Celular

15/05/2015 06h30 - Atualizado em 15/05/2015 09h45

iPhone 4S ou iPhone 5C: qual smart 'baratinho' da Apple é a melhor opção?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O iPhone é objeto de desejo de muita gente, mas nem sempre é possível comprar as versões mais recentes do gadget. Por isso, para quem se interessa por um smart da Apple, mas quer economizar, ainda há opções como o iPhone 5C e o iPhone 4S no mercado nacional. Mas qual deles é o melhor?

Testamos o Apple Watch: relógio inteligente para iPhone inova até demais

iPhone 4S ou 5C? Quem venceu o duelo no comparativo do TechTudo? (Foto: Arte/TechTudo)iPhone 4S ou 5C? Quem venceu o duelo no comparativo do TechTudo? (Foto: Arte/TechTudo)


Desempenho: iPhone 5C

O iPhone 5C tem processador Apple A6 dual-core de 1.3 GHz, 1 GB de RAM e tem as opções de 8, 16 ou 32 GB de espaço para armazenamento. O iPhone 4S, por sua vez, conta com o processador anterior, Apple A5, um dual-core de 1 GHz, além de apenas 512 MB de RAM. Tem as mesmas opções de memória interna, com adição dos 64 GB.

5C tem o melhor desempenho (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)5C tem o melhor desempenho (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Ou seja, os números mostram que o iPhone 5C é capaz de oferecer um desempenho melhor do que o iPhone 4S. O que é mais do que normal, tendo em vista que um foi o sucessor do outro. A diferença é grande especialmente na memória RAM, que dobra, tornando o 5C mais potente para realizar diversas tarefas “ao mesmo tempo”.

Sistema operacional: Empate

Apesar de haver uma diferença de hardware, no software, pelo menos por enquanto, eles se equivalem. Ambos têm atualizações disponíveis para a versão 8.3 do iOS. A tendência é de que isso mude, talvez já a partir do iOS 9. O suporte ao iPhone 4S deve acabar pelo menos um ano antes do iPhone 5C, um ponto importante a se considerar.

Design: iPhone 4S

A Apple apostou em um iPhone de plástico no 5C, o que não agradou muita gente. Tanto que o iPhone 6 não teve uma versão 6C – pelo menos, até agora. Tudo, claro, vai ser relativo de acordo com o público, mas o acabamento premium mais tradicional do iPhone 4S tem um design mais bonito do que o 5C, apesar da pegada mais moderna do modelo.

4S possui visual premium (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 4S possui visual premium (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Dimensões: Empate técnico

O design sofisticado do iPhone 4S faz com que ele seja mais pesado, com 140 gramas contra 132 gramas do iPhone 5C. Ele também é mais espesso do que seu sucessor, com 9,3 mm contra 9 mm do 5C. Não chega a ser uma diferença grande, mas existe, e deve ser notada.

Assim como a largura e altura do iPhone 5C, que são maiores do que as do 4S, com 124,4 e 59,2mm, respectivamente. No 4S, apenas 115,2 e 58,6mm. Ou seja, o 4S é mais grosso, pesado, enquanto o 5C é mais esguio e grandão. Cabe ao usuário escolher qual deles se encaixa melhor no seu dia a dia.

Tela: iPhone 4S

Este é um ponto um pouco surpreendente do comparativo. É verdade que a tela do 5C é maior, mas a do 4S tem mais qualidade. Com 3.5 polegadas e 640 x 960 pixels, oferece 330 ppi, enquanto o 5C, com as suas 4 polegadas e 640 x 1136 pixels, tem só 326 ppi. Novamente, uma diferença pequena, mas relevante.

4S tem boa qualidade na tela (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O iPhone 4S tem boa qualidade na tela (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A medida em ppi indica os pixels por polegada na tela. Quanto maior o número, maior o nível de detalhamento que pode ter uma imagem exibida no display. Isso é importante – pois nem sempre uma resolução maior, como neste caso, garante uma imagem melhor. Tudo também depende do tamanho da tela.

Câmeras: iPhone 5C

A melhoria na câmera frontal do iPhone 5C faz com que ele seja o melhor nesta categoria. Afinal, hoje em dia as selfies estão mais na moda do que nunca, e com uma câmera VGA como a do iPhone 4S, fica bem difícil de fazer uma qualidade. Não que os 1.2 MP que são oferecidos no iPhone 5C sejam ótimos, mas já são melhores.

FaceTime em alta resolução na tela do iPhone 5C (Foto: Divulgação)Câmera frontal do iPhone 5C é melhor (Foto: Divulgação)

Em termos de câmera principal, nenhuma diferença: fotos com até 8 megapixels e vídeos com 1080p a 30fps. Flash LED, autofoco, HDR, detecção de rosto e sorriso, tudo é igual no iPhone 5C e iPhone 4S. Na frontal, porém, só o 5C tem vídeos em 720p, que permite melhor qualidade não só nas selfies, mas também no FaceTime.

Preço e disponibilidade: iPhone 4S

Fazendo buscas com comparadores de preços na Internet, pode-se encontrar uma diferença de até R$ 500 entre os dois modelos. O iPhone 4S, mais antigo, pode ser comprado por cerca de R$ 990, enquanto o 5C tem valores na casa dos R$ 1400 – ambos os modelos com 8 GB de memória interna.

Qual smartphone você considera o melhor atualmente? Comente no Fórum do TechTudo

Conclusão: iPhone 4S

A diferença de hardware entre iPhone 4S e iPhone 5C não justifica a diferença de R$ 500 entre eles. Hoje, ambos já são modelos “ultrapassados”, mas que ainda têm o sistema da Apple na sua última versão. Suas câmeras principais são parecidas, a bateria também, e, além disso, o design do 4S é mais arrojado, e há um empate técnico nas dimensões.

Normalmente, quando se paga mais caro por um gadget, espera-se um conjunto melhor significativamente do que o antecessor. Não é o que acontece nesse caso. Por isso, se sua meta é economizar, invista no 4S. E,caso queira algo mais avançado, junte dinheiro para comprar o 5S ou, quem sabe, o iPhone 6.


No comparativo do TechTudo, o iPhone 4S levou a melhor (Foto: Arte/TechTudo)No comparativo do TechTudo, o iPhone 4S levou a melhor (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Costa
    2015-05-15T23:40:20  

    prefiro o meu 6 plus, pobrezas

    recentes

    populares

    • Thiago Costa
      2015-05-15T23:40:20  

      sua casa está bem rebocado ? acho que não

  • Marcelo Viglio
    2015-05-15T16:20:18  

    Achei esse comparativo meio direcionado. Uma análise que mostra que um aparelho é mais moderno, tem o dobro de memória RAM, o quádruplo de qualidade na câmera de selfie, processador mais rápido, e por uma diferença de 500 reais, o outro, mais antigo, é considerado melhor, pela "economia".... Quem quer economia não compra apple, sinto muito! Fora que não consideraram que o 5C tem internet 4G, e o 4S apenas 3G. Pra mim esse comparativo fez pensar ainda mais em comprar um 5C, ao invés de gastar mais com um 5S.

    recentes

    populares

    • Marcelo Viglio
      2015-05-15T16:20:18  

      Eu quero economia e compro Apple...fale por você quando está gastando dinheiro...eu não cago dinheiro e analiso bem antes de comprar :) Jamais pagaria 3 ,mil num celular, respeito mas acho uma burrice sem tamanho :)

    recentes

    populares

    • Marcelo Viglio
      2015-05-15T16:20:18  

      Ilicio Junior, se você acha burrice, então você não respeita.

  • João Jr
    2015-07-01T20:51:31  

    Matéria comprada para vender encalhe. Não caia nessa de smart baratinho. Tem que ser modelo atual. Smartphone tem que ter no mínimo 32Gb, ou você vai viver em função de apagar arquivos do WhatsApp... Esses aparelhos mostrados já praticamente só são apresentados nas versões 8Gb. Fuja!

    recentes

    populares

    • João Jr
      2015-07-01T20:51:31  

      Deixa de ser idiota! Cada pessoa tem uma necessidade...se você paga 3 mil num celular e perde 50% dessa grana em 3 meses, trouxa você!!

  • Luiz Diniz
    2015-05-15T14:06:54  

    Pra mim quem compra um 4s ou 5c hj em dia, es pobre querendo disfarçar de rico. E pode vinr de murmuro que es a verdade!!!!

    recentes

    populares

    • Luiz Diniz
      2015-05-15T14:06:54  

      Então tá.

    recentes

    populares

    • Luiz Diniz
      2015-05-15T14:06:54  

      sua mentalidade não emadureceu apenas isso

  • Wellington Silva
    2015-07-01T18:52:22  

    Tenho um Iphone 5c, eh um celular maravilhoso, essa diferenca no desempenho do processador eh q pesa para ele, principalmente se vc for fã de jogos de celular, além disso ios9.0 nao tera para 4s. Fabricaram demais tao tentando empurra com um preço exorbitante.

    recentes

    populares

    • Wellington Silva
      2015-07-01T18:52:22  

      Meu 4s véi de guerra irá sim receber o io9, inclusive já uso ios 9 (beta3)

  • Andre Santos
    2015-05-16T01:58:52  

    Matéria paga ..... para desencalhar o engodo da Apple que restou nas lojas

    recentes

    populares

    • Andre Santos
      2015-05-16T01:58:52  

      Danilo, sejamos francos. Os dois celulares não valem o preço acima. Estão pra lá de ultrapassados. A Apple acha que isto aqui é a república das bananas e quer desovar o seu lixo eletrônico em algum lugar.

    recentes

    populares

    • Andre Santos
      2015-05-16T01:58:52  

      com a procura alta, isso faz parte do capitalismo, pra comprar um celular o importante é saber para que você vai usar, se for só para whats e face, está de bom tamanho, se usa no wi fi direto com a internet boa, da pouca diferença pros quad core de 1,3G ou mais, em 2008 o top iphone 3g era 1500,00, hoje o top é 3000,00........a venda de smart depois de 5 anos deu uma caída só agora...................

  • Rayan Sousa
    2015-05-16T00:22:03

    com o valor de 4S so mais qualquer android. APPLE mercenaria. modinha.

  • Sheldon
    2015-05-16T09:17:24

    Não sei onde que tiraram que o 5c custa R$1.400,00 em qualquer boteco aqui no RJ o preço fica entre R$900,00 e R$750,00 matéria muito tendenciosa!

  • Joseane
    2015-05-16T08:45:21

    Bom.. O 5c é sem palavras, fiquei 6 meses com o 4s e sofri DEMAIS, a tela trincava sempre, gastei uma fortuna, cada queda a tela trincava e era R$ 250,00 pra arrumar, estou com o 5C e até agora não aconteceu nada com a tela, e isso porque cai direto.

  • Victor Oliveira
    2015-05-15T18:39:05  

    moto g bem melhor que os dois!

    recentes

    populares

    • Victor Oliveira
      2015-05-15T18:39:05  

      Sério? Em que mundo você vive? Minha mãe tem um Moto G e ele não dá nem pro começo com o 4S e o 5C.

    recentes

    populares

    • Victor Oliveira
      2015-05-15T18:39:05  

      Tenho um iPhone 6 meu cel particular é um moto g pelo trabalho e ainda tenho um iPhone 5 que ainda não vendi. E sinceramente o moto g é um ótimo telefone pelo preço que custa, mas ele não dá nem pra saída com o iPhone 5 que dirá com o resto. Esqueçam de comparar hardware, porque o iOS não precisa de muito. Antes de falar mal peguem de verdade um iPhone na mão e comparem.

  • Edi Assis
    2015-05-15T23:20:13

    4s já já não te mais atualização, 5c de baratinho não tem nada.

  • Antonia Silva
    2015-05-15T22:43:29

    A questão não é compara e sim o qual vc pode comprar independente de marca e GB

  • Cristiano Lemos
    2015-05-15T22:18:43

    O 4S SÓ É MELHOR Q OS GALAXY'S DA VIDA! QUALQUER UM!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Souza Silva
    2015-05-15T21:54:32

    melhor compra um lumia 930, z3 compact, ate um z2 e melhor que esses iphone

  • Tácio Rodrigues
    2015-05-15T21:45:23

    Se fosse escolher um dos dois seria o 5c, até pelo fato do hardware ser bem melhor e poder estar atualizado maistempo em relação ao sistema.

  • Isabela
    2015-05-15T21:44:38

    Que matéria ridícula, sinceramente! Não sei o que foi pior, comparar o sistema do 5C com o 4S e utilizar o termo "empate". Ou quem fala que quem compra um dos dois, quer se fingir de rico. Concordo plenamente, com o comentário do Marcelo Viglio. Em questão de preço realmente o 4s é o mais em conta atualmente, mas o 5c em desempenho é muito melhor. Compraria com certeza um 5C ao invés de um 4S! TechTudo um site tão interessante sobre tecnologia, fazendo um tipo de comparação dessa, e o usando o Titulo de Baratinho?

  • Gilberto Filho
    2015-05-15T19:46:24

    .3

  • Bernardo Montenegro
    2015-05-15T19:11:06

    terceiro erro: embora tenha também 8MP a camera do iPhone 5C tem lentes melhores e um chip dedicado que deixa as fotos melhores.

  • Bernardo Montenegro
    2015-05-15T19:08:40

    outro erro: ambos possuem o mesmo sistema operacional, porém, o 4S tem o sistem 8.3 mas com funcionalidades a menos, além de ficar mais pesado no 4S do que no 5C.

  • Adolfo Wilson
    2015-05-15T16:37:40  

    troquei sem custo numa promoção o 4s no 5c e nem se compara. esqueceram o mais importante que é que o 5C tem 4G e o 4S não! Além da camera frontal muito melhor. Só é mais feio e tem cara de baratinho, mas nada que uma capinha não resolva.

    recentes

    populares

    • Adolfo Wilson
      2015-05-15T16:37:40  

      Eu já acho ele bonito, o plastico é duro, não é qualquer plástico, e ele é mais fino, gostei muito dele, acho uma pena os celulares da apple ficarem grandes, acho que 4 polegadas tava bom.

  • Kadu Ramos
    2015-05-15T18:47:39

    Uma pena não terem mantido iOS 6 ou terem dado mais atenção ao 4s ,era uma bala com iOS 6 e quando vendi estava na iOS8 lento pra caramba,usei feliz por quase 5 anos mas acho triste ver essa obsolescência programada.

  • Marlon Meneguelli
    2015-05-15T17:00:39  

    Celular de modinha, comparem o iphone 6 com o s4 e tire suas conclusões.

    recentes

    populares

    • Marlon Meneguelli
      2015-05-15T17:00:39  

      COmpara com os Lumia, aí vc vai ver o que é smartphone de verdade!

  • Fabiano Paolo
    2015-05-15T17:52:25

    prefiro mil vezes um 5C do que um 5S...diferença mínima de desempenho por um preço absurdamente diferente...esqueçam 4s, já era...defasado demais.

  • Fabiano Paolo
    2015-05-15T17:50:37

    a burrice já começa comparando um iphone 5, com tecnologia 4G, 1gb de RAM, tela maior, processador melhor, com um aparelho defasado igual o 4s...comparem laranjas com laranjas, por favor.

  • Eduardo Chaves
    2015-05-15T17:44:16

    desses aí não prefiro nenhum