Celular

17/05/2015 06h30 - Atualizado em 17/05/2015 06h30

iPhone 4S ou novo Moto G? Veja qual smart leva a melhor no comparativo

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O novo Moto G e o iPhone 4S estão entre os smartphones mais procurados pelos brasileiros. Por isso, o TechTudo comparou os dois aparelhos e decidiu qual pode ser a melhor opção de compra. Será que o aparelho da Apple, lançado em 2011, é páreo para o novíssimo smart da Motorola? Confira abaixo.

iPhone 4S ou Moto X? Confira o comparativo e escolha o seu preferido 

Moto G ou iPhone 4S: qual dos dois intermediários é o melhor para comprar? (Foto: Arte/TechTudo)Moto G ou iPhone 4S: qual dos dois intermediários é o melhor para comprar? (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Moto G

Dual-chip, 4G e com TV Digital, o novo Moto G é uma opção excelente de “baratinho” no mercado. Além destes atrativos, conta com um hardware interessante de processador Qualcomm Snapdragon 400 quad-core de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna com entrada para cartões microSD de até 32 GB.

Moto G ganhou nova versão com 4G e outras melhorias (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Moto G ganhou nova versão com 4G e outras melhorias (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Já o iPhone 4S, que é um modelo bem mais antigo, de 2011, tem configurações um pouco menos potentes. É equipado com processador Apple A5 dual-core de 1 GHz e 512 MB de RAM. Sua memória interna varia entre 8, 16, 32 ou 64 GB, mas o modelo mais vendido no Brasil é o de 8 GB. Além disso, ele não tem entrada para microSD.

Design e Dimensões: iPhone 4S

Visualmente, porém, o iPhone 4S é mais compacto e elegante do que o Moto G. Afinal, é bem menor: 115,2 x 58,6 x 9,3 mm, contra 141,5 x 70,7 x 11 mm do rival, pesando 140 g, contra 155 gramas do Moto G. Além disso, o seu design é mais clássico e tradicional. Já o aparelho da Motorola é mais voltado para os jovens, com capinhas coloridas, por exemplo.

iPhone 4S tem melhor tela (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 4S tem melhor tela (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Tela: iPhone 4S

O Moto G é bom? Opine no Fórum do TechTudo

A tela do iPhone 4S é bem menor, e, por isso, conta com uma densidade de pixels por polegada maior. Este número é importante, pois é o que define o nível de detalhamento da imagem – ou seja, de nada adianta uma tela grande com uma resolução que não faça jus a ela. Isso acontece com o Moto G.

Ele tem uma telona de 5 polegadas, mas com resolução 720 x 1280, cerca de 294 ppi. O iPhone 4S, com 3,5 polegadas e resolução de 640 x 960, consegue 330 ppi. A diferença não é tão grande, mas existe e deve ser considerada. No entanto, para quem quer uma tela grande, como está na moda, o Moto G é melhor.

Sistema operacional: Empate

Esta é uma disputa entre iOS e Android, em que o gosto pessoal interfere bastante. O importante é saber que ambos têm as versões mais atualizadas de suas plataformas, por isso, declaramos empate. Cada sistema tem seus pontos fracos e fortes, e esta é uma análise complexa, que tende a variar de usuário para usuário.

iPhone 4S tem iOS atualizado até versão mais recente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)iPhone 4S tem iOS atualizado até versão mais recente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Câmeras: Moto G

As duas câmeras traseiras, do Moto G e do iPhone 4S, têm 8 megapixels. Ambos têm Flash LED, geomarcação, foco com toque, HDR, modo panorama, etc. Ou seja, neste ponto, há um empate. Porém, na câmera frontal, a vantagem é grande para o smart da Motorola, que oferece 2 megapixels contra uma VGA do iPhone 4S.

Moto G da nova geração é bem equipado em câmeras (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Moto G da nova geração é bem equipado em câmeras (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Como as selfies estão em alta, por mais que 2 megapixels não seja lá uma grande resolução para a câmera frontal, é bem melhor do que é oferecido pelo modelo da Apple. Além disso, ela faz vídeos com 720p, enquanto o iPhone 4S tem a limitação de 480p.

Preço e disponibilidade: Moto G

Apesar de ser um aparelho de quatro anos atrás, o iPhone 4S ainda consegue ser mais caro do que o recém-lançado Moto G. Ele não está disponível para compra no site da Apple, mas, ao usar buscadores, é possível encontrá-lo em lojas nacionais por pouco menos de R$ 1 mil. O Moto G, no site da Motorola, sai por R$ 899.

Conclusão: Moto G

A compra do Moto G é mais recomendada do que a do iPhone 4S por diversos motivos: primeiro, por ser um aparelho mais novo, que terá um suporte mais longo e atualizações constantes de sistemas operacionais. Segundo, por ter um desempenho melhor, com componentes mais modernos. Terceiro, mas não menos importante, por ser mais barato.

O iPhone 4S é menor, mais compacto, com um visual mais arrojado, e tem uma tela que oferece ótima qualidade, mas não é o bastante para superar o Moto G. Até porque, ele é, normalmente, bem mais caro, e não vale o investimento. Sem falar que não é dual-SIM e não tem TV nem leitor de cartões microSD.

Nenhum dos dois é top de linha, mas entre os intermediários com preços médios, vale mais investir no Moto G, que é um aparelho novinho em folha, do que no iPhone 4S, de quatro anos atrás.

Tabela comparativa entre o Moto G e o iPhone 4S (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre o Moto G e o iPhone 4S (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto
    2015-05-17T13:50:17  

    iphone não presta somente os idiota tem iphone, não adianta fazer essa propagndas disfarcadas de reportagens que a gente que é fã da motorola não vai mudar de ideia

    recentes

    populares

    • Roberto
      2015-05-17T13:50:17  

      concordo iphone e iphone muito mais tecnologia doque esse aparelho nao to tirando os outros aparelho portanto quando a apple lançou o primeiro aparelho ate saiu na tv

    recentes

    populares

    • Roberto
      2015-05-17T13:50:17  

      N sou rico mas todos os ricos que vejo é difícil terem iphone isso é moda de guardinha q ganha meio salário mínimo e gasta 4 salários mínimos pra comprar iPhone

  • Ademir Silva
    2016-01-10T11:54:18  

    Comparar iPhone com qualquer celular é crueldade, iPhone sempre será TOP dos TOPs, quem fala mau da APPLE é pura inveja! Iphone é intuitivo o resto é brinquedindo de nenenzinho!

    recentes

    populares

    • Ademir Silva
      2016-01-10T11:54:18  

      Eu tenho um moto g 3 e não troço por outro qualquer e não tenho inveja de quem tem , o motorola sempre vai ser uns dos melhores aparelho , ABS

  • Paulo Cysneiros
    2015-10-14T11:33:50

    Horrível, é querer comprar um iPhone 4s hoje em dia! Se não teve condições para comprar na época em que era atual, não compensa comprar mais hoje. Se quiser um iPhone decente, tenha um 5s ou maior, caso não tenha grana para bancar um celular nesse preço, fique sabendo que existem ótimas opções de celulares com Android, abaixo dos R$ 1.000,00. iPhone, menos que o 5S, não compensa mais hoje!

  • Jacques
    2015-05-18T01:33:50  

    O engraçado é os trouxas pensando que o Android é um bom sistema. kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Jacques
      2015-05-18T01:33:50  

      Não é, mas vale a pena comprar um android hoje.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2015-05-18T01:33:50  

      Os 2 são bons isso e fato. Mais depende do usuário porque quem vai de Android busca inovação .já no iPhone a MAIORIA BUSCA status ,quem ele e bom msm mais n compensa por n ter oque o Android oferesse e ainda e mais caro, e mais o gosto do usuário!!

  • Jhonn
    2015-07-21T15:37:02  

    atualizar o site e bom amigo , " VGA " A SUA FONTE E DA ONDE , CRACOLÂNDIA ?

    recentes

    populares

    • Jhonn
      2015-07-21T15:37:02  

      Camera de 0,3 Megapixels = Camera VGA...

  • Douglas Leão
    2015-05-17T23:04:37  

    Quem fez a matéria não entende a fundo as configurações. Primeiro que estão comparando um celular(Iphone 4s) que foi lançado em 2011 com um(moto g) que foi lançado em 2014. É verdade que o processador do Iphone 4s é somente Dual Core, mas funciona em 64 bits, o Quad Core do Moto G trabalha em 32 bits. Esse é um dos motivos que quem usa Iphone sente ele mais rápido.

    recentes

    populares

    • Douglas Leão
      2015-05-17T23:04:37  

      trabalha ss kkkk

    recentes

    populares

    • Douglas Leão
      2015-05-17T23:04:37  

      A partir do 5s, é que é 64 bits

  • Jefferson Andrade
    2015-05-17T13:54:20  

    Comparar um aparelho de 2011 com um de 2014 é a cara do techtudo! Quem é que contrata esses estagiários no lugar de jornalistas???

    recentes

    populares

    • Jefferson Andrade
      2015-05-17T13:54:20  

      José Lima, comparar aparelhos com 3 anos de diferença, é no mínimo coisa de amador.

    recentes

    populares

    • Jefferson Andrade
      2015-05-17T13:54:20  

      Gente mas pode ser um iphone 4, o processador sempre vai ser melhor do que os androids.

  • Gabriel
    2015-05-17T10:04:41  

    Os iPhone sempre vão perder para os Androids, isso é fato kkkkk

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-05-17T10:04:41  

      pedro o iphone não permite download fora da apple store? essa pra mim é novidade, nunca tive e nunca vou ter esse lixo de iphone , eu sempre achei esse telefone uma bhosta sem nem mesmo ter experimentado ele , agora depois dessa informacao é que eu não quero mais mesmo , nem de graca eu quero esse bhosta

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-05-17T10:04:41  

      Roberto, Invejoso detected

  • Rogério Alditore
    2015-05-17T13:28:27  

    O iPhone 4S foi lançado 5 anos atrás! hehehe Porque não compararam com o iPhone 5S ou 6?

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-05-17T13:28:27  

      Ana Oliveira não melhor que o galaxy s6

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-05-17T13:28:27  

      Ana Oliveira o nexus 6 da motorola é melhor do que todos os iphones ja lançados juntos e os que ainda vão ser lançados, se um dia a apple lancar um celular que chegue pelo menos aos pés do nexus 6 da motorola, eu retiro tudo de mal que eu já falei da apple ate hoje

  • Linguador
    2015-05-17T16:45:49  

    Quem pode pode, quem não pode se Android todinho. Qualidade (Apple) vs Quantidade (Android).

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-05-17T16:45:49  

      é verdade. hehehe tiago, vc é gay, não gosta de mulher, só gosta de eipol. Você tem pessimo gosto, mude,,procure namorada ta?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-05-17T16:45:49  

      linguador otario

  • Monsenhor Razão
    2015-05-18T02:33:58  

    Pesquisa indica que as vendas do iPhone 6 e 6 Plus continuam em alta no Brasil. Pelo visto, os iPhones 6 e 6 Plus são sucesso de vendas! A demanda pelos aparelhos tem crescido assustadoramente, segundo informações colhidas numa pesquisa recente realizada pela Agência G1, que entrevistou pouco mais de mil consumidores brasileiros. Grande parte informou que planeja comprar o iPhone 6 ou 6 Plus nos próximos três meses.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2015-05-18T02:33:58  

      A Matéria é em relação moto g x iphone 4s ... Você ja esta falando outra coisa....NAO VIAJA!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2015-05-18T02:33:58  

      Apple é Apple... é caro, mas tem qualidade e durabilidade.

  • Wagner Andrade
    2015-05-18T02:51:58

    As 50 marcas mais valiosas do mundo em 2015... A Apple segue, invicta, no primeiro lugar do ranking de marcas mais valiosas do mundo.

  • Menino Polemico
    2015-05-18T10:58:54

    OS FÃS RETARDADOS DA MAÇÃ PIRAM....

  • Rian Sampaio
    2015-05-18T10:57:28

    Acho que falta interpretação ao pessoal... O Techtudo pegou dois dos celulares mais procurados do país e os comparou. Eles não pegaram a esmo, ainda mais pq realmente são de datas completamente diferentes...

  • Lidiane Silva
    2015-05-17T21:18:08  

    Os caras insistem em querer compara FERRARI com fusquinha, eu nem comento mais!

    recentes

    populares

    • Lidiane Silva
      2015-05-17T21:18:08  

      Lidiane Silva, não esqueça que além dos estagiários produzirem matérias em vez de jornalistas de verdade, neste site a maioria dos internautas é composta por semianalfabetos, burros e invejosos. Portanto não podemos esperar nada deste site.

  • Fabio Travassos
    2015-05-18T10:42:41

    A imagem utilizada na comparação é a do novo Moto X e não do Moto G.

  • Fernando Araujo
    2015-05-18T10:42:02

    Pobre compra android, rico compra Apple. Se o pobre tentar comprar um apple vai comprar um celular ultrapassado ou trabalhar ano todo para pagar. Android é inferior mais cabe do bolso do Brasileiro pobre. Nada contra os ricos ou os pobres, tenho vergonha é do governo e das altas taxas de imposto no Brasil. Resumindo comprando Apple ou Android o Brasileiro sempre vai pagar mais caro que o resto do mundo.

  • Jessica Carvalho
    2015-05-17T15:36:33  

    Achei o Novo Moto X por R$ 1.110,00 no bizoo . com .br

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-05-17T15:36:33  

      :) melhor

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-05-17T15:36:33  

      Bom prá você.

  • Douglas Godinho
    2015-05-18T10:32:55

    Caramba.... já estamos em MAIO de 2015 (se não me engano) e ainda estão falando do IPhone 4s?? Ou é falta de conteúdo ou não entendo os redatores daqui....

  • Mad Rooster
    2015-05-18T10:32:53

    É preciso comparar um celular novo a um 4S, de 4 anos atrás. Isso mais confirma do que denigre a qualidade e a concepção da Apple. O que é realmente revoltante nisso é o porque se cobra tanto dos brasileiros. Certamente apostam alto na vaidade e na carência e baixa estima do brasileiro. Todo mundo tem Apple na Europa ou EUA, mas compare-se os preços. O mesmo se aplica aos carros, enfim. O público brasileiro é afoito por se sentir por cima. Por isso aqui não existe o público, existem políticos, por exemplo, que querem tornar pessoal o que é público. Isso é um rasgo próprio da nossa cultura.

  • Jean Ribeiro
    2015-05-18T06:16:46  

    Pra quem tá de mimimi o Iphone 4s era o celular top de linha da apple em 2011, o moto g mesmo sendo 2011, ele é um modelo baixo custo. Além do mais, os modelos não foram pegos ao acaso, são os preferidos dos brs. Pra mim A melhor opção de celular popular é o galaxy s4 mini, vc encontra ele por 599 facilmente, camera melhor e memoria ram maior que o moto g ou iphone 4s. Mas Tem que ser muito fã boy pra pagar 1000 reais num ilixo ultrapassado, Iphone só é justificavel se vc comprar nos EUA, 199$ num iphone 6 plus não tem nada melhor, mas br que paga 3200 eu chamo de itrouxa.

    recentes

    populares

    • Jean Ribeiro
      2015-05-18T06:16:46  

      me fala onde voce acho Iphone 6 plus por $199,00 fanfarrão

    recentes

    populares

    • Jean Ribeiro
      2015-05-18T06:16:46  

      Alex Fernando, muitas vezes esses tablets ou smarts da Samsung travam pq vem com um Android recheado de porcarias (apps) da fabricante, q no caso é Samsung, e também com algumas tralhas da operadora. Já tive informações q o uso do Android puro é uma experiência inacreditável justamente por não vim com aquela enxurrada de apps e skins da fabricante. Eu tenho um Galaxy S4 e estou satisfeito, mas esses apps da fabricante ajudam a consumir mais bateria e por isso tomei a decisão e vou instalar a versão mais recente do Android puro.

  • Danilo
    2015-05-18T08:52:40

    Essa matéria é pra calar a boca desses bocós que ficam aqui no Fórum guerreando sobre qual é mais caro, mais top,o que brasileiro quer mesmo é telefone barato sem se importar com potencia.

  • Andressa Azambuja
    2015-05-18T08:27:28

    comparar um telefone de 2011 a um de 2015 é pracaba mesmo!

  • Reynaldo Rodrigues
    2015-05-18T07:45:53

    Só cabe uma comparação nesta matéria, o preço. O resto não tem nada a ver. Está faltando um pouco de bom senso para quem escreve sobre o assunto.

  • Jean Ribeiro
    2015-05-18T05:52:25

    A comparação é justa sim, pra quem tá de mimimi o Iphone 4s era o celular top de linha da apple em 2011, o moto g mesmo saindo ano passado, ele já saiu para ser um modelo mediano. Além do mais, os modelos não foram pegos ao acaso, são os modelos