Celular

29/04/2015 07h54 - Atualizado em 29/04/2015 08h06

Nova tecnologia pode desbloquear smartphones até com orelha do usuário

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Yahoo! apresentou uma nova tecnologia que permite desbloquear smartphones com partes do corpo. Com nome de Bodyprint (ou impressão corporal, em tradução livre), o sistema de autenticação biométrica utiliza o touchscreen capacitivo como scanner, mapeando a topografia de orelhas, punho, falange, palma das mãos e dedos. A técnica, que deve estar disponível em breve, foi apresentada na Conferência de Interação Humano-Computador (IHC) 2015, em Seul, Coreia do Sul.

LG lança G4, novo smartphone top de linha com visual diferenciado

Yahoo! apresentou tecnologia que traz autenticação biométrica a dispositivos básicos (Foto: Reprodução/YouTube)Yahoo! apresentou tecnologia que traz autenticação biométrica a dispositivos básicos (Foto: Reprodução/YouTube)

O método funciona porque o relevo dessas partes do corpo é único de cada indivíduo, de acordo com o estudo do Yahoo!. “Para aceitar uma chamada recebida, o usuário coloca a tela em seu ouvido. Bodyprint extrai as características da imagem capacitiva crua para identificar o usuário”, diz a pesquisa, liderada por Christian Holz, pesquisador em Interação Humano-Computador no Yahoo Labs.

O experimento contou com a participação de 12 pessoas e obteve 99,52% de precisão. A tecnologia seria empregada em dispositivos móveis commodities, ou seja, aparelhos básicos produzidos para diversas fabricantes. Até agora, autenticação biométrica é restrita aos smartphones top de linha e exige hardware próprio para essa finalidade.

Qual é o smartphone mais esperado de 2015? Comente no Fórum TechTudo

Via Planet Biometrics

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares