O Windows 10 teve uma nova versão prévia liberada para smartphones na última sexta-feira (10). Voltado para testes, o sistema apresenta uma nova interface com mais detalhes visuais e um conjunto de aplicativos renovados. Se você está na expectativa sobre o que a Microsoft está guardando, o TechTudo traz as suas primeiras impressões.
Cortana pode virar Minion, Harry Potter e muito mais no Windows 10; veja

É possível migrar do Windows 7 para o Windows 10 Technical Preview? Descubra no Fórum TechTudo
Antes de partir para a análise, é preciso destacar que o Windows 10 ainda é um sistema muito imaturo e voltado apenas para quem deseja testá-lo. A Microsoft e o TechTudo não recomendam que a atualização seja instalada no seu smartphone principal, tendo em vista que a plataforma ainda apresenta muitos erros.
Instalação
O processo de instalação da atual versão do Windows 10 é um pouco diferente das versões prévias anteriores. Dessa vez, é preciso baixar e se cadastrar no programa Windows Insider, e selecionar a opção “Insider Fast”, para receber a versão prévia. Alguns aparelhos estão ganhando ainda o Update 2 da versão 8.1 antes da instalação da versão preview.
Interface
O Windows 10 traz as maiores mudanças desde o lançamento do sistema da Microsoft para celulares. A tela inicial, por exemplo, finalmente ganhou um papel de parede atrás das live tiles, lembrando a tela Iniciar do Windows 8.1. Já a lista lateral de aplicativos traz no topo os apps instalados recentemente.

Outra característica forte da nova plataforma é uma unificação do padrão visual com os computadores. As configurações, por exemplo, têm a mesma organização encontrada nos computadores, o que é muito bem-vindo. Já aplicativos como pessoas, calendários, e-mail e Cortana serão os mesmos nas duas plataformas.
A mudança atinge ainda toda a linguagem visual do sistema. Ao invés dos títulos grandes da versão 8.1, há uma barra no topo da tela com um menu semelhante aos do Android e iOS. A Microsoft também abandonou os botões circulares da barra inferior e as chaves de ativação/desativação quadrada, que agora são arredondados.

Os menus trazem fontes consideravelmente menores do que as versões anteriores. Por um lado, há mais informações na tela. Por outro, pessoas com problemas de visão tendem a sofrer para utilizar a plataforma.
Aplicativos
Os aplicativos nativos do Windows 10 ganharam uma atenção especial. A maior parte agora é universal, ou seja, o mesmo nos celulares e nos computadores. Na atual versão prévia, os apps do sistema trazem uma marcação no topo da tela indicando em que estágio de desenvolvimento estão: alpha, bastante “crus” e passíveis de muitos erros; e beta, em estágio mais avançados porém inacabados.

Contatos, por exemplo, traz o mesmo design dos PCs, com fotos redondas e fundo colorido. O app está dividido em três seções: contatos, novidades de redes sociais e outros. A atual versão alpha tem problemas de sincronização com contas do Google e iCloud. Além disso, a interface aproveita mal o espaço na tela, com barras grandes demais e contatos pequenos.

O Outlook Mail, por outro lado, merece mais elogios do que críticas. O novo cliente de e-mails agora unifica todas as contas do usuário em um só lugar, como nos computadores, e traz o suporte a gestos para excluir ou sinalizar uma mensagem. Há ainda uma profunda integração com o calendário, que, por sua vez, está intuitivo e mais poderoso que a versão atual.

O aplicativo de fotos também foi profundamente modificado para se unificar com o PC. Agora ele exibe na tela inicial tanto as imagens armazenadas no telefone como aquelas que estão no OneDrive, aumentando a integração com o serviço. Há ainda um pequeno editor integrado.
A versão para celulares do Project Spartan, por sua vez, não trouxe grandes novidades. O navegador faz praticamente as mesmas coisas do que o Internet Explorer, com a diferença de tem a barra de navegação no topo, como o Chrome Mobile.

O Windows 10 ganhou também novos apps para alarmes, calculadora e mensagens. Todos trazem novos recursos e reúnem diversas funcionalidades anteriormente espalhadas. Acredite se quiser, a Microsoft finalmente lançou um gravador de voz nativo para o sistema. Algo tão simples, mas até hoje ausente no Windows Phone.
Desempenho e problemas encontrados
Como se trata de uma versão preview, o Windows 10 ainda apresenta muitos erros de desempenho. Durante nossos testes, foi bastante frequente o fechamento inesperado dos novos aplicativos da Microsoft. Além disso, o Lumia 920 teve problemas para fazer capturas de tela, baixar pacotes de idiomas, habilitar a Cortana e a tela de espera (Glance Screen).

De forma geral, o sistema apresenta ainda mais lentidão e instabilidade do que a versão 8.1, reforçando o aviso da Microsoft para não instalá-lo no telefone principal. Pesquisando na Internet, é possível encontrar diversos relatos de erros específicos para cada Lumia em que o sistema foi instalado.
Conclusão: um longo caminho pela frente
Fazer qualquer tipo de julgamento definitivo com o Windows 10 agora é bastante precoce e injusto. O sistema não foi lançado oficialmente e seus problemas são compreensíveis para uma versão técnica. A Microsoft, aliás, incluiu o app Windows Feedback, para que usuários façam comentários sobre erros e deem sugestões para melhorar a plataforma.
Olhando pelo lado bom do que foi apresentado até aqui, é possível perceber que a companhia está mais empenhada em reforçar o seu sistema do que nas últimas atualizações. A integração com os computadores é uma tendência que veio para ficar e que pode fazer com que o sistema se torne mais atrativo diante do Android e iOS.