Sistemas Operacionais

04/05/2015 18h33 - Atualizado em 04/05/2015 19h36

Novo smart com Linux deve chegar com recurso de continuidade; veja

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Canonical, responsável por uma das variações do Linux, o Ubuntu, está desenvolvendo um novo smartphone que terá uma função de continuidade entre dispositivos bem semelhante ao que a Microsoft está oferecendo no Windows 10 para celulares. Mark Shuttleworth, um dos fundadores da Canonical, confirmou a novidade nesta segunda-feira (4) em um vídeo no YouTube, mas deu poucos detalhes.

Linux: Tudo o que você precisa saber antes de começar a usar

Canonical terá sistema parecido com continuidade do Windows (Foto: Divulgação)Canonical terá sistema parecido com continuidade do Windows (Foto: Divulgação/Canonical)

O recurso de continuidade é simples de entender: o usuário poderá iniciar um aplicativo no celular e continuar a trabalhar nele no desktop. Tudo com as mesmas propriedades, não somente no documento como também no programa, com visual, menus, conteúdo, tudo rigorosamente igual, independente do dispositivo no qual esteja rodando.

O que fazer se o celular cair na água? Veja no Fórum do TechTudo

No entanto, assim como acontecerá no Windows 10, nem todos os aplicativos poderão realizar esta tarefa no Linux. Só os apps chamados de “convergentes”, ou seja, que já tiverem sido configurados para isso, vão ter a capacidade de rodar desta maneira. Ainda não há muitas informações sobre o desenvolvimento dos mesmos, ou quais são eles.

Afinal, é preciso liberar uma versão do sistema e um kit de desenvolvimento para que a mágica possa ser feita. Por enquanto, ao que tudo indica, o projeto está em andamento, porém em fase intermediária. A previsão do próprio executivo é de que tudo esteja bem avançado ainda neste ano, mas sem uma data exata para o lançamento.

Ainda não se sabe se um novo smart com Linux fará tanto sucesso, e se este recurso poderá ser tão popular quanto provavelmente será o do Windows. Entretanto, ele é uma amostra de que qualquer grande empresa pode apostar neste tipo de integração, o que indica que, possivelmente, no futuro, Google e Apple também concorram nisso com a Microsoft.

Via WM Power User

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Caetano
    2015-05-04T23:33:53  

    lixo!

    recentes

    populares

    • Diego Caetano
      2015-05-04T23:33:53  

      Não é o Windows Flop, digo, Windows Phone pra ser lixo :v

    recentes

    populares

    • Diego Caetano
      2015-05-04T23:33:53  

      adoro a galera que n sabe mexer no linux e diz que é lixo hahaha' chega a ser engraçado... se mudar a cor do capim vagbundo morre de fome hauhauahua

  • Willian Gonçalves
    2015-05-04T19:21:34

    velho. fabricante do linux foi demais pra mim. a canonical apenas é uma das desenvolvedoras do ubuntu techtudo. alias parabéns para a canonical continuar investido. espero que cresça ainda mais o ubuntu.

  • Etherion
    2015-05-04T18:43:02  

    "FABRICANTE DO LINUX!?" As materias de vocês tem erros, mas essa afirmação foi a GOTA! O.O Pessoal, por favor, ignore esse "artigo"...

    recentes

    populares

    • Etherion
      2015-05-04T18:43:02  

      Foi corrigido! :)