Produtividade

28/05/2015 13h53 - Atualizado em 05/06/2015 11h37

I/O 2015: Google lança Preview do Android M, Android Pay, Fotos e mais

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Google revelou nesta quinta-feira (28) mais novidades para o aguardado Android M no Google I/O 2015, em San Francisco. O evento para desenvolvedores passeou por lançamentos já esperados como Google Pay, revelou mudanças no Android Wear e Google Now e deu detalhes sobre o novo app Google Fotos. A gigante ainda demonstrou versões do Google Maps e YouTube offline e uma parceria com a GoPro, que promete vídeos em 360 ainda mais imersivos. Confira todos os lançamentos e novidades.

LG G4: smart sofisticado da LG chega ao Brasil com 'preço de iPhone'

google-IO-2015 (Foto: Reprodução/YouTube)Sundar Pichai revela Android M, Android Pay e outras novidades para o sistema (Foto: Reprodução/Google)

Android, YouTube, Google Maps, Gmail e Chrome: 1 bilhão de usuários cada 

O vice-presidente de produtos do Google, Sundai Pichar, apresentou alguns números: 600 milhões de pessoas compraram o seu primeiro smartphone no último ano. O resultado é que, agora, os famosos aplicativos  Android, YouTube, Google Maps, Gmail e Chrome tem mais de um bilhão de usuários cada.

Sobre o Android, o Pichar revelou que há mais de quatro mil produtos diferentes equipados com o sistema. O Google pretende levar ainda o software para além dos smartphones, destacando as versões Wear (relógios), Auto (carros) e TV, lançados no último ano e adotado por diversas fabricantes.

Android já tem versões Wear, TV e outras (Foto: Reprodução/Google)Android já tem versões Wear, Auto e TV, além da versão original para smartphones (Foto: Reprodução/Google)

Android M

Sem muita enrolação, foi anunciada a nova versão do sistema, o já esperado Android M, que chegará primeiro em Preview para desenvolvedores, como no último ano. O sistema vem com a mesma interface Material Design, mas focará em melhorias de desempenho em seis áreas diferentes.

1) App Permissions

A nova permissão de aplicativos vai garantir maior domínio do usuário e funcionará de forma semelhante à do Windows 10. Será possível editar as configurações aplicativo por aplicativo ou através da função desejada. Ao acessar o microfone, por exemplo, será possível conferir tudo o que tem acesso aquela área do seu telefone e negar ou aceitar o acesso de um aplicativo, de forma mais simples.

Whatsapp App permitions (Foto: Reprodução/Youtube)WhatsApp, agora, vai permissão para acessar certas áreas do seu smart no Android (Foto: Reprodução/Youtube)

2) Web Experience

A segunda área é a experiência de navegação na web. As abas customizadas do Chrome, por exemplo, prometem fazer com que o browser do Google se integre com aplicativos móveis, oferecendo uma experiência padronizada e sem aquelas trocas de janelas bruscas e incômodas. 

3) App Links

A terceira área de melhora é o link entre apps, que promete facilitar a troca entre aplicativos sem passar pela tela inicial do sistema. Isso no entanto, é mais interessante para os desenvolvedores no momento.

Android Pay (Foto: Reprodução/Youtube)Android Pay ainda está restrito aos Estados Unidos, mas promete revolucionar pagamentos (Foto: Reprodução/Youtube)

4) Android Pay 

Outra aguardada novidade é o Android Pay, plataforma de pagamentos do Google, rival do Apple Pay. O recurso servirá para fazer pagamentos com o NFC do seu smartphone, simulando um cartão de crédito ou débito. No entanto, tudo estará restrito ao Estados Unidos, por enquanto. Sem previsão para o Brasil.

5) Finger Print

O Android também suportará nativamente sensores de impressões digitais. Com isso, os usuários poderão desbloquear o telefone sem ter que digitar senhas, fazer compras na Play Store e pagamentos a partir do Android Pay. O recurso é muito similar ao do iOS, da Apple, presentes nos iPhones.

Finger print (Foto: Reprodução/Youtube)Finger print, Android M ganha desbloqueio por digital, igual ao recurso do iPhone (Foto: Reprodução/Google)

6) Menor consumo de bateria

O Google introduzirá um novo mecanismo que fará com que o telefone consuma menos bateria quando estiver com a tela bloqueada. Na comparação com a versão Lollipop, o Android M consumirá a metade da bateria. Além disso, o sistema móvel  suportará o padrão USB-C para recarga e outras funções.

Google I/O apresenta mudanças no Android (Foto: Reprodução/Google)Google I/O apresenta mudanças no Android, versão M vai consumir menos bateria (Foto: Reprodução/Google)

Android Wear, sempre ligado

Entre as novidades do Android Wear é o Always On, que manterá a tela do dispositivo sempre ligada, sem impactar muito na bateria (promete o Google). A novidade funcionará tanto com a máscara de relógio como com aplicativos, evitando que você tenha que tocar sempre que quiser ativar a tela.

Android Wear será renovado, vai funcionar melhor e promete bater o Apple Watch (Foto: Reprodução/Google)Android Wear será renovado, vai funcionar melhor e promete bater o Apple Watch (Foto: Reprodução/Google)

O sistema para relógios também ganhará gestos para navegação. Ao balançar o seu pulso será possível trocar entre notificações e navegar no aplicativo sem ter que tocar na tela do aparelho. O Google anunciou ainda uma melhoria no reconhecimento de emojis desenhados no Android Wear. Os relógios já podem contar com mais de quatro mil apps disponíveis na Google Play Store.

Brillo e Weave: Internet das Coisas

O Google também decidiu entrar de vez no mercado de Internet das Coisas (IoT), que reúne dispositivos de automação residencial, interação digital com uma nova plataforma: o Brillo.

Brillo, o sistema do Google para Internet das Coisas (Foto: Reprodução/Google)Brillo, o sistema do Google para Internet das Coisas (Foto: Reprodução/Google)


Derivada e integrada ao Android, vai funcionar especialmente para esses pequenos dispositivos. Suportará diversos padrões de conexões, como Bluetooth e Wi-Fi, e será capaz de interagir com dispositivos próximos através do Weave, um sistema de comunicação multi-plataforma na nuvem.

O Android, que permanecerá como o centro de controle de todos os gadgets. Ou seja, o usuário poderá gerenciar o seu termômetro residencial, carro, alarme ou outros tipos de produtos com o telefone.

Google Now, em um toque

O Now ganha uma nova função batizada Now on Tap, especial para o Android M, que fará com o que o sistema fique mais inteligente e dê respostas baseadas no que o usuário faz naquele momento.

Ao escutar um músico com um nome artístico, por exemplo, o usuário poderá perguntar "Qual o verdadeiro nome dele?" e obter a resposta diretamente. Ao receber um e-mail sobre uma atração ou conversar sobre um local, o assistente do Google será capaz de apresentar um card personalizado para aquele contexto, como informações do evento ou direções para o estabelecimento do encontro.

Now On Tap, nova ferramenta do Google Now (Foto: Reprodução/Google)Now On Tap, nova ferramenta do Google Now vai mostrar cards a todo momento (Foto: Reprodução/Google)

O Google integrará o Now também ao Google Chrome de forma semelhante ao que a Micorsoft fará com a Cortana no Edge. Ao tocar no nome de uma pessoa ou selecionar uma palavra, o Now aparecerá na parte inferior da tela com informações sobre o texto selecionado, incluindo fotos e pesquisas.

O novo Now estará disponível juntamente com a versão o Android M, e não chega a versões anteriores.

Google Fotos: ilimitado

O novo Google Fotos será capaz de sincronizar as fotos da memória interna do telefone, cartão microSD e Google Drive, e terá atenção especial a organização de fotos por tempo, com o zoom da tela.

App Google Photos vai permitir armazenamento de imagens ilimitado (Foto: Reprodução/Google)App Google Fotos vai permitir armazenamento de fotos e vídeos ilimitado na nuvem (Foto: Reprodução/Google)




O app será capaz ainda de criar momentos com suas fotos de acordo com tempo e localização. Além disso, poderá organizar sua coleção de acordo com as pessoas com as quais você mais tira foto, os lugares ou, novamente, o tempo. Tudo será automático e só o usuário terá acesso a eles.

O novo aplicativo do Google suportará o upload ilimitado e gratuito para fotos na nuvem em alta qualidade. Para fotos, será possível carregar até 16 megapixels, e vídeos poderão ter qualidade Full HD. O Google Fotos estará disponível hoje mesmo para Android, iOS e web.

Android One

Para 2016, a expectativa é que 1,2 bilhão de novos smartphones sejam vendidos. Voltado para mercados em desenvolvimento, o Android One é a aposta do Google e de fabricantes locais, especificamente para smartphones de entrada, com rádio FM, cartão microSD e outros. A plataforma garante que os dispositivos rodem a atualização mais recente do sistema.

Google Maps e YouTube offline

O Google revelou está otimizando seus serviços para lugares onde a conexão é lenta e ruim. O buscador, por exemplo, possui uma versão especial capaz de aumentar a velocidade de carregamento em quatro vezes, reduzindo ainda o consumo de dados em 80%. Há ainda outros recursos que salvam conteúdo online para evitar que usuários gastem mais dados ao acessar uma página novamente.

YouTube Offline: recurso permitirá salvar páginas para assistir a vídeos offline (Foto: Reprodução)YouTube Offline: recurso permitirá salvar páginas para assistir a vídeos sem conexão (Foto: Reprodução/Google)


O YouTube ganhou ainda uma versão offline para alguns países, que infelizmente exclui o Brasil, para assistir vídeos sem conexão. Ao tratar do Maps, o Google destacou o país, onde uma iniciativa ajuda moradores de favelas a incluir dados das comunidades no serviço de mapeamento. Haverá melhora no suporte a mapas offline, possibilitando que o usuário se localize sem conexão com a Internet.

Google Play mais organizada

A loja de aplicativos do Google teve 50 bilhões de downloads nos últimos 12 meses e já conta com um bilhão de usuários. Para os próximos meses, será mais fácil encontrar novo apps. Ao fazer uma pesquisa, o Google exibirá subcategorias. Por exemplo, ao buscar por "Compras", a Play Store dividirá o Apps em Lojas, Cupons de desconto e outros, deixando tudo mais organizado.

Já o Family Star ajudará os usuários a encontrar os aplicativos, livros, jogos e filmes para os seus filhos. A função destacará ainda personagens famosos, como o desenho Hora da Aventura, e reunirá todo o conteúdo disponível. O Star dificultará ainda compras acidentais em aplicativos e games.

Google Cardboard, no iOS

Anunciado o no último ano, a iniciativa de baixo custo para realidade virtual já conta com mais de 1 milhão de usuários no mundo. O Google anunciou ainda uma nova versão para aparelhos com telas maiores de até seis polegadas, como os foblets, e o suporte ao iOS (Apple).

Google Cardboard (Foto: Reprodução/Google)Google Cardboard ganha versão para iPhone e telas de smartphones maiores (Foto: Reprodução/Google)


O Google anunciou ainda o projeto Expeditions. Com ele, um professor poderá distribuir Cardboards para os seus alunos e controlar o que eles estão vendo e explorando através de um tablet ou telefone. Isso promete revolucionar disciplinas como Geografia e Biologia com exemplos imersivos e interativos.

Google e GoPro

O Google apresentou ainda o projeto Jump, que promete aumentar o conteúdo para realidade virtual através da gravação de vídeos em 360 graus. O recurso funciona com um anel composto por 16 câmeras e terá como parceira a GoPro, que construirá dispositivos para a plataforma.

Os vídeos do Jump estarão disponíveis durante o verão americano no YouTube. As câmeras, porém, chegarão inicialmente para alguns parceiros selecionados, não estando disponível para o público.

GoPro e Google (Foto: Reprodução/Google)GoPro e Google vão agitar o mercado com conteúdo em 360 e vídeos esféricos (Foto: Reprodução/Google)


Sundar Pichai voltou ao palco encerrar o I/O com alguns dos projetos que o Google desenvolve ao redor do mundo, como carros inteligentes e balões capazes de levar Internet para áreas remotas. A longa conferência anual teve fim com uma dúvida no ar: qual será o nome da nova versão do Android? Marshmallow? Mousse? O jeito é aguardar os próximos capítulos reservados pelo Google.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogério Alditore
    2015-05-29T02:02:26  

    Lixo de sistema! Mas os pobres e analfabetos gostam dessa porcaria. Quer ver?

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-05-29T02:02:26  

      Quanto odio na alma... já tomou seu leite com pera hoje?

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-05-29T02:02:26  

      bobão...

  • Marcelo Fernandes
    2015-05-29T23:24:32

    Vou baixar um video e asistir depois , navegação offline Grande novidade isso não havia sido criado ainda , esperava mais do Travoid meu galaxy s3 vai receber atualizações ?

  • Fábio Silva
    2015-05-29T07:37:13  

    Será que talvez não seja hora de deixar de ficar investindo um pouco em tanta tecnologia e investir mais na erradicação da fome no mundo? ficam com esta competição banal sem objetivo algum e ainda tem bobos que se endividam em busca de farsa chamada tecnologia. Desculpem, por falar mas só acho.

    recentes

    populares

    • Fábio Silva
      2015-05-29T07:37:13  

      Quantos miseráveis você já ajudou hoje? Hipocrisia dos infernos...

    recentes

    populares

    • Fábio Silva
      2015-05-29T07:37:13  

      Você critica isso, usando um dispositivo conectado à internet, o qual utiliza vários tipos de tecnologia. Eis a pergunta: quantos miseráveis você já ajudou hoje? SEU BOSTA

  • Admir Rosa
    2015-05-29T08:24:10  

    A atualização do 4.4 para 5.0 L do tablet galaxy tab pro 10.1 (com um ano de vida) ainda nao saiu e ja falam em M? Fala sério!

    recentes

    populares

    • Admir Rosa
      2015-05-29T08:24:10  

      tem q reclamar com samsung, outras marcas ja atualizaram.

  • Rodrigo Ignácio
    2015-05-29T09:50:59

    Mas quem vai recebe o novo sistema a linha Nexus? kkkkkkk ou compra um aparelho novo pra não fica desatualizado.

  • Gabriel Oliveira
    2015-05-28T19:38:54  

    Quando falam do Iphone ngm para pra pensar que todas suas atualizações são padrões e simultâneas para todos os usuários. Além da ter uma interface bem pratica e avançada a tempos ele proporciona mais segurança, eu nunca instalei antivirus e nem tive nenhum problema no meu Iphone 5c. o absurdo valor não é culpa da Apple e sim dos nossos impostos. vale a pena ter.

    recentes

    populares

    • Gabriel Oliveira
      2015-05-28T19:38:54  

      Sempre colocando a culpa em impostos... kkkk até parece que as empresas estão preocupadas com clientes. Margem de lucro o quanto maior melhor. Se tem quem pague, preço alto nas "bonecas"...

    recentes

    populares

    • Gabriel Oliveira
      2015-05-28T19:38:54  

      Gabriel Oliveira, uso o Android e nunca precisei de antivirus e as minhas atualizações são automáticas, assim que são lançadas novas versões. Comprei o meu Smart (Nexus 5) por menos de 1.000,00.

  • Jucélio Carvalho
    2015-05-29T07:12:25

    Novidades fantasticas e que realmente valorizam o uso do Android, O Youtube offline seria top, o Google Drive grátis é show de bola, enfim, só novidades sensacionais. Então nem vou falar na fruta que eva comeu kkk

  • Fernando Martins
    2015-05-28T22:44:12

    Google I/O is ultimately a keynote for IT people. Fanboys can barely play Angry Birds, touching "Settings" is complex stuff. It's obvious they won't like what they cannot understand.

  • Rogério Alditore
    2015-05-28T23:02:00

    As viúvas da maçã piram!!

  • Ana Oliveira
    2015-05-28T17:45:46  

    Perigo! Nunca abra aplicativo de banco com sistema Android (evite qualquer celular com Android).

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2015-05-28T17:45:46  

      Aplicativo utilizando features de interface, microfone, câmera. Visão 360 para quem quiser roubar informações isso sim.

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2015-05-28T17:45:46  

      Besteira... utilizo o aplicativo do BB e do Itaú. Muito bons, mais seguros que o computador. Aliás, nem acesso mais as contas pelo computador, só via telefone.

  • Mateus Costa
    2015-05-28T19:46:50  

    Olha o mimim!!!

    recentes

    populares

    • Mateus Costa
      2015-05-28T19:46:50  

      O que ser Mimim?

  • CÉSAR MARTINS
    2015-05-28T20:50:49  

    A notícia é da Google e Android, mas só tem comentário de usuário da Apple, parece que eles precisam SE convencer que estão certos!

    recentes

    populares

    • CÉSAR MARTINS
      2015-05-28T20:50:49  

      Com o potencial da Samsung poderíamos esperar muito mais do que copiar coisas.

  • Linguador
    2015-05-28T17:39:24  

    Se você tem um celular com Android e alguém te chamar burro, não ligue, mas continue pastando.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-05-28T17:39:24  

      Quero nem saber o que você faz com a sua língua.....pra ter esse nome.

  • Contratodos
    2015-05-28T20:40:26  

    WP>>IOs>>> Android, isso é fato, vlw flw!!

    recentes

    populares

    • Contratodos
      2015-05-28T20:40:26  

      Acho que você deveria ir comentar nas notícias do BBB. É lá que é o seu lugar.

  • Johnata Moreira
    2015-05-28T19:57:03

    Achei que estava lendo sobre a WWDC de 2012...

  • Pedro Orb
    2015-05-28T15:54:25  

    Não sei pq continuo no android....o Brasil fica sempre fora de tudo ......até a Apple já tem lojas no Brasil....investe muito mais aki.

    recentes

    populares

    • Pedro Orb
      2015-05-28T15:54:25  

      paga 20 mil em produtos apple ai entao

    recentes

    populares

    • Pedro Orb
      2015-05-28T15:54:25  

      Existe Windows phone da Microsoft que é mais barato e tem a mesma segurança que o sistema da Apple