Computadores

10/05/2015 06h00 - Atualizado em 10/05/2015 13h14

Computador menor que uma banana faz ‘de tudo’ e custa só nove dólares

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Quando se fala em computador barato, ninguém pensa em algo por menos de R$ 30. Mas essa é a proposta do CHIP, que alega ser o primeiro computador de US$ 9 do mundo (cerca de R$ 27). Menor que uma banana, o pequeno dispositivo pode navegar na internet, rodar games, executar músicas e operar programas de escritório, assim como nossos desktops usuais.

Dia das Mães: Doodle do Google reúne amor por filhos e filhotes

CHIP, o único computador de 9 dólares do mundo (Foto: Divulgação/Next Thing)CHIP, o 'único computador de 9 dólares do mundo' (Foto: Divulgação/Next Thing)

O CHIP pode ser conectado a qualquer monitor, tanto VGA quanto HDMI. Para usá-lo, basta ligar a tela e o dispositivo de entrada. Ele roda sistema operacional próprio, de código aberto, baseado em Debian GNU/Linux. A interface gráfica é fácil de usar e se assemelha com Windows e Linux, o que torna o minúsculo computador familiar.

Interface do sistema operacional do CHIP (Foto: Divulgação/Next Thing)Interface do sistema operacional do CHIP (Foto: Divulgação/Next Thing)

Ele vem equipado com processador de 1 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento. A navegação pela web é feita via Wi-Fi, havendo ainda conectividade Bluetooth 4.0. O CHIP suporta sensor de câmera e tela de LCD de forma nativa, vindo instalado com programas open source como GIMP, LibreOffice e VLC.

Mas não só o software tem código aberto, o hardware também é. Todos os arquivos de projetos, layout PCB (placa de circuito impresso) e listas de materiais estão disponíveis gratuitamente para download na comunidade criada pela Next Thing, empresa desenvolvedora.

Onde comprar peças de computador baratas aqui no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo

A companhia criou o PocketCHIP, componente que transforma o CHIP em um computador portátil. Ele possui tela touch de 4,3 polegadas (470 x 272 pixels), teclado QWERTY e bateria com autonomia de 5 horas. Basta encaixar o CHIP dentro da carcaça e ir para qualquer lugar. Quando quiser usá-lo como desktop, é só tirar e conectá-lo ao monitor habitual.

PocketCHIP transforma CHIP em computador portátil (Foto: Divulgação/Next Thing)PocketCHIP transforma CHIP em computador portátil (Foto: Divulgação/Next Thing)

O eletrônico está sendo vendido por meio de crowdfunding no Kickstarter. Com 29 dias para terminar, a campanha já arrecadou quase o triplo do pedido – as contribuições passam dos US$ 147 mil (R$ 440 mil), apesar de o objetivo ter sido de US$ 50 mil (R$ 150 mil).

O pacote básico, de US$ 9, inclui um CHIP e um cabo conetor. Ele começará a ser entregue em dezembro e, para o Brasil, há uma taxa de envio de US$ 20 (R$ 60). Os apoiadores têm opções de US$ 24 (R$ 70), US$ 49 (R$ 150), US$ 98 (R$ 300), US$ 150 (R$ 550) e US$ 489 (R$ 1460), cada um com diferentes recomepensas. O mais caro vem com dez 10 unidades do CHIP e 10 do PocketCHIP.

A particularidade do Kernel Hackers (US$ 150) é que ele é voltado para desenvolvedores de Linux que querem ajudar ativamente no projeto. Ele inclui cinco unidades do CHIP, uma do PocketCHIP e uma versão Alpha do CHIP, para que os programadores possam criar o software.

CHIP é menor que uma banana (Foto: Divulgação/Next Thing)CHIP é menor que uma banana (Foto: Divulgação/Next Thing)

Via Kickstarter 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cirilo
    2015-05-11T04:25:13  

    Não entendi essa banana.

    recentes

    populares

    • Cirilo
      2015-05-11T04:25:13  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk morrendo de rir. Falando sério, a própria legenda abaixo da foto da banana já explica que é pra mostrar que o chip é bem menor que uma banana.

    recentes

    populares

    • Cirilo
      2015-05-11T04:25:13  

      Na real ninguem sabe nada.. e comenta pelo simples prazer de dar sua opinião baseada em porcaria nenhuma.. isso foi uma "joke" fazendo referência ao Banana Pi outro microcomputador pequeno e de baixo custo.

  • Eduardo Oliveira
    2015-05-10T14:13:31  

    O bom são os diversos links para a página do projeto e para saber mais do assunto... não, pera...

    recentes

    populares

    • Eduardo Oliveira
      2015-05-10T14:13:31  

      fala isso pro Thor Batista!!!

    recentes

    populares

    • Eduardo Oliveira
      2015-05-10T14:13:31  

      Só selecionar a palavra e arrastar um pouco para o lado que automaticamente abre uma nova aba com a pesquisa selecionada :)

  • Diogo
    2015-07-08T12:50:09

    Ou seja, convertendo $9 dá R$350 nos mercados brasileiros disponíveis, incrível!!!!

  • Wilson Gomes
    2015-06-23T22:38:06

    O Malafaia curtiu a banana.

  • Fabio Maiche
    2015-05-10T21:30:41  

    Eu acho que o cara que fez essa matéria gosta de sentar na banana, não tinha outro objeto melhor não?

    recentes

    populares

    • Fabio Maiche
      2015-05-10T21:30:41  

      Robson além de não ler a materia, tem deficiência em português. Os politicamente correto?

    recentes

    populares

    • Fabio Maiche
      2015-05-10T21:30:41  

      Pessoal leva tudo por trás.. eauehuaheuaheuaheu

  • Thiago Cruz
    2015-05-11T08:54:53  

    R$ 30,00 sem contar os impostos, quando chegar e se chegar, porque as empresas tem que ter cadastro para atuar no Brasil, um monte de burocracia, que faz varias empresas desistir, ai junta todos esses gastos com o imposto, num sair por menos de R$ 300,00

    recentes

    populares

    • Thiago Cruz
      2015-05-11T08:54:53  

      esses que discordam, aposto o que quiserem de que estou certo, isso se o produto chegar a ser vendido no Brasil.

    recentes

    populares

    • Thiago Cruz
      2015-05-11T08:54:53  

      Vinicius Santos, exatamente o que pensei. Espero não ser taxado, kkkkk!

  • Leandro Ramos
    2015-05-12T09:30:54

    Para que isso dê certo, o navegador tem que abrir as versões mobile de redes sociais, por exemplo. Uma simples navegação no Facebook e mais algum site cheio de javascript já arrebentam com a máquina.

  • Lucas Barbosa
    2015-05-11T17:28:56

    legal, pena o frete ser 20 usd

  • Maria Tremedeira
    2015-05-11T10:44:36  

    No Brasil R$ 1500,00 + o frete

    recentes

    populares

    • Maria Tremedeira
      2015-05-11T10:44:36  

      Falou a intelectual..devia ta trabalhando na nasa vai te cata

    recentes

    populares

    • Maria Tremedeira
      2015-05-11T10:44:36  

      Não amigo, basta você assistir jornal 1 vez por dia e ler pra saber a situação do país que eu vivo. Não precisa trabalhar na Nasa.

  • Danilo Matias
    2015-05-11T12:47:36

    Bruna Nara e Cirilo. Comparar a uma banana é um meme comum na internet, simplesmente por escala, para haver algo em que o pessoal de casa possa compreender o tamanho. Pesquisem no google o termo "Banana for scale" que traduzindo é basicamente "banana por escala" e entenderão.

  • Brunna Nara
    2015-05-11T11:09:59

    Compara-lo à banana me pareceu ironia a Apple!

  • Brunna Nara
    2015-05-11T11:06:34

    Compara-lo com uma banana me pareceu uma ironia a Apple (maçã)!! =))

  • Nilton
    2015-05-11T10:57:42

    A banana é para dizer que é preço de banana, mas até as bananas estão caras hoje em dia, quando chega no Brasil as coisas mudam.

  • Joao Silva
    2015-05-11T10:20:45

    Nada haver a banana , deveria ser um pepino q se compara mais com o produto.

  • Joao Silva
    2015-05-11T10:15:18

    Que bananão !!!

  • Rui
    2015-05-11T09:58:09

    vem com entrada USB ? aí conecta com um HD externo, fica jóia

  • Anderson França
    2015-05-11T09:44:14

    Banana for scale. 9gagers entenderão

  • Diego Anjos
    2015-05-11T01:25:18

    Pessoal, pesquisem por Mário Kozel Filho ai vocês irão entender o porque dos milicas arrancaram os dentes da Dilminha.

  • Rodrigo Perez
    2015-05-11T08:09:06

    Só faltou dizer que o adaptador de vídeo é separado, mas de resto, excelente informação. Obs.: Poderiam colocar o link para o CHIP no Kickstarter.

  • Leonel Reis
    2015-05-11T07:47:59

    Comparar um chip com uma banana??? Me parece bem sugestivo...

  • Shartzwejnesky Ribeiro
    2015-05-11T07:32:36

    Vi no site, trata-se do raspberry pi

  • Rafael Lima
    2015-05-11T01:40:40

    Finalmente uma matéria realmente interessante !!

  • Carlos Neto
    2015-05-10T22:47:16  

    9 dolares é isento de importação pelo aliexpress. Nao vai adiantar o governo taxar 11111666661623637373 %

    recentes

    populares

    • Carlos Neto
      2015-05-10T22:47:16  

      Engano seu, se resolverem tributar não pode reclamar.

    recentes

    populares

    • Carlos Neto
      2015-05-10T22:47:16  

      Não é fácil assim. Agora estão tributando praticamente tudo! Só é isento se vc conseguir comprovar que a encomenda não é fruto de uma venda, e sim uma "doação" ou "presente" de pessoa física para pessoa física.

  • William Mendes
    2015-05-10T23:19:31  

    Melhor que Chromebook, faz tudo o que ele faz, afinal, tem Wifi e acessa a internet, e não custa o preço de um notebook

    recentes

    populares

    • William Mendes
      2015-05-10T23:19:31  

      Quero ver você usar esse computador básico com sistema básico para trabalhar com artes visuais, vídeos, imagens, e edição dos mesmos sem a perfeita definição de imagem do chromebook. Não fale besteira ok?

  • Coliforme Fecal
    2015-05-10T12:48:23  

    Eles não tem mais o que inventar mesmo. Computador com formato de banana, onde vamos parar!

    recentes

    populares

    • Coliforme Fecal
      2015-05-10T12:48:23  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk A matéria.....Mas os comentárioskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Coliforme Fecal
      2015-05-10T12:48:23  

      Coliforme, ninguem te entendeu klkkkkkk, mais de 400 pessoas burras metidas a espertas.