Players

08/04/2015 08h00 - Atualizado em 08/04/2015 08h00

Shazam ou Soundhound? Veja qual é o melhor identificador de músicas

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

SoundHound e Shazam são os dois mais famosos identificadores de música que existem, e ambos estão disponíveis para Android e iOS. Tanto um quanto o outro nasceu de uma ideia simples, mas que hoje cresceu para oferecer mais soluções para o usuário, muitas vezes aliados a gravadoras ou serviços de stream de música.

Descubra o nome das músicas com seu Android, iPhone ou iPad

Shazam ou Soundhound? Confira qual app se sai melhor identificando músicas (Foto: Arte/TechTudo)Shazam ou Soundhound? Confira qual app se sai melhor identificando músicas (Foto: Arte/TechTudo)

Interface: empate

Ambos os aplicativos primam por menus simples e design limpo, mas possuem muitos elementos na tela principal, o que pode confundir o usuário. Há muito tempo que rastrear e identificar músicas não é mais a única função deles, que agora precisa dividir a sua interface entre várias opções para tentar fidelizar o usuário.

Enquanto o Soundhound usa cores mais escuras, o Shazam optou por padrões mais claros (Foto: Reprodução)Enquanto o Soundhound usa cores mais escuras, o Shazam optou por padrões mais claros (Foto: Reprodução)

De qualquer maneira, o botão para identificar músicas ainda está em destaque, em um bom tamanho e no topo da tela. Isso é importante porque é preciso ser rápido para identificar uma música antes que ela acabe. Neste quesito, a interface de ambos ainda cumprem bem o papel.

Playlists, tendências musicais, propagandas de outros apps e dezenas de vídeos são alguns dos elementos que permeiam a interface dos dois. Porém, a principal diferença entre os dois está no esquema de cores. Enquanto o Soundhound aposta em uma interface escura, o Shazam traz um visual mais claro.

Desempenho: Shazam 

Qual o melhor serviço de streaming de música? Descubra no Fórum do TechTudo

Selecionamos cinco músicas de estilos e artistas diferentes para cronometrar o tempo que cada app precisou para identificá-las. Esses testes foram conduzidos em um smartphone Android, com ambos os aplicativos atualizados para a última versão, e utilizando uma rede Wi-Fi.

O Shazam reconheceu todas as músicas dentro de um período de 3 segundos, sem apresentar qualquer instabilidade. Já o Soundhound ficou dentro deste tempo em apenas três canções. Enquanto a quarta música demorou um pouco mais, e a quinta só foi identificada na terceira tentativa, pois o servidor da empresa apresentou problemas nas duas primeiras vezes.

Usabilidade: Shazam

Assim que uma música é reconhecida, o Shazam, posiciona o seu botão de identificação na página de resultado, para que o usuário possa começar o processo novamente, sem precisar de qualquer outra etapa. Já no Soundhound, é necessário voltar até a primeira tela para escutar uma nova canção.

Porém, em outro aspecto o Soundhound se sobressai, ao colocar o histórico de pesquisas na tela principal do seu aplicativo, para um alcance mais rápido do usuário. Enquanto isso, no Shazam, é preciso acessar uma outra aba.

Funcionalidades: empate

Ambos os programas possuem widgets na versão Android que têm o mesmo objetivo: identificar uma música sem que precise abrir antecipadamente os respectivos apps. Sem dúvida, essa é uma economia de tempo necessária para este tipo de função, que muitas vezes exige rapidez, inclusive em situações de movimento.

Sempre que uma música é identificada, há a possibilidade de ouvi-la em um serviço de streaming de música. Neste quesito, o Shazam leva vantagem novamente, ao oferecer conexão com três produtos concorrentes, Spotify, Deezer e o Rdio. Deste modo, o usuário tem mais opção de escolha, ao contrário do Soundhound que só oferece o Spotify como parceiro.

Shazam oferece sincronização com mais serviços de streaming (Foto: Reprodução)Shazam oferece sincronização com mais serviços de streaming (Foto: Reprodução)

Por questões de direitos autorais, nenhuma música pode ser ouvida dentro dos respectivos aplicativos, mas ao contrário do Shazam para Android, o Soundhound pelo menos toca um pequeno trecho da faixa, que serve como um preview.

Ambos os produtos tocam videoclipes sem restrições, e fazem um ótimo trabalho ao mostrar o que é tendência no mundo da música, ao exibir listas de mais tocadas, buscadas, ou aquelas que foram encontradas por outros usuários recentemente.

É possível assistir vídeos nos dois aplicativos (Foto: Reprodução)É possível assistir vídeos nos dois aplicativos (Foto: Reprodução)

Disponibilidade: Shazam

Quando pensamos em número de plataformas onde um app pode estar disponível, o Shazam outra vez dá um banho no Soundhound. Enquanto o primeiro possui opções para Android, iOS, Windows Phone, Windows 8 e até Mac OS, o segundo apresenta versões para Android, iOS, Windows 8 e BlackBerry apenas.

Conclusão: Shazam

Como os dois aplicativos são gratuitos, nada impede que você tenha os dois instalados em nossos smartphones, porém, se tivesse que escolher apenas um, ficaria com o Shazam. Se fizermos uma revisão de todos os quesitos apresentados, ou ele venceu seu concorrente, ou ficou em empate. Portanto, é até uma escolha natural.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares