11/04/2015 08h00 - Atualizado em 27/11/2015 19h33

Mega Drive ou Super Nintendo? Veja o comparativo dos consoles clássicos

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

Mega Drive e Super Nintendo foram os principais representantes de sua geração. Lançados pela Sega e Nintendo, respectivamente, ambos os consoles possuíam grandes títulos, tanto exclusivos como multiplataforma. Dessa forma, os videogames criaram enormes legiões de fãs, e deixaram saudades. Ainda tem dúvidas sobre qual dos dois era o melhor? Confira nossa comparação dos aparelhos.

Final Fantasy, Chrono Trigger: veja os melhores jogos de RPG para SNES

Mega Drive e Super Nintendo? Veja o comparativo dos consoles das antigas (Foto: Reprodução)Mega Drive e Super Nintendo? Veja o comparativo dos consoles das antigas (Foto: Reprodução)

Hardware e desempenho

Lançados entre o final dos anos 80 e o início dos anos 90, os aparelhos chegaram em uma época onde números de memória e processamento eram muito menos levados em consideração do que nos dias de hoje. Ao invés disso, o “poder” dos aparelhos era medido pelos bits, 16 nos dois consoles, o dobro do visto nos antecessores, NES e Master System.

Apesar das informações simplificadas, os consoles tinham sim diferenças consideráveis na parte de hardware. O Mega Drive contava com um CPU quase três vezes mais rápido que o do Super Nintendo, garantindo desempenho superior em alguns títulos.

Versão de Street Fighter 2 para Mega Drive (Foto: Reprodução)Versão de Street Fighter 2 para Mega Drive (Foto: Reprodução)


























A favor do console da Nintendo, o dobro de memória RAM (128KB contra 64KB) aumentava o poder de processamento de informações do console. O SNES também conseguia exibir muito mais cores e contava com mais canais de áudio, tornando o som mais fiel do que o do concorrente.

Na parte de resolução, o Super Nintendo também tinha uma ligeira vantagem numérica, podendo exibir imagens em 512×448, contra modestos 320×448 do Mega Drive. Na prática, a verdade é que os games não costumavam passar da metade das resoluções máximas. Em geral, os games do Mega Drive chegavam a levar vantagem, graças ao aspecto mais largo de sua tela.

Street Fighter 2 rodando no console da Nintendo (Foto: Reprodução)Street Fighter 2 rodando no console da Nintendo (Foto: Reprodução)

Em alguns jogos lançados para as duas plataformas, é possível reparar diferenças consideráveis. As versões de Street Fighter 2 tendem a rodar melhor no Super Nintendo, enquanto os gráficos e animações são superiores no Mega Drive, com direito a mais detalhes e elementos na tela.

Nos jogos da popular franquia Mortal Kombat, as versões do Mega Drive sofriam com personagens menores e gráficos simplificados. O áudio também ficava devendo em relação às versões do SNES, que eram muito similares ao visto nos arcades.

Design

Como bons itens de vinte e poucos anos de idade, os consoles possuem um visual um tanto simples, muito comum em eletrônicos da época. Apesar do minimalismo, era clara a evolução em relação aos aparelhos da geração passada.

O Mega Drive conta com uma aparência sóbria, com um painel feito de um plástico preto fosco. Era fácil fazer com que o console passasse despercebido em uma estante, junto de um velho VHS ou aparelhos de TV a cabo.

Durante os anos seguintes, o Mega foi lançado em diversas versões, com direito a jogos na memória e design retrabalhado. Apesar das mudanças, o console sempre manteve o mesmo estilo, pequeno e discreto.

Segunda versão do Mega Drive era compacta e bonita (Foto: Reprodução)Segunda versão do Mega Drive era compacta e bonita (Foto: Reprodução)

O design do Super Nintendo se tornou uma de suas marcas registradas, graças a seu formato quadradão e o memorável esquema de cores cinza com detalhes roxos. A versão original possuía um botão para ejetar os cartuchos, além da chave On/Off e o Reset.

O SNES também ganhou uma versão alternativa, conhecida por aqui como “Baby”. Como o nome sugere, o console era um pouco menor, além de ter um visual mais moderno. Essa versão também removia o botão Eject, obrigando os jogadores a puxarem as fitas do console.

SNES Baby fez sucesso no Brasil (Foto: Reprodução)SNES Baby fez sucesso no Brasil (Foto: Reprodução)

Joysticks

Um dos fatores mais importantes na hora de decidir por um console, os joysticks são essenciais para o sucesso de um console, e tiveram papel importante na trajetória de sucesso dos consoles.

Amado pelos fãs de games de luta, o controle do Mega Drive marcou época com seu formato arrojado e configuração interessante de botões. Abrindo mão dos populares botões de ombro (L/R), o joystick apostou em três botões de ação na face do controle, que facilitam muito o manuseio em games que requerem ações rápidas.

Controle do Mega Drive era excelente para jogos de luta e ação (Foto: Reprodução)Controle do Mega Drive era excelente para jogos de luta e ação (Foto: Reprodução)

O direcional digital usava a profundidade do controle para permitir movimentos mais suaves e precisos, e dividia opiniões entre os jogadores. O controle também não contava com o botão Select, usado como uma ferramenta interessante no concorrente.

O tradicional Joystick do Super Nintendo marcou época com seu clássico visual e pegada, que agradavam muito os donos do aparelho. Com um esquema de botões simples, o controle inspirou gerações de joysticks.

Leve e fácil de usar, joystick do SNES influenciou gerações de controles (Foto: Reprodução)Leve e fácil de usar, joystick do SNES influenciou gerações de controles (Foto: Reprodução)

O manuseio era simples, com acesso privilegiado a todos os botões, que eram precisos e tremendamente resistentes.

Exclusivos

Quando o assunto são games exclusivos, Mega Drive e Super Nintendo possuem excelentes representantes, sejam eles jogos produzidos por Sega e Nintendo, ou de third parties.

Sonic: The Hedgehog estava entre os favoritos do Mega (Foto: Reprodução)Sonic: The Hedgehog estava entre os favoritos do Mega (Foto: Reprodução)

É impossível falar de Mega Drive sem recordar dos jogos da série Sonic: The Hedgehog, que faziam enorme sucesso no console. Outros títulos memoráveis eram Streets of Rage, Alex Kidd e Golden Axe, todos praticamente obrigatórios nas coleções de donos dos consoles.

Do lado do Super Nintendo, franquias da casa como Super Mario, Metroid e The Legend of Zelda dominavam. Também faziam sucesso Donkey Kong, F-Zero Star Fox e diversos outros títulos.

Super Mario World é um dos mais populares de todos os tempos (Foto: Reprodução)Super Mario World é um dos mais populares de todos os tempos (Foto: Reprodução)

Acessórios e periféricos

No início dos anos 90, acessórios eram febre entre os fãs de games, que podiam completar seus consoles com diversos itens vendidos separadamente. SNES e Mega contavam com uma incrível variedade de periféricos, que satisfaziam os mais diversos gostos.

Do lado do Mega Drive, acessórios extremamente curiosos, como o Aura Interactor tentavam impressionar. Com o sensor, era possível “sentir” impactos dos games, além de ouvir ruídos interativos.

Outra belaopção era o Power Base Converter, que permitia que jogadores jogassem títulos do Master System, console anterior da Sega. Para isso era só encaixar o adaptador e plugar os velhos cartuchos no Mega.

Adaptador habilitava compatibilidade com cartuchos do Master System (Foto: Reprodução)Adaptador habilitava compatibilidade com cartuchos do Master System (Foto: Reprodução)

Os donos do Super Nintendo também tinham uma variedade de opções para equipar seus consoles, incluindo adaptadores, controles exclusivos e muito mais.

Uma das alternativas mais interessantes era o Super Game Boy, uma espécie de cartucho que permitia que o console rodasse jogos do portátil da Nintendo, que fazia sucesso com títulos como Tetris, Pokémon Blue/Red/Yellow e Super Mario Land.

Super Scope era sonho de consumo dos donos do SNES (Foto: Reprodução)Super Scope era sonho de consumo dos donos do SNES (Foto: Reprodução)

Outro item que fazia sucesso era a bazuca Super Scope, presente nas listas de sonhos de consumo de diversos dos donos do console. Apesar de não ser compatível com muitos jogos, o controle chamava a atenção por seu design bonito e imponente.

Quais são seus melhores para o SNES? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diogo Renatus
    2017-02-15T03:03:40  

    Tudo bem ter Fanboy de xbox, ps3 e etc. já que é onde a criançada começou a jogar e eles ainda vão amadurecer. Mas Fanboys de Snes e Mega? Sério mesmo???? Fala sério

    recentes

    populares

    • Diogo Renatus
      2017-02-15T03:03:40  

      Eu comecei a jogar videogame com Atari nos anos 1980, meu rapaz, mas meu console favorito foi meu Mega. Qual o problema?? Falo sério.

    recentes

    populares

    • Diogo Renatus
      2017-02-15T03:03:40  

      Mega drive foi muito mais marcante que meu PS4 que eu gosto muito.

  • João Paulo
    2019-07-17T13:43:02

    O mais importante em um vídeo game são seus jogos, possuir streets of rage, Golden Axe, kid chamaleon, Comix Zone entre muitos outros pelo menos faz dele muito melhor, tive a oportunidade de ter os dois mas meu amor maior era o mega drive.

  • Diego Rodrigues
    2019-06-03T22:11:02

    Sinto muito, mas o Mega não foi um concorrente a altura.

  • Rafael Sales
    2015-10-20T14:40:56  

    Outra que me doeu foi dizer que o controle do mega drive de 3 botões era apreciado por jogadores de jogos de luta. Isso acontecia com o controle de 6 botões! O de 3 botões era HORROROSO pra jogar jogos de luta. Tinha que apertar o start pra alternar entre chutes e socos, o que tornava a experiência praticamente impossível.

    recentes

    populares

    • Rafael Sales
      2015-10-20T14:40:56  

      Puts, verdade... Golden Axe por exemplo, slc. hahah

    recentes

    populares

    • Rafael Sales
      2015-10-20T14:40:56  

      Verdade o Mega nem tinha jogos de luta kkk.Quem queria jogar Street Fighter,Mortal Kombat,Fatal Fury tinha que ir na casa de alguém que tinha o Snes ou pagar uma locadora.

  • Rafael Sales
    2015-10-20T14:40:48  

    Dizer que a CPU do SNES era 3 vezes mais lenta que do SNES é de uma estupidez colossal. A verdade é que o clock do Mega drive era maior, o que não significa que que o desempenho era melhor visto que a arquitetura do processador de um e de outro era diferente.

    recentes

    populares

    • Rafael Sales
      2015-10-20T14:40:48  

      Ambos tinham jogos memoráveis. Mas o SNES saiu dois anos depois, de forma que saiu com hardware mais atualizado. Em termos gráficos vemos coisas mais elaboradas no SNES, mas principalmente em termos sonoros o SNES era muito mais poderoso.

    recentes

    populares

    • Rafael Sales
      2015-10-20T14:40:48  

      O audio e os gráficos da Sega sempre foram superiores ao da Nintendo...

  • Wagner Vaz
    2015-04-12T02:34:01  

    Saudades dessa época. Estou ficando velho.

    recentes

    populares

    • Wagner Vaz
      2015-04-12T02:34:01  

      Tamo junto!

    recentes

    populares

    • Wagner Vaz
      2015-04-12T02:34:01  

      Época boa demais

  • Fabio Maiche
    2015-04-11T23:16:06  

    Mega Drive dominou nos EUA , e lá é o maior mercado de games do mundo. Ponto Final.

    recentes

    populares

    • Fabio Maiche
      2015-04-11T23:16:06  

      É MAOS 30 MILHOES A MAIS EM VENDAS É POKO NE?????KKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Fabio Maiche
      2015-04-11T23:16:06  

      Bom o importante é que só agora conseguir comprar o super nintendo e agora já estou de olho no retron 5 ,pense numa super máquina.

  • Antunis Costa
    2015-12-05T14:58:34

    Tenho os dois e ambos são excelentes, tenho mais ciúmes deles do que os da nova geração!rs

  • Alexandre Almeida
    2015-10-25T13:09:55

    Eu tive os dois e SNES era melhor por apresentar melhores cores e gráficos mais detalhados, apesar que o Mega Drive eu joguei muito mais, pois só Mega tinha Street Of Rage, bons tempos.

  • Bruno Coutinho
    2015-04-12T09:49:51  

    Os dois eram demais mas amo o megadrive até pq foi o que tive por mais tempo

    recentes

    populares

    • Bruno Coutinho
      2015-04-12T09:49:51  

      os dois eram otimos, mais realmente o megadrive era simplesmente o melhor, tenho o meu até hj.

  • Rafael Sales
    2015-10-20T14:41:01

    Doeu muito também ler que a sega "abandonou" os shoulder buttons quando projetou o controle do mega drive, sendo que o mega drive saiu dois anos antes do SNES, que foi o primeiro a ter controles com botões desse tipo. Ignorância irrita....

  • Rafael Sales
    2015-10-20T14:40:20

    Impressionante a quantidade de asneiras que li aqui. Não só nos comentários mas até mesmo a reportagem, que foi claramente produzida por alguém que pesquisou muito mal.

  • Lareska Rocha
    2015-04-11T16:12:19  

    Queria poder consertar meu mega drive, apesar de gostar dos consoles de hoje, ele ainda vai ser o melhor pra mim

    recentes

    populares

    • Lareska Rocha
      2015-04-11T16:12:19  

      Tenho um Wii somente para jogar jogos antigos de 3a geração (MegaDrive e SNES) e de Nintendo64

  • Romildo Veiga
    2015-04-11T21:09:39  

    Não citou o fato de que o Mega Drive era compatível com o Sega CD, e o Gens 32X, erro crasso.

    recentes

    populares

    • Romildo Veiga
      2015-04-11T21:09:39  

      Romildo, meu caro esse sega cd e sega 32 x foi uma tentativa desesperada da sega em tentar virar o jogo a favor dela. Com isso encareceu demais seu console com uma parafernália horrível e com pouca mudança. Mesmo com essas expansões o snes mandava bem nos games. Esses sega cd 32 x foi a pior coisa que a sega fez. Gambiarra pura!

    recentes

    populares

    • Romildo Veiga
      2015-04-11T21:09:39  

      Eu tive o SegaCD, e era uma Bosta. Jogos caros e bobos. E o 32X tentou fazer o que o SuperFX fazia no SNES, porém este podia vir embutido no cartucho (StarFox) não necessitando de outro acessório caro.

  • Laird Hamilton
    2015-04-11T14:59:55  

    Mega Drive foi melhor,além dos jogos de futebol,tivemos street fighter,mortal kombat,double dragon,alex kid,shinobi,altered beast,marcaram a geração pós atari,o super nintendo pode ter sido superior,mas o nintendo era um phantonsystem melhorado,sem tantos jogos de destaque

    recentes

    populares

    • Laird Hamilton
      2015-04-11T14:59:55  

      Eu tive um SNES e até hoje tenho saudades. Rock'n Roll Race, International Super Star Soccer, Capitão Comando, TOP GEAR. Final Fight. Mega era legal mais o SNES era tudão.....

    recentes

    populares

    • Laird Hamilton
      2015-04-11T14:59:55  

      Eu tive os dois consoles. E posso afirmar a superioridade do SNES. O MegaDrive possuia um acervo interessante, mas os clássicos da NINTENDO superaram.

  • Sielmo Sousa
    2015-09-08T14:10:28

    Nintendo o melhor de todos joguei muito!!!

  • Sielmo Sousa
    2015-09-08T14:06:10

    Nintendo o que mais marcou na infância!!!

  • Lúcio Silva
    2015-09-01T19:05:24

    Donkey kong e killer isntinct foram o ápice em gráficos da era 16 bits. Adorava o mega mas reconheço O poder gráfico que o super nes tinha

  • Andre Lima
    2015-04-11T11:16:29

    ficava cheio de bolha nos dedos jogando Street Fighter kkkkkkkkkkkkkk

  • Sérgio Sampaio
    2015-06-20T23:52:28

    A resolução é algo bem variavel nesses consoles. Embora os dados nos dados oficiais o SNES tenha resolução maior, 90% dos jogos do console rodam com metade dela (que é menor que a do MD e com menor largura...)

  • Douglas Silva
    2015-06-19T14:42:51

    Pura nostalgia ! Acho que dificilmente as crianças de hoje irão ter esse sentimento, digo as que da geração PS3 e XBOX 360 pra frente.

  • Maicon Hentz
    2015-04-12T10:20:28

    tenho o emulador de Snes no PC minha namorada gosta de jogar Mario Word kkkkkk

  • Rafael Francisco
    2015-04-11T21:45:23

    Eu adoro o Mega Drive, mas o SNES era um video game mais avançado, saiu 2 anos depois e tinha uma biblioteca maior de sucessos. Mas pra mim os dois são top 10 dos melhores video games da história.

  • Helena Marcelino
    2015-04-11T13:23:20  

    quem tem ps2 pode comprar o emulador do super nintendo, mega drive, nintendinho, atari etc... com todos os jogfos muito bom

    recentes

    populares

    • Helena Marcelino
      2015-04-11T13:23:20  

      Helena Marcelino, PSP tb permite isso!

    recentes

    populares

    • Helena Marcelino
      2015-04-11T13:23:20  

      troquei meu xbox one pelo ps2 da minha filha só por causa desse emulador kkkk

  • Bruno Carvalho
    2015-04-11T19:38:18

    meu não dos vídeos de hj mais o meu Super ta aqui inteirinho e não troco por nada e não vendo ...