Jogos de luta

10/04/2015 08h00 - Atualizado em 10/04/2015 08h00

Mortal Kombat: confira a evolução do popular game de luta

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

Mortal Kombat é uma popular franquia de jogos de luta. A saga surgiu em 1992 e, desde então, conquistou o mundo dos games. O título traz uma jogabilidade de primeira, personagens carismáticos, além dos inesquecíveis e sangrentos fatalities. Relembre agora a trajetória do game.

Mortal Kombat X: conheça todos os lutadores já confirmados para o jogo

Mortal Kombat: confira a evolução do popular game de luta (Foto: Reprodução)Mortal Kombat: confira a evolução do popular game de luta (Foto: Reprodução)

O início

Lançado oficialmente nos arcades, o game chegou sem muito barulho. O título contava com apenas sete personagens jogáveis e já chamava atenção pelo visual, que usava atores digitalizados para recriar os lutadores.

As batalhas violentas - marca registrada da série - também já davam as caras, com direito a combos intermináveis e os famosos fatalities, golpes especiais que podiam ser realizados no final de cada luta. Eles geralmente arrancavam partes dos corpos dos lutadores derrotados.

Primeiro game da série já trazia batalhas sangrentas e divertidas (Foto: Reprodução)Primeiro game da série já trazia batalhas sangrentas e divertidas (Foto: Reprodução)

Mortal Kombat 2 chegou repleto de novidades, com novos personagens, gráficos refinados, golpes exclusivos e a adição de novos tipos de finalizações, como os Babalities, que transformavam os adversários em bebês, e os Friendships, que trocavam os cruéis golpes por diversas brincadeiras.

O game também trazia novas arenas, que, além de mais bonitas, contavam com uma série de interações possíveis. Em The Pit, por exemplo, dá para empurrar o adversário para uma queda para a morte, enquanto, em Dead Pool, os oponentes podem ser atirados no ácido.

Mortal Kombat 2 adicionou novos lutadores e arenas (Foto: Reprodução)Mortal Kombat 2 adicionou novos lutadores e arenas (Foto: Reprodução)

Combate Mortal

Seguindo a evolução dos consoles e arcades, Mortal Kombat 3 chegou em 1995 e logo se tornou um dos games de luta favoritos dos fãs do gênero. Com ajustes consideráveis na jogabilidade, o título se tornou mais acessível e divertido, além de extremamente balanceado.

Outra novidade importante foi a introdução do botão de corrida, que permitia investidas furiosas em direção aos oponentes. Aliado às combinações corretas de botões, o novo comando podia resultar em combos muito fortes, capazes de detonar grande parte da vida dos adversários.

Mortal Kombat 3 refinou a fórmula de sucesso do game (Foto: Reprodução)Mortal Kombat 3 refinou a fórmula de sucesso do game (Foto: Reprodução)

Pouco tempo depois, o game receberia a atualização Ultimate Mortal Kombat 3, até hoje considerado um dos melhores títulos da franquia. O game sofreu uma série de ajustes e ganhou novos golpes e combos.

A principal adição de Ultimate foi a chegada de novos personagens, como Smoke, Kitana e Reptile, além de todo o elenco disponível em Mortal Kombat 3, resultando em uma respeitável lista de lutadores.

Ultimate encheu o game de personagens (Foto: Reprodução)Ultimate encheu o game de personagens (Foto: Reprodução)

Nova geração

Com a chegada de Nintendo 64 e PlayStation, Mortal Kombat estreou nos novos consoles com a bela edição especial Trilogy, que, na verdade, era uma versão modificada de MK3. O game inclui todos os personagens que já haviam aparecido nos jogos anteriores, com direito a golpes especiais e versões clássicas. Chefes como Goro, Kintaro e Shao Khan também podiam ser controlados sem o auxílio de cheats.

Trilogy homenageava os três primeiros lançamentos da série (Foto: Reprodução)Trilogy homenageava os três primeiros lançamentos da série (Foto: Reprodução)

Os jogadores ainda tiveram a chance de experimentar a primeira versão que fugia do gênero de luta. Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero é um game de ação onde era possível controlar o ninja de gelo por fases lineares, repletas de inimigos para se enfrentar.

Só em 1997 uma nova versão da série principal chegaria aos aparelhos: Mortal Kombat 4. O game logo chamou a atenção por adotar personagens modelados em três dimensões, com direito a cenários com profundidade.

Entre as principais novidades, estavam objetos que podiam ser atirados e armas exclusivas para cada um dos personagens do jogo, que podiam ser sacadas durante as batalhas.

MK4 foi o primeiro título tridimensional da série (Foto: Reprodução)MK4 foi o primeiro título tridimensional da série (Foto: Reprodução)

Além do novo visual, o jogo também introduziu sete novos personagens, como Reiko, Kai, Fujin e os populares Quan Chi e Shinok. Mais tarde o jogo o título foi relançado com o nome de Mortal Kombat Gold, exclusivamente para Dreamcast.

Mudança de rumos

Primeiro game para os então novíssimos PlayStation 2, Xbox e Game Cube, Mortal Kombat Deadly Alliance (2002) abusava do poder dos novos consoles para criar uma experiência mais convincente, realista e brutal.

Com nada menos do que dez novos personagens, o game também recebeu uma série de novos modos e conteúdo extra, que podia ser destravado com o avanço na campanha do jogo. Outra novidade era a possibilidade de se alterar o estilo de luta durante as partidas.

Deadly Alliance contava com belos gráficos e novidades (Foto: Reprodução)Deadly Alliance contava com belos gráficos e novidades (Foto: Reprodução)

Dois anos depois, em 2004, chegaria Mortal Kombat: Deception, o primeiro game da franquia a introduzir a função de multiplayer online, que se popularizava nos consoles.

Deception também ousou, com a adição de mecânicas como os combo breakers e a manutenção dos estilos variados de combate. O game também ganhou o interessante modo “Chess Kombat”, muito similar a um jogo tradicional de xadrez.

Com direito a modo online, Deception chegou em 2004 (Foto: Reprodução)Com direito a modo online, Deception chegou em 2004 (Foto: Reprodução)

O direcionamento da série começou a mudar com a chegada de Shaolin Monks, lançado em 2005 para PS2 e Xbox. O game abandonava o tradicional estilo de luta do game, partindo para o gênero de aventura, onde era possível explorar cenários enquanto se lutava com adversários.

Apesar de ter causado certa polêmica entre os fãs mais conservadores, o game trazia um charmoso modo multiplayer, onde era possível convidar um amigo para enfrentar os desafios da campanha de maneira cooperativa.

Shaolin Monks trocou as arenas por cenários abertos (Foto: Reprodução)Shaolin Monks trocou as arenas por cenários abertos (Foto: Reprodução)

O novo estilo se manteve até 2006, quando Mortal Kombat: Armageddon foi lançado. No estilo God of War, o jogo contava com um modo campanha com cenários abertos, multiplayer tradicional e diversos minigames, como corridas de kart.

Fim de uma era e recomeço

O último suspiro da franquia nas mãos da Midway veio com Mortal Kombat vs. DC Universe, que, como o nome sugere, misturava personagens da série de luta com os principais ícones da DC, como Batman, Super Homem e Mulher Maravilha.

Batalhas contra personagens da DC eram o principal atrativo do game (Foto: Reprodução)Batalhas contra personagens da DC eram o principal atrativo do game (Foto: Reprodução)

O jogo dividiu opiniões e foi criticado pela ausência de golpes mais violentos, removidos a pedido da DC, que não gostaria de ver Batman e seus amigos estraçalhados como os personagens da série.

Depois de um hiato de três anos, Mortal Kombat ressurgiu em um reboot desenvolvido pela NetherRealm Studios. Com o foco de voltar às origens, os produtores optaram por ideias mais tradicionais, mas sem abrir mão das novidades.

Além de ser o primeiro grande jogo da série a ser lançado para Xbox 360 e PS3, o game conta com belíssimos gráficos em 3D, mas opta por lutas limitadas a duas dimensões, assim como nos títulos clássicos.

MK9 fez sucesso na última geração (Foto: Reprodução)MK9 fez sucesso na última geração (Foto: Reprodução)

No total, são 27 personagens jogáveis, todos com seus próprios golpes, fatalities e novíssimos X-Ray Moves, golpes especiais que podem ser usados durante as lutas e contam com violentas animações em câmera lenta.

O game fez muito sucesso entre os velhos fãs e atraiu uma leva de novos admiradores. Agora é só esperar por Mortal Kombat X, que tem seu lançamento agendado para o meio de abril, com versões para Xbox One, Xbox 360, PlayStation 4, PlayStation 3 e PC.

Mortal Kombat X é o próximo título da série, e promete agradar os fãs da franquia (Foto: Reprodução)Mortal Kombat X é o próximo título da série, e promete agradar os fãs da franquia (Foto: Reprodução)

Qual o seu game de luta preferido? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Português
    2016-03-01T14:08:31

    EU JOGO O UMK3 ATÉ HOJE NO PS3 E QUANTO MAIS EU JOGO MAIS ME VICIO!

  • Mike Paschoal
    2015-04-10T12:22:37  

    Caraca... eu vi o Mortal Kombat I se transformar no Mortal Kombat X. To ficando velho. Mas não deixo de jogar.

    recentes

    populares

    • Mike Paschoal
      2015-04-10T12:22:37  

      ERRADO O MK SE TRANSFORMOU NUM TEKKEN MELHORADO APENAS, DAONDE QUE MK VAI TER BATMAN E SUPER MAN? VISH QUE ARRIAÇÃO QUE VIROU ESSE ED BOON...

  • Elifas
    2015-04-10T16:01:54  

    MK3, UMK3 e Trilogy são melhores. MK4 é pior.

    recentes

    populares

    • Elifas
      2015-04-10T16:01:54  

      Elifas... disse tudo ... esses caras não entende que o dahora do MK é aqueles golpes diferentes, combos do UMK3 e as zueras ... e não toda essa realidade que estão tentando fazer.

    recentes

    populares

    • Elifas
      2015-04-10T16:01:54  

      VERDADE! UMA COISA É MORTAL KOMBAT E OUTRA É TRANSFORMAR O MK EM TEKKEEN COM BATMAN E SUPER MAN.... CARA ISSO NÃO É MK!

  • Leeh Barbosa
    2015-04-10T16:44:23  

    Sou unico que prefere a jogabilidade antiga? =/ ta certo que em grafico e fatalities o 10 ta muito loco, mais de combos e jogabilidade, jogos antigos sao fod4as, MK, the king, tekken, marvel, Melhora os gráficos mais a jogabilidade =/

    recentes

    populares

    • Leeh Barbosa
      2015-04-10T16:44:23  

      O MK ACABOU NO TRILOGY PRONTO FALEI

  • Maicon Magalhães
    2015-04-12T00:08:58  

    Tinha um Mega Drive e para liberar o jogo sem censura no MK, tinha um código que eu nunca esqueci, ABACABB, kkk. Na minha opnião o melhor de todos é MKU3.

    recentes

    populares

    • Maicon Magalhães
      2015-04-12T00:08:58  

      OU MELHOR SERIA DIZER UMK3 ehueh valw

  • Português
    2016-03-01T14:01:07

    CARA QUE VERSÃO É AQUELA TELA DE LUTADORES DO ULTIMATE MORTAL KOMBAT 3? NÃO É NEM DO MEGA DRIVE, NÃO É DO SEGA SATURN E NEM DO NINTENDO SNES! SERIA DO PC? O HUMAN SMOKE NÃO ESTÁ DISPONÍVEL NO ULTIMATE NA SELECT YOUR FIGHTER!

  • Jonathan Silva
    2015-04-13T09:27:55

    SELECT + A + B + 1 PRA FRENTE + 1 PRA TRAS + 2 PRA BAIXO + 2 PRA CIMA.. vlw nitendo

  • Paulo Santiago
    2015-04-12T11:52:56

    Eu me lembro da primeira vez que vi. Tinha ouvido coisas aqui e ali, sabe aquele zum-zum-zum? Aí um dia eu chego com uns amigos no fliperama e tem muita gente numa máquina. Já me liguei e disse "É Mortal Kombat". Era tanta gente que tivemos que abrir caminho. O cara tava jogando com Sub-Zero. Como sempre fui crítico, mesmo com a quantidade enorme de sangue já tava ficando meio chateado, já que era congelar e dar gancho que o cara fazia. Mas quando a luta acabou e o cara arrancou a cabeça do outro foi inexplicável! A reação da galera vai ser uma memória que vai ficar comigo pro resto da vida

  • Anderson Freitas
    2015-04-10T16:39:46  

    GENTE VENHO PEDIR A VOCÊS QUE NA HORA DE IR ASSISTIR VELOZES E FURIOSOS 7 NO CINEMA NÃO SE LEVANTEM E NEM FIQUEM CONVERSANDO PRA NAO ATRAPALHAR NA HORA DE EU ASSISTIR EM CASA! VALEU!? BLZ...

    recentes

    populares

    • Anderson Freitas
      2015-04-10T16:39:46  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk q isso jovem

    recentes

    populares

    • Anderson Freitas
      2015-04-10T16:39:46  

  • Wender Pereira
    2015-04-10T19:05:23

    YABLAXYBLAX

  • Anderson Freitas
    2015-04-10T13:23:02  

    Até que enfim uma das poucas boas matérias sobre Mortal Kombat, só não digo que ficou ótima pois, faltaram na lista "Mortal Kombat Special Forces", "Mortal Kombat Gold" e um dos melhores para PS2 (na minha humildade opinião) "Mortal Kombat Shaolin Monks". E claro faltaram também alguns vídeos para matar a saudade dos clássicos. Mas, fico feliz em ter hoje meus 23 anos de idade já ser pai de um lindo bebê de 2 anos e dizer que jogo MK desde os meus 6 anos quando eu ainda tinha um Master System e agora com PS3 (rumo ao 4) amo cada edição desse jogo.

    recentes

    populares

    • Anderson Freitas
      2015-04-10T13:23:02  

      Apenas corrigindo o meu erro e falta de atenção... A galera do TechTudo não esqueceu do Shaolin Monks na lista, eu que passei sem ver. Rsrs acontece.

    recentes

    populares

    • Anderson Freitas
      2015-04-10T13:23:02  

      O Mortal Kombat Special Forces passo batido pq e um jogo horrivel em tudo em prefiro o Mythologies Sub-zero em termos de açao-aventura..

  • Gustavo
    2015-04-10T17:21:47

    Esse ultimo Mortal Kombat foi um reboot mais que sensacional! .. MK armageddon joguei muito no PS2 , dos antigos o melhor msm foi o MK 2 :D

  • Vando Santos
    2015-04-10T16:41:48

    Melhor jogo de luta!!

  • Marco Junior
    2015-04-10T16:36:08

    Para quem nao tinha familiaridade com MK era fenomenal fazer o fatality da Millena apenas segurando o chute por 5 segundos e soltando perto do oponente.... Quem nunca ficou feliz em fazer esse fatality?? Depois que aprende.... até brutality era facil....kkkkkkkk Aguardando ansiosamente!!!!!!!!

  • Walking Disaster
    2015-04-10T14:56:14  

    Só faltou dizer que o MK4 até o MK vs DC foram um fracasso, principalmente com aquele monte de personagem horroroso e as lutas terriveis em 3D. Melhor MK ja feito foi o MK2.

    recentes

    populares

    • Walking Disaster
      2015-04-10T14:56:14  

      com certeza ... eu ja gosto mais do MK3 por causa dos combos e brutality de verdade e não essa coisa zoada de agora.

  • Sara Sherazard
    2015-04-10T16:10:46

    Eu sou viciada com o Sub-zero

  • Denis Ramos
    2015-04-10T15:00:08  

    ABACABB

    recentes

    populares

    • Denis Ramos
      2015-04-10T15:00:08  

      CIMA CIMA BAIXO BAIXO TRÁS FRENTE A B A

    recentes

    populares

    • Denis Ramos
      2015-04-10T15:00:08  

      Eu só lembro dos códigos quando estou jogando.

  • Davi Silva
    2015-04-10T15:36:41

    mortal kombat 2 e 3 são the best.

  • Walking Disaster
    2015-04-10T15:02:18

    O melhor Mortal Kombat já feito foi o MK2

  • Gleberton Assis
    2015-04-10T14:58:11

    Gosto demais lembro a minha Infância ! TOASTY Scorpion, Sub-zero< Johnny Cage, Liu Kang , Noob Saibot , Raptile

  • Tiago Silva
    2015-04-10T14:55:46

    Ultimate Mortal Kombat 3, ainda acho que foi o melhor, o 9 é bom mas tem mts falhas na jogabilidade já o X é esperar pra ver. Mas tenho uma enorme saudade dos anos 90 qdo o assunto é games.

  • Kenseiden
    2015-04-10T13:01:37  

    Jogar MK, dar dois perfects e vencer a tentação de jogar o adversário da ponte finalizando-o com um Fatality só para enfrentar o Reptile. Só esperava a bruxa passar. *-*

    recentes

    populares

    • Kenseiden
      2015-04-10T13:01:37  

      Não podia usar defesa tbm. Era dois flawless victory e um gancho jogando o adversário lá em baixo e claro a bruxinha passando na lua rsrs saudade deste tempo.

    recentes

    populares

    • Kenseiden
      2015-04-10T13:01:37  

      Eu só enfrentei o Reptile 2x....não sabia como fazia na época, então foram só 2x por acidente, kkkkk....

  • Diovanni Cardoso
    2015-04-10T14:37:58

    O título correto para a matéria deveria ser: como INvoluiu o game

  • Maciel Martins
    2015-04-10T14:14:21

    Johnny Cage é o Rodrigo Faro?

  • Antonio Silva
    2015-04-10T13:31:55

    Mortal Kombat 3 que saudades do meu Nintendo