Sistemas Operacionais

29/04/2015 13h15 - Atualizado em 29/04/2015 19h58

Microsoft Edge: nome do sucessor do IE no Windows 10 é revelado na Build 2015

Elson de Souza
por
da Build 2015

A Microsoft apresentou mais novidades do Windows 10 durante a Build 2015, evento para desenvolvedores que acontece entre 29 de abril e 1º de maio, em San Francisco. O Project Spartan, navegador sucessor do Internet Explorer, mudou de nome: agora é Microsoft Edge, integrado à Cortana. Outras surpresas da companhia incluem o HoloLens e a chegada de apps do Android e iOS ao Windows 10. A data de lançamento do sistema, porém, permanece um mistério. O TechTudo está presente na conferência e conta tudo o que acontece em todas as áreas: software, hardware e games. 

Saiba Tudo Sobre o Windows 10

Veja, no vídeo abaixo, as principais novidades do Windows 10 apresentadas na Build 2015


Satya Nadella, atual CEO da Microsoft, iniciou o discurso que abriu o evento falando sobre o passado. "De fato, estamos voltando à verdadeira origem da companhia", disse. "A Microsoft foi fundada por dois desenvolvedores que tinham a ambição de motivar desenvolvedores a criar grandes coisas. A nossa missão é dar poder para todas as pessoas e organizações do planeta para conquistarem mais", lembra.

A nostalgia se explica: O Windows 10, sucessor do Windows 8, traz de volta uma série de recursos para os computadores, incluindo um renovado Menu Iniciar, após pedidos e críticas ao atual software. Cross-platform, o Windows 10 vai funcionar no computador, no smartphone e no tablet sob um único código.

Build Microsoft 16 (Foto: Elson Junior/TechTudo)Build 2015, evento da Microsoft para desenvolvedores revela o futuro do Windows 10 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Terry Myerson, vice-presidente de software, aproveitou para criticar a concorrência e reforçar o conceito. "Com a Apple, você pode escolher entre investir no Mas OS X ou no iOS. Com o Google, em investir no Android ou no Chrome OS. O Windows é um único sistema operacional", disse Myerson.

Windows 10 e Office rodam em smartsphones e computadores com o mesmo visual (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows 10 e Office rodam em smartsphones e computadores com o mesmo visual (Foto: Reprodução/Microsoft)



"O Windows 10 representa uma nova geração do Windows, construída para uma era de uma computação mais pessoal", disse Nadella, citando Raspberry Pi, computadores holográficos e celulares. "Temos uma plataforma unificada. Tudo, do Raspiberry Pi ao HoloLens, é feito para um sistema", afirma.

Microsoft Edge

Após muita expectativa, a Microsoft finalmente apresentou o nome do seu novo navegador: Microsoft Edge. A novidade foi recebida com surpresa, já que Spartan era o nome favorito dos consumidores. Até o chefe do Windows, Joe Belfiore, se enrolou ao falar do navegador, chamando-o pelo antigo nome.

Microsoft Edge (Foto: Reprodução)Microsoft Edge é o nome do novo Internet Explorer, antigo Project Spartan (Foto: TechTudo/Elson de Souza)



Partindo para as funcionalidades, o Edge terá ainda aplicativos da web e extensões integradas, podendo ser facilmente importadas do Chrome. A gigante de software mostrou ainda uma nova página inicial do navegador, que reunirá sites mais visitados e também informações importantes, aproveitando as capacidades da Cortana e a novíssima função de anotações.

Continuum

A Microsoft dedicou parte do tempo para demonstrar como o Continuum vai funcionar entre computadores e tablets. Nesses dispositivos, o Windows vai ser capaz de adaptar a interface automaticamente para telas sensíveis ao toque ou mesmo para as comum, que usam mouse e teclado.

Já os Lumias apresentarão uma interface com área de trabalho, como a de computadores, ao serem conectados a monitores, mouse e teclados via USB ou Bluetooth. A novidade promete transformar os celulares em “PCs portáteis”, capazes de editar mais confortavelmente documentos do Pacote Office, em programas como Word, PowerPoint e Excel, por exemplo.

O Continuum para smartphones deve funcionar apenas com os aplicativos modernos. Ou seja, aqueles criados para dispositivos móveis, baseados em blocos dinâmicos. Sendo assim, não será possível abrir um aplicativo de desktop antigo ou mais pesado, baseado em sistema Win32.

Hololens

Partindo para o HoloLens, a Microsoft demonstrou mais um pouco sobre como o aparelho vai funcionar. Além dos hologramas tridimensionais, os óculos também poderão as tradicionais janelas de aplicativos de computadores em qualquer lugar do ambiente. O HoloLens oferecerá a possibilidade de redimensionar as telas flutuantes, ajustando o tamanho do seu interesse.

Além disso, será possível pedir para que elas lhe acompanhem pela casa, o que pode ser ótimo para quem não quer perder nenhum detalhe de um filme.

HoloLens Build 2015 (Foto: Reprodução/Microsoft)HoloLens é demonstrado na Build 2015, agora com robôs e outras aplicações (Foto: Reprodução/Microsoft)


Os óculos holográficos da Microsoft também poderão ser controlados por mouse, além dos dedos da mão, fazendo gestos no ar. O suporte a essa interação promete agradar quem precisa de mais precisão para trabalhar, além de trazer uma certa familiaridade para este “novo mundo”.

Hologramas para ensino

O HoloLens também deve ganhar funções focadas em medicina e ensino. A Microsoft anunciou parceria com universidades e institutos de saúde para recriar modelos tridimensionais do corpo humano e ajudar a verificar com mais detalhes um osso quebrado, o sistema circulatório e outros. A habilidade deve ser estendida também para áreas como arquitetura, engenharia, design, entre outras.

A Microsoft deu ainda mais detalhes de como o HoloLens é construído para oferecer uma experiência totalmente livre de fios e ajustável à anatomia do usuário. Os óculos da Microsoft não necessitarão de conexão com smartphones para funcionar, como ocorre atualmente com o Google Glass e outros rivais.

O Windows 10 também vai apostar pesado na Internet das Coisas (IoT). Os HoloLens também serão capazes de interagir com objetos reais e construir hologramas a partir deles, como foi demonstrado com um robô. O dispositivo pode também escanear o ambiente, perceber mudanças e até propor soluções, caso necessário.

Proposta ousada

A Microsoft bateu o martelo e anunciou uma proposta ousada: ter um bilhão de dispositivos rodando o Windows 10 em até três anos após o lançamento. O número seria superior à quantidade de usuários com Androids KitKat e iOS 8 no mundo. No entanto, a conta deve incluir dispositivos atualizados, e não somente os novos, e abranger todas as categorias de aparelhos suportados.

Microsoft 1 Billion (Foto: Reprodução/Microsoft)Em até três anos a Microsoft (Foto: Reprodução/Microsoft)

Para atrair tantas pessoas, a Microsoft promete facilitar a vida de quem usa computadores: a Windows Store vai incluir apps .NET e Win32 (versões para desktop). Sendo assim, o usuário de PC não vai mais precisar baixar os instaladores separadamente.

A Build 2015 deu ainda mais alguns detalhes sobre os apps universais. Ao mostrar o aplicativo do USA Today, programa popular nos Estados Unidos, foi possível continuar o mesmo artigo aberto nos computadores em na versão para os smartphones Lumias. Tudo estava sincronizado na nuvem. Mesmo conceito que será usado em seus próprios programas, como o Office.

Office 2016

Em uma bancada repleta de dispositivos, entre computadores Windows e um iPad, Nadella mostrou rapidamente como a nova interface do Office 2016 vai se comportar em diferentes plataformas e integrada à rotina dos usuários, com conexões com outros aplicativos e acesso rápido a informações.

Office 2016 (Foto: Reprodução/Microsoft)Satya Nadella, CEO da Microsoft, mostra como funciona o novo Office 2016 (Foto: Reprodução/Microsoft)

O Outlook 2016, parte do pacote, ganhou uma parceria com o polêmico Uber, serviço de aluguel de carros de passeio, que poderá ser integrado com o calendário do app. Assim, é possível ser avisado antes de um evento e já chamar um carro para transportar o usuário em pouquíssimos passos.

Visual Studio

Uma novidade que veio para agradar os desenvolvedores - e os consumidores que terão novos apps - foi uma nova e atualizada ferramenta de desenvolvimento completa, gratuita, para todos os sistemas e também para nuvem. A Microsoft anunciou que o Visual Studio será disponibilizado gratuitamente não só para Windows (VS Code), mas também para Linux, Mac OS X (Apple) e via browser.

Visual Studio (Foto: Reprodução/Microsoft)Visual Studio promete agradar desenvolvedores e consumidores (Foto: Reprodução/Microsoft)

A grande promessa para os consumidores é de que a manobra da Microsoft possa atrair mais desenvolvedores e aplicativos para o Windows 10, já que torna a plataforma de desenvolvimento da empresa bastante atrativa. O download estará disponível a partir desta quarta-feira (29).

Apps Android e iOS no Windows

A Microsoft resolveu radicalizar a sua tentativa de atrair mais apps para a Windows 10. Em uma iniciativa batizada de Plataform Bridge, ponte entre plataformas, a empresa vai trazer os apps do Android e iOS para os seus celulares.

O Windows 10 trará uma espécie de “subsistema” Android embutido, que rodará os apps do sistema rival, substituindo os serviços do Google pelos da Microsoft. Além disso, o Visual Studio ganhará uma visualização para a plataforma do robô, permitindo a conferir como o app ficará nos smarts que não são Windows.

A compatibilidade com os apps do iOS chegou cercadas de cutucada à rival Apple. Um executivo da Microsoft chegou a dizer que os desenvolvedores poderão visualizar todas as "bizarrices do Objective C", o código de apps do iOS. Além disso, a empresa mostrou um jogo onde maçãs eram destruídas e uma conquista da Xbox Live foi desbloqueada celebrando o fato.

Atualização gratuita por um ano

A Microsoft lembra ainda que a atualização para o Windows 10 em dispositivos Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 novos ou existentes é gratuita para os que a fizerem ainda no primeiro ano. 

A desenvolvedora do Windows transmite, ao vivo, a Build 2015 e suas sessões para desenvolvedores no site (microsoft.com/build2015). Acompanhe as novidades sobre o evento no TechTudo.com.br.

Sem datas e sem novos produtos

A Microsoft fez jus à proposta da Build e deixou muitas coisas aguardadas de fora da conferência. O Windows 10 segue sem uma data de lançamento oficial e os fãs dos smarts Lumias vão continuar à espera de um top de linha.  A Build acontece até sexta-feira (1º) com cobertura do TechTudo diretamente de São Francisco, nos Estados Unidos.   

*Colaborou Melissa Cruz

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Fontenelle
    2015-04-29T18:09:25  

    Acho que a Microsoft deu um enorme passo com as novidades apresentadas hoje. Distribuir o Windows 10 e o Visual Studio gratuitamente, permitir a migração fácil de apps de outras plataformas para o Windows, estabelecer um sistema único para todos os dispositivos e transformar literalmente celular em mini-pc, aliado à imensa quantidade de usuários fidelizados no desktop... Isso vai, certamente, redesenhar o mercado e, provavelmente, em médio prazo, fazer com que o Android e IOS passem a brigar pelo segundo lugar. Falta só uma coisa: hardware c/ qualidade e design capaz de bater a concorrência.

    recentes

    populares

    • Andre Fontenelle
      2015-04-29T18:09:25  

      Renato visual studio já tem uma versão gratuita pra quem desenvolve apps pra store.. a versão paga é a enterprise

    recentes

    populares

    • Andre Fontenelle
      2015-04-29T18:09:25  

      Marcelo sim, claro, vc pode usar a versão community. Mas para empresas não.

  • Celso Costa
    2016-06-23T10:56:11

    Daqui a pouco muda novamente o nome...o produto perde a identidade.

  • Thiago Silva
    2015-05-06T10:36:16

    Vou continuar chamando de Spartan, Microsoft Edge é piada, tão copiando a Samsung é?

  • Peter
    2015-04-30T10:53:37  

    Enquanto isso, a Apple e a Google (empresas as quais a Microsoft SEMPRE faz questão de rebaixar ou ironizar em suas apresentações) valem o dobro do seu valor de mercado, crescem constantemente, sempre inovando. Dizer que a Apple e a Google não são elucidadas em suas criações e iniciativas é besteira. Gosto da microsoft, tenho 1 macbook e 1 PC em casa, justamente pelas vantagens e desvantagens que cada qual possui. Mas odeio a politica de publicidade da Microsoft na divulgação de seus produtos. Prefiro Google e Apple, mais autênticos, sequer mencionam concorrentes em seus eventos, fazem por si.

    recentes

    populares

    • Peter
      2015-04-30T10:53:37  

      Deixa de ser trouxa cara! Você tem que se tocar que a maioria dos pc's do mundo utilizam o windows, o dono da microsoft é o cara mais poderoso do mundo, o windows é o SO que revolucionou o mercado dos computadores. Fica aí nesse bla bla bla com MAC OS, sistema que não sai da mesmice, a MS tem que tirar sarro mesmo. Você deve ser daqueles que ficam fazendo selfie no espelho pra postar em rede social e todo mundo ver a maçã da apple na parte de trás do aparelho. Já utilizei várias distros linux, mac os e windows, ainda não vi uma que tenha menos incompatibilidades com hardware que o windows.

    recentes

    populares

    • Peter
      2015-04-30T10:53:37  

      Da pra ve o qnt esse Peter está bem informado kkkkkk

  • Ademir Silva
    2015-04-30T07:32:34  

    Até vou usar o Win10, mas jamais deixarei meu Imac com o SUPER sistema IOS que é matador, nunca o windows chegará nos pés da APPLE, nem em hardware!!!! desculpe aos Fâs BOISSS da microsofteeeeee!

    recentes

    populares

    • Ademir Silva
      2015-04-30T07:32:34  

      Cara o seu super IOS roda no iPhone e não no iMac, e na moral, a Apple não é tudo isso. Com Window$ e Linux, no que diz respeito à desenvolvimento, é possível fazer as mesmas coisas, por meios diferentes devido à serem SOs diferentes, resumindo, o preço cobrado é apenas devido à embalagem e aparência de produtos.

    recentes

    populares

    • Ademir Silva
      2015-04-30T07:32:34  

      Hardware? Da pra ve o qnt os usuários Applegays entendem das coisas hahhahaa

  • Peter
    2015-04-30T10:45:29

    Enquanto isso, a Apple e a Google (empresas as quais a Microsoft SEMPRE faz questão de rebaixar ou ironizar em suas apresentações) valem o dobro do seu valor de mercado, crescem constantemente, sempre inovando. Dizer que a Apple e a Google não são elucidadas em suas criações e iniciativas é besteira. Gosto da microsoft, tenho 1 macbook e 1 PC em casa, justamente pelas vantagens e desvantagens que cada qual possui. Mas odeio a politica de publicidade da Microsoft na divulgação de seus produtos. Prefiro Google e Apple, mais autênticos e não mencionam Microsoft e seus defeitos em seus eventos.

  • João Henrique
    2015-04-30T08:50:34  

    Bastante comentário positivo aqui, e torço que de um ótimo sistema e tudo de certo...mas deixa eu jogar uma pedra aqui, quantos de vcs comentando serem fãs e usarem tudo da microsoft, já pagaram pelos produtos da mesma?

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2015-04-30T08:50:34  

      Amigão o fato dela ser muito pirateada é castigo por ter copiado o Windows da Apple e sabotado o Netscape!

  • Luiz Santo
    2015-04-30T09:31:24

    De nada importa se a oferta de apps é a pior das 3 plataformas. E os que existem na grande maioria são desatualizados e versões beta. Enquanto a M$ não reformular drasticamente isso haverá pouco interesse dos usuários em integrar PC e celulares.

  • Miguel Lima
    2015-04-29T23:23:02  

    PARTICIPO DE RELEESEE DO WINDOWS DESTE O XP MELHOROU MUITO A PARTIR O WIN 8 , SE FIZER TUDO QUE ESTA PROMETENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE TODOS OS APARELHOS VAI FICAR SHOWS É O QUE FALTA. PORQUE SÓ O WINDOWS É PIRATEADO? PORQUE É O MELHOR.

    recentes

    populares

    • Miguel Lima
      2015-04-29T23:23:02  

      Pá o Windows é pago, é muito caro!!! Por isso é mais pirateado, se fosse de graça não seria pirateado!!

    recentes

    populares

    • Miguel Lima
      2015-04-29T23:23:02  

      Thiago Resende, o Linux é de graça, e nem por isso consegue ameaçar a supremacia do Windows. Linux pode ser mais seguro, mas é bem menos amigável - daí, a quantidade enorme de Windows piratas.

  • Sergio Silva
    2015-04-30T08:15:37  

    Este é o grande mérito da Microsoft: não se acomodar nunca, nem em cenários de sucesso. Torço para que o Windows 10/Edge corresponda às expectativas de todos.

    recentes

    populares

    • Sergio Silva
      2015-04-30T08:15:37  

      Grande mérito? Até recentemente no windows seven e até o ie 11 a microsoft tinha se mostrado estagnada e retrógrada no mercado, persistindo na velha fórmula de sempre. Se ela começou a mudar no 8 e agora no 10 é pq o mercado exigiu isso dela, não tem nenhum mérito nisso.

  • Leandro Perrotta
    2015-04-29T22:41:49

    Uso Linux a 7 anos, sendo a distro Arch a 3 anos, sendo esta a mesma instalação, jamais formatada. Neste tempo, vi ansioso o lançamento do Vista, 7, 8, e 8.1. Me considero um grande fã da Microsoft, porem, frustado. Todos sistemas foram instalados assim que lançados na qual tentei, com todas minhas forças, abandonar o Linux. Todas versões falharam miseravelmente em me manter longe do Linux, no melhor dos casos me segurou apenas cerca de 1 mês antes de eu desistir devido aos intermináveis problemas e instabilidade. Mas, ainda assim, estou novamente ansioso para testar o 10!

  • Elton Freitas
    2015-04-29T22:45:47

    Acho bom que ainda há empresas que querem inovar ao invés de vender a mesma coisa só que mais caro e com um número diferente. Claro que há tropeços nesse avanço, mas pelo menos a Microsoft não para de tentar inovar. Fico feliz com o fim do Internet Explorer e espero que esse novo navegador não tenha nada a ver com ele. Enfim acho que a a empresa das janelas merece seu parabéns e que seja bem sucedida no que pretende. Seu computador por acaso é windows?

  • Hugo Fraga
    2015-04-29T22:33:43

    Microsoft >> all

  • Lucas Angulo
    2015-04-29T21:18:50

    Será que é bom mesmo? Falaram tanto do IE9 ...

  • Isaias Freitas
    2015-04-29T21:18:29

    Lindo essas novidades.

  • Diego Rodrigues
    2015-04-29T19:48:16

    AGUARDANDO SAIR A CM DO WINDOWS PHONE

  • Bruno Ribeiro
    2015-04-29T16:55:09

    um dos motivos que estou querendo sair do lumia é a falta de aplicativos, tendo em vista que acho o windows phone 8.1 um sistema muito bom, mas atualmente android e ios estão mais vantajosos, pela quantidade de apps

  • Ronaldo
    2015-04-29T17:03:39

    Se os melhores sites se adaptam a todos os dispositivos, o sistema operacional também deveria. Parabéns Microsoft pela iniciativa!

  • Tarcisio Henrique
    2015-04-29T15:58:48  

    Muito Bom! Mais Cadê a Cortana em PT e Novos Aparelhos Lumias e Windows 10 Mobile?

    recentes

    populares

    • Tarcisio Henrique
      2015-04-29T15:58:48  

      Esse evento é voltado para desenvolvedores, por isso não foi apresentado produtos novos

    recentes

    populares

    • Tarcisio Henrique
      2015-04-29T15:58:48  

      Calma cara, ainda tem sexta-feira para sair alguma notícia sobre"!!!

  • José Pandolpho
    2015-04-29T16:56:44

    Legal. Mas além de incorporar uma infinidade de funções que 90% dos usuários nunca usam por acaso corrigiram os problemas que o 7 e 8.1 tem?

  • Bruno Ribeiro
    2015-04-29T16:49:10

    o nome Spartan é bem mais legal

  • Lenon
    2015-04-29T15:52:47  

    Estou muito ansioso com todas essas novidades.

    recentes

    populares

    • Lenon
      2015-04-29T15:52:47  

      Pela primeira vez em muitos anos, a Microsoft está conseguindo ser mais cool do que todas as grandes concorrentes, inclusive a Apple. O ecossistema Microsoft está cada vez melhor. SEm dúvida, não me arrependo por ter trocado MacBook e iPhone por Windows e Lumia.