Tablet

30/04/2015 11h30 - Atualizado em 30/04/2015 15h03

Surface Hub: testamos o telão smart da Microsoft que revoluciona reuniões

Elson de Souza
por
da Build 2015

Uma das grandes surpresas da Microsoft para o Windows 10 é o Surface Hub. O telão gigante e smart, que parece uma TV, é a aposta da companhia para conquistar o publico corporativo e mostrar a força da nova plataforma para negócios. Sensível ao toque com os dedos das mãos e canetas especiais, esse que promete ser o sucessor do quadro branco tem versão 4K e dois tamanhos: 55 ou 84 polegadas.

Veja o que rolou no primeiro dia da Build 2015

O TechTudo teve acesso ao aparelho na Build 2015, evento para desenvolvedores que acontece em San Francisco, e traz as primeiras impressões desse "giga tablet" que promete revolucionar reuniões.

Veja, no vídeo abaixo, as principais novidades do Windows 10 apresentadas na Build 2015



Parece TV, mas não é

O primeiro contato com o Surface Hub engana muita gente. Afinal, o aparelho traz um design já conhecido por todos nós, é usado sem mouse e teclado e lembra muito uma SmartTV. No entanto, a função dele é bem distinta: ser um computador central nas salas de reunião e, por que não, de aulas.

O aparelho da Microsoft vem equipado com dois alto falantes na sua parte lateral. Traz duas câmeras, sendo uma de cada lado, que poderão ser usadas para vídeo conferências via Skype. O mensageiro VoIP, aliás, é totalmente preparado para o dispositivo e oferece recursos pensados para empresas.

Surface Hub 6 (Foto: Elson Junior/TechTudo)Surface Hub terá integração com Skype para reuniões a distância (Foto: Elson Junior/TechTudo)

O Surface Hub não traz botões em sua superfície, já que toda interação deve ser feita pela tela, sensível ao toque. O dispositivo traz uma barra de navegação inferior bastante semelhante com a do Windows para tablets, apresentando um botão inicial, um para voltar e a assistente Cortana, que ainda não estava disponível neste primeiro teste.

Caneta turbinada

A Microsoft parece disposta a querer repetir o sucesso que a Surface Pen fez no tablets Pro 3. O Hub chegará equipado com duas canetas, que podem ser fixadas em ganchos laterais  e carregadas.

Surface Hub 4 (Foto: Elson Junior/TechTudo)O Surface Hub vem com duas canetas que podem ser fixadas no aparelho (Foto: Elson Junior/TechTudo)

As canetinhas do Surface Hub receberam um grande upgrade. Além de anotações e desenhos precisos no OneNote, o acessório é capaz de apagar o tracejado com a ponta contrária. Para ter uma ideia, é como se a Surface Pen fosse um daqueles lápis com a borrachinha na ponta, muito prático.

Apps e funcionalidades

O Surface Hub será também a casa dos aplicativos universais do Windows 10. Durante a Build 2015, foi possível conferir as versões do Word, PowerPoint e Excel para o aparelho. O apps de produtividades funcionam muito bem no telão smart e permitem a edição completa do conteúdo.

Outro app que já está portado é o Microsoft Edge, ainda com nome de Project Spartan. De acordo com uma funcionária da Microsoft, presente no local de testes, o Surface Hub roda a versão móvel do Windows 10, ou seja, com acesso apenas aos aplicativos modernos, projetados em blocos dinâmicos. 

Surface Hub 5 (Foto: Elson Junior/TechTudo)Pacote Office está presente no Surface Hub para ajudar em reuniões de negócios (Foto: Elson Junior/TechTudo)

Uma diferença entre o aparelho e a maioria dos produtos com Windows é que este não terá a loja de aplicativo instalada, a Windows Store. O Surface Hub não terá conta de usuário e todos os aplicativos instalados serão negociados diretamente com a Microsoft. Segundo a empresa, isso é necessário para que as corporações tenham total controle sobre o que é instalado no Hub e que não haja nenhuma informação pessoal de funcionários "logados" no aparelho, evitando também o risco de vazamentos.

A interface do sistema operacional é totalmente adaptada para o aparelho e não apresenta as live tiles do Windows 8 e 10 para computadores. O sistema também é multitarefas e permite que as aplicações sejam rodadas em tela cheia ou juntamente com outras, como já é feito na atual versão.

Veja no vídeo abaixo como funciona o Surface Hub


Outra função de destaque é o botão “I’m done” (Algo como “Terminei”). A ideia dele é simples, porém excelente: ao ser pressionado, o Surface Hub vai fechar todos os aplicativos abertos e voltar para a tela inicial, como se tivesse reiniciado. A proposta é permitir uma troca rápida entre reuniões e aulas.

Duas versões gigantes

O Surface Hub tem duas versões: a primeira tem 55 polegadas e a segunda traz 84 polegadas com resolução 4K. A Microsoft ainda não revelou a data de lançamento do aparelho e nem o preço.

Corporativo

O SurfaceHub é sem dúvida um ótimo aparelho para reunião em empresas, trabalhos em grupo e videoconferências. A Microsoft conseguiu produzir um computador totalmente adaptado para apresentações e que tende a ganhar espaço em empresas e até na sala de aula, tamanha sua versatilidade.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Surface 12 (Foto: Elson Junior/TechTudo)Surface Hub está disponível para testes na Build 2015, da Microsoft (Foto: Elson Junior/TechTudo)

Os consumidores comuns, por outro lado, não tem muito o que fazer com ele. Não que o aparelho seja uma aquisição ruim, mas a sua proposta tende a acrescentar muito pouco a quem procura apenas por entretenimento em casa ou não vai utilizar suas ferramentas com objetivo profissional. Além disso, o preço não deve ser nada convidativo, compatível apenas com o bolso de grandes empresas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Henrique
    2015-04-30T12:42:05

    Techtudo ta apagando matéria ou é impressão?