30/05/2015 07h00 - Atualizado em 30/05/2015 07h00

GoPro 360°: entenda como funcionam os novos dispositivos da marca

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Depois do Facebook, Google e Microsoft, a GoPro também resolveu entrar para o mundo da realidade virtual e anunciou, nos últimos dias, duas câmeras esféricas em 360º. Confira nossa matéria e entenda como funcionam os novos dispositivos da marca, saiba também sobre o público-alvo e chegada ao mercado.

GoPro: conheça acessórios para surfe e tire fotos de ondas perfeitas

Vídeo em 360º mostra as possibilidades que o software da Kolor pode trazer à GoPro (Foto: Reprodução/YouTube) (Foto: Vídeo em 360º mostra as possibilidades que o software da Kolor pode trazer à GoPro (Foto: Reprodução/YouTube))Vídeo em 360º mostra as possibilidades que o software da Kolor pode trazer à GoPro (Foto: Reprodução/YouTube)


O envolvimento oficial da GoPro com o segmento de realidade virtual começou especialmente em abril deste, quando a marca comprou, em abril de 2015, a Kolor, empresa especializada em panoramas em vídeos em 3D. Desde então, os rumores de que a GoPro estaria investindo no ramo ficaram mais fortes, e essa semana vieram os anúncios oficiais.

Como funcionam

primeiro dispositivo, anunciado na última quarta-feira (28), durante a Code Conference, se trata de um equipamento em formato de bola no qual seis câmeras HERO 4 são acopladas para dar a sensação de realidade virtual. Como se não bastasse, a marca ainda anunciou um segundo dispositivo. Ele foi anunciado durante a conferência anual de desenvolvedores Google I/O nesta quinta-feira (28). Trata-se de um aparelho em parceira entre o Google e a GoPro e comporta 16 câmeras da marca.

Câmera esférica usa seis HERO 4 para criar realidade virtual (Foto: Divulgação/ReCode)Câmera esférica usa seis HERO 4 para criar realidade virtual (Foto: Divulgação/ReCode)

Ele foi feito especialmente para filmar conteúdo 3D de realidade virtual para o novo dispositivo do Google no segmento, chamado Google Jump. As 16 câmeras do equipamento irão trabalhar em conjunto, como se fossem uma só, e ele também inclui recursos como sincronização, controle multi-câmera e bateria com vida útil longa, para driblar um dos maiores desafios.

Google Jump é uma nova forma de criar e compartilhar conteúdo imersivo, para que as pessoas sintam como se estivessem realmente nos lugares gravados. Depois de filmar, basta enviar para o software do aparelho para poder compartilhá-lo com qualquer pessoa que possua um headset, podendo ser ou não o Cardboard, modelo do próprio Google.

Dispositivo criado em parceria entre Google e GoPro usa 16 câmeras da marca (Foto: Divulgação/GoPro)Dispositivo criado em parceria entre Google e GoPro usa 16 câmeras da marca (Foto: Divulgação/GoPro)

Assim como o Google Jump, o primeiro dispositivo anunciado também precisará dos óculos de realidade virtual para ser assistido, como Oculus, Microsoft HoloLens e o próprio Cardboard. Ambos os dispositivos são voltados para os profissionais da área, que já trabalhem utilizando a GoPro e possuam conhecimento maior sobre edição de vídeos.

HERO3: GoPro Black Edition ou GoPro Silver Edition? Opine no Fórum do TechTudo.

Chegada ao mercado

Primeiramente, eles estarão disponíveis para desenvolvedores e, no caso do Google Jump, também para criadores de conteúdo no YouTube. Porém, não devem demorar muito para chegar ao mercado. O primeiro dispositivo anunciado tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2016. Até o momento, não foi anunciado preço ou previsão de chegada ao Brasil.


Via GoPro, Engadget, The Verge e Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wesley Oliveira
    2015-05-30T21:25:21

    Que briza louca velho '-'