Internet

30/05/2015 11h00 - Atualizado em 30/05/2015 11h00

Fim da bagunça: Microsoft vai cortar apps inúteis da loja do Windows 10

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Microsoft pretende filtrar o conteúdo da Windows Store, a loja de aplicativos que servirá para computadores, smartphones e tablets da empresa. As novas regras deverão agir em duas grandes áreas: qualidade dos apps e preço cobrado pelos desenvolvedores. A expectativa é lançar o Windows 10 com uma loja mais organizada para que os consumidores possam baixar melhores apps e jogos.

REACHit Cortana: Microsoft e Lenovo levam assistente a Dropbox e outros

Windows Store (Foto: Divulgação/Windows)Windows Store vai mudar completamente a forma de aceitar e excluir aplicativos (Foto: Divulgação/Windows)


Alvo de reclamações, as lojas do Windows e Windows Phone contam atualmente com muitos aplicativos parecidos, seja em função ou interface. Há também outros que tentam se passar por aplicativos e jogos oficiais, quando o seu conteúdo é diferente. Veja as principais mudanças instituídas pela Microsoft

Saiba mais: Versões falsas do VLC para Windows 8 confundem usuários na loja

Sem apps repetidos

De acordo com as novas regras, aplicativos com conteúdo muito semelhante serão eliminados da Windows Store. O mesmo valerá para ícones, que terão que ser visivelmente distintos para não confundir ninguém. Os mais afetados pelas medidas deverão ser os apps de lanternas, abundantes.

Minecraft possui versão oficial para Windows, mas busca retorna diversos apps fakes (Foto: Reprodução/Windows Phone Store)Minecraft possui versão oficial para Windows, mas busca retorna diversos apps "fakes" (Foto: Reprodução/Windows Store)

Preço justo

A Microsoft também vai testar os aplicativos pagos da Windows Store e comparar seu desempenho com os seus similares para assegurar que os usuários paguem um preço justo. Ao avaliar dois editores de foto, por exemplo, a empresa observará a média de custo da categoria e, caso um possua um valor muito mais elevado sem oferecer algum benefício evidente, este poderá ser retirado do ar.

Fim dos apps disfarçados

A Windows Store deverá ter uma política mais rígida com aplicativos que tentam se passar por um jogo ou programa real, mas se tratam de guias e tutoriais. A partir de agora, sempre que um app estiver nessa situação, a palavra “guia” ou “tutorial” deverá estar contida no ícone. Assim, será possível evitar confusões e desenvolvedores mal intencionados.

Sem manipulação de pesquisa

A Microsoft revelou ainda que não quer que pesquisas na Windows Store continuem exibindo aplicativos sem qualquer relação com o termo procurado. Segundo a empresa, haverá uma fiscalização dos títulos, descrição e palavras-chaves associadas a aplicativos.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Microsoft quer acabar com aplicativos que cobram sem oferecer benefícios e guias não identificados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft quer acabar com apps que cobram sem oferecer benefícios e guias não identificados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se em algum dos casos o desenvolvedor usar termos não relacionados com o conteúdo do app, este poderá ser removido.

As mudanças anunciadas pela Microsoft já estão em vigor, embora a empresa não tenha informado como agirá em caso de exclusão de um app. A alteração na política da loja é motivada pela unificação prevista com o lançamento do Windows 10, quando todos os dispositivos com o sistema utilizarão a mesma loja. 

Busca por Snapchat na loja de aplicativos retorna resultados muito distintos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Busca por Snapchat na loja de aplicativos retorna resultados muito distintos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Via Windows Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Gonçalves
    2015-06-01T13:07:09  

    Muito bom, enquanto o Android tem 3bilhões de apps, sendo que 1bilhão é só de lanterna, e atalhos para sites...

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2015-06-01T13:07:09  

      ou vírus

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2015-06-01T13:07:09  

      Ou app de som de peido!