A Siri finalmente aprendeu a falar o Português do Brasil, após anos de expectativas de usuários do iPhone e iPad. A assistente pessoal chega com capacidade de abrir aplicativos, postar no Twitter e Facebook, realizar ligações, FaceTime, entre outros. Se você está curioso para saber como a Siri se sai em nosso idioma, confira os testes do TechTudo.
Apple lança iOS 8.3 para iPhone e iPad com Siri em português e novos emojis

Como ativar a Siri em Português:
Após baixar o iOS 8.3 para o seu dispositivo, é preciso alterar as configurações do sistema para que a assistente pessoal possa começar a entender o nosso idioma. O primeiro passo é acessar os Ajustes do iOS, tocar na guia geral e, em seguida, em Siri. Nessa tela, basta escolher a opção “Português (Brasil)” em Idioma. Pronto!
Voz da Siri
Sucesso em países, a voz da Siri em nosso idioma gerava uma certa expectativa. Mas o recurso decepciona: embora seja possível entender o que é dito pela assistente, ela possui uma voz bastante robótica e artificial, especialmente se comparada à arquirrival Google Now. Além disso, há frases truncadas e faltam até preposições em alguns casos, o que indica que há um longo trabalho pela frente.

Variedades de comandos
A lista de comandos da Siri é até melhor que o esperado para o nosso idioma. Ao todo, a assistente pode fazer aproximadamente 20 tipos de tarefas diferentes, que podem ser acionadas a partir de linguagem casual. Por exemplo, para saber o tempo, basta perguntar “Como está o tempo hoje” ou “Está chovendo lá fora?”.

O usuário pode fazer uma chamada via FaceTime com um contato, abrir aplicativos, enviar mensagens, fazer notas, consultar o caminho de casa ou trabalho, procurar por restaurantes na região, publicar status no Facebook ou Twitter, entre outros. Para saber tudo o que a Siri entende, pergunte à assistente: “O que posso falar?”

A Siri é capaz de entender ditados de até média duração. Durante nossos testes, a assistente conseguiu criar uma nota com três fases devidamente pontuadas. Um detalhe importante é que é preciso inserir cada ponto individualmente. Para isso, diga “ponto de interrogação”, “vírgula”, “reticências” no decorrer das orações, por exemplo.
Qual o melhor assistente de voz, S-Voice, Google Now ou Siri VoiceMate? Comente no Fórum do TechTudo
Precisão dos comandos
Durante os nossos testes, a Siri apresentou um resultado satisfatório na compreensão dos nossos comandos. A assistente foi capaz de entender o que perguntamos em cerca de 80% dos casos. O erro mais comum é a troca de uma ou outra palavra durante o ditado, o que afeta o sentido geral da frase.

A precisão dos comandos da Siri, no entanto, pode variar de acordo com muitos fatores. Em primeiro lugar, quanto mais perto do dispositivo e mais silencioso for o ambiente, melhor serão os resultados. Outros elementos que podem influenciar é o sotaque do indivíduo, a altura da voz e também a rapidez da fala. Ou seja, a precisão vai variar individualmente.
Privacidade

Se você já pensa em sair usando a Siri por aí, muito cuidado. A assistente pode colocar seus dados e dos seus contatos em riscos. Ao pedir para mandar uma mensagem ou fazer uma ligação, por exemplo, a assistente pessoal pode ler os números do seu contato, caso ele tenha mais de um telefone. Sendo assim, pense bem antes de usar a assistente em público.
Ácida e bem humorada
Assim como na versão americana, a Siri veio cheia de piadinhas e respostas ácidas na para o Brasil. O usuário pode pedir que a assistente pessoal conte uma piada, uma história, entre outros. Infelizmente, a voz robótica atrapalha a experiência, mas você deve se divertir bastante com as falas. E nada de palavrões, certo? A Siri não gosta desse tipo de coisa.
