 30 metros de profundidade, 37 km de extensão na superfície e é o lago escocês com maior volume, quantidade superior a todos os lagos da Inglaterra e do País de Gales juntos.

Especialista em Lago Ness

Tudo foi criado com a ajuda de Adrian Shine, líder do projeto do Loch Ness & Morar Project, que realiza trabalho de campo nas Terras Altas desde 1973. O especialista em Lago Ness já registrou mais de mil aparições do ser mitológico, dando explicações científicas sobre essas visões. Muitos fenômenos naturais contribuem para as ‘aparições’. Aves, lontras, troncos, árvores e até reflexos da luz podem ser interpretados como criaturas não identificadas.

Mergulhadores capturaram imagens em baixo das águas do Lago Ness (Foto: Reprodução/Google Street View)Mergulhadores capturaram imagens em baixo das águas do Lago Ness (Foto: Reprodução/Google Street View)

21 de abril

Da parte do Google é fácil entender a homenagem. Há mais pesquisas para Lago Ness no buscador do que algumas das mais importantes instituições do Reino Unido, como o Palácio de Buckingham ou o Peak District. Mas a estreia da galeria de imagens em abril não é por acaso. Foi no dia 21 deste mês, em 1934, que a icônica foto do Monstro do Lago Ness foi publicada no jornal britânico Daily Mail.

Surgeons Photograph, foto icônica do Monstro do Lago Ness (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)"Surgeon's Photograph", foto icônica do Monstro do Lago Ness (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

A foto recebeu o nome de “Surgeon’s Photograph” (“fotografia do cirurgião") supostamente porque seu autor, o ginecologista Robert Kenneth Wilson, não quis ter seu nome associado à imagem. Também pudera, após anos de investigação, descobriu-se que a foto é manipulada.

Explore o Lago Ness, em vídeo

Entretanto, se a fotografia é uma farsa, não se pode dizer o mesmo de Nessie. Até hoje ninguém o encontrou, mas ele existe no folclore popular desde o ano de 565, pelo menos. Essa é a data inferida a partir da fonte escrita mais antiga relatando um monstro no Lago Ness. Ou seja, é possível que nosso amiguinho já esteja há quase dois mil anos no imaginário coletivo. Se você quiser saber um pouco mais, confira o vídeo divulgado pelo Google. Veja como ativar as legendas em português no YouTube.


Via Google Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Reinaldo Silva
    2015-04-23T15:39:10

    que mané monstro oque... hunf.. ta na cara que é um braço... olha em volta as ondinha que o corpo provoca... se fosse mesmo um monstro do tamanho que dizem.. seriam maiores.. e outra coisa talvez nem formariam marolas por que as nadadeiras estariam por baixo da água... bom.. acredita quem quer.. o povo descobre petroleo na imensidão do mar por baixo da terra... nao iriam encontrar um bixinho desse ae num laguinho desses? hunf cada uma viu

  • Yoshida Takahashi
    2015-04-23T14:39:02

    essa foto é um braço to falando!