Fabricantes

02/04/2015 14h30 - Atualizado em 02/04/2015 14h32

Nova geração de processadores da Intel chega ao Brasil; veja os modelos

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

A Intel anunciou na última terça-feira (31/03) a chegada da quinta geração de processadores Intel Core ao Brasil. A novidade chega ao mercado nacional pelas mãos de seis grandes fabricantes e em mais de 10 modelos diferentes. Eles equiparão notebooks convencionais, conversíveis, ultrabooks, chromebooks, desktops all-in-one, além de mini-PCs voltados para o mercado corporativo.

Notebook HP Pavilion x360 ganha nova versão com processador mais poderoso

5ª Geração de processadores Intel Core M foram feitos usando o sistema de manufactura de 14 nm (Foto: Divulgação:Intel)5ª Geração de processadores Intel Core M foram feitos usando o sistema de manufactura de 14 nm (Foto: Divulgação:Intel)

As empresas contempladas com os novos processadores são a Acer, a Dell, a HP,a Lenovo, a LG e a Samsung. Inclusive, a HP foi a primeira fabricante a lançar no Brasil um produto deste naipe, trata-se do notebook conversível HP Pavilion x360

Entre as vantagens que os processadores Intel de 5ª geração trazem estão o menor consumo elétrico e a baixa dissipação de calor. Em relação à geração anterior, os novos processadores utilizam 15% menos energia. Mas, se comparados à máquinas lançadas há quatro anos, a economia de energia chega a 50%, sendo um bom motivo para os consumidores trocarem seus notebooks antigos por esses novos modelos, visto que a economia também se dará na redução da conta de luz.

A nova geração foi desenvolvida usando como base a microarquitetura Broadwell com processo de litografia de 14 nm. Isso permitiu que estes novos chips consumam apenas 15 Watts. Com isso, dispensa-se o uso de ventoinhas, o que deixa os notebooks mais leves e menos barulhentos.

O que é melhor: notebook, ultrabook, Macbook? Opine no Fórum do TechTudo.

David González, diretor geral da Intel no Brasil, explica que a chegada da 5ª geração da família de processadores Intel ao Brasil "vai permitir que o ecossistema local ofereça a consumidores e empresas PCs que se adaptam mais facilmente a suas necessidades, consumindo bem menos energia. Isso significa não precisar mais andar com um carregador de notebook em uma mochila", afirmou.

Os novos processadores trazem mais desempenho aos dispositivos portáteis (Foto: Divulgação/Intel) Os novos processadores trazem mais desempenho aos dispositivos portáteis (Foto: Divulgação/Intel)

No total, foram 14 modelos disponibilizados no mercado brasileiro, tanto para consumidores quanto para empresas. Dez deles apresentam consumo de apenas 15W. Eles trazem o chip gráfico Intel HD Graphics. Já quatro deles apresentam consumo de 28W, pois incorporam a GPU Intel Iris Graphics.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciano Feitosa
    2015-04-02T22:11:50

    Ainda bem que algumas empresas pensam no consumo sustentável e na economia de energia

  • Enio Barreto
    2015-04-02T21:06:50

    O que me fez ver a notícia foi 2 motivos "mais potência" e "economia de energia"