07/04/2015 07h01 - Atualizado em 07/04/2015 07h01

Supercapacitor funciona como bateria e carrega em segundos

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Um time de pesquisadores da UCLA Berkeley, na Califórnia, está trabalhando em um supercapacitor que tem a espessura de uma folha, carrega em segundos e guarda energia tão bem quanto uma bateria. Este último ponto é diferencial do modelo, já que os supercapacitores costumam não armazenar muita energia, não sendo usados em dispositivos mais exigentes.

‘Formigas robôs’ podem ser futuro do trabalho em fábricas; entenda

Supercapacitor carrega em segundos e guarda energia como uma bateria (Foto: Divulgação/UCLA)Supercapacitor carrega em segundos e guarda energia como uma bateria (Foto: Divulgação/UCLA)

A “mágica” acontece por causa do material usado: grafeno. Quando modificado a laser, ele permite recarregar bem rápido e também armazenar energia. A equipe, além de grafeno trabalhado a laser, também usou dióxido de manganês para criar o supercapacitor. Sua capacidade se compara a uma bateria de chumbo-ácido, já que ele é capaz de armazenar 42 watts-hora de energia por litro.

Ainda, o dispositivo se destaca por carregar em poucos segundos e tem vida útil de 10 mil ciclos de recarga. Nos testes realizados na Universidade, ele foi capaz de carregar rapidamente utilizando a energia solar durante o dia, manter a carga e ainda fornecer energia para as luzes LED durante a noite. Com a mesma tecnologia, também foi criado um microcapacitor com um quinto da espessura de uma folha de papel.

Segundo os pesquisadores, quando o aparelho chegar ao mercado, ele será ideal para ser usado em dispositivos vestíveis, como pulseiras fitness e smartwatches, ou até mesmo dentro de implantes médicos, podendo proporcionar avanços na medicina. Porém, será preciso esperar, já que ainda não tem previsão de chegada do aparelho ao consumidor final.

Via Gizmodo e UCLA.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Geraldo Gomes
    2015-04-07T08:13:57

    Algumas tecnologias, apesar de antigas e terem grande possibilidades, estão progredindo muito lentamente. Por exemplo, além dos super-capacitores, temos as memórias flash de alta capacidade e os carregadores de baterias sem fio. No Brasil itens como lâmpadas a Led, e sistemas de auto-geração de energia deviam ser isentas de todos os impostos.