Celular

12/05/2015 07h00 - Atualizado em 12/05/2015 07h00

Lente de 10 centavos transforma qualquer smartphone em microscópio

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma lente capaz de transformar qualquer smartphone em um microscópio. A peça, que não precisa de  complementos para se encaixar à câmera do celular, tem um custo de produção de apenas US$ 0,03 (cerca de R$ 0,09) e consegue ampliar em até 120 vezes uma imagem.

Novo iPhone pode ter duas câmeras, com uma teleobjetiva, mostra patente

Superlente pode ser acoplada em qualquer smartphone sem precisar de acessório adicional (Foto: Divulgação/ Universidade do Texas)'Superlente' pode ser acoplada em qualquer smartphone sem precisar de acessório adicional (Foto: Divulgação/ Universidade do Texas)

Ao contrário das lentes comuns que utilizam uma série componentes, muitas vezes caros, como vidro e plástico, a "superlente" desenvolvida pelos cientistas usa apenas uma matéria prima: polidimetilsiloxano (PDMS). O PDMS, que tem sido usado há anos em pesquisas médicas, é transparente e possui consistência parecida com mel, mas quando aquecido fica em estado sólido.

Ao estudar o componente, o grupo liderado pelo pesquisador Wei-Chuan Shih, percebeu que o material tinha a curvatura que poderia ser usado para desenvolver uma lente pequena, mas com grande capacidade de ampliação.

Em testes, os pesquisadores disseram conseguir equiparar o uso da lente no smartphone a um microscópio Olympus IX-70 ajustado para ampliar a imagem em 100 vezes. Com a criação de um aplicativo, o celular poderá melhorar ainda mais a ampliação da imagem.

Foto de parasita tirada com a lente de PDMS (Foto: Reprodução/Youtube)Foto de parasita tirada com a lente de PDMS (Foto: Reprodução/Youtube)

O uso do acessório pode ajudar escolas que não têm condições de comprar um microscópio convencional. Além disso, os pesquisadores têm interesse em que o acessório sirva para diagnósticos médicos preliminares e também na engenharia.

Qual é a melhor câmera digital semiprofissional? Opine no Fórum do TechTudo

O processo de produção ainda é bem artesanal, utilizando um equipamento parecido com uma impressora jato de tinta modificada. A lente fica presa na câmera do smartphone por uma espécie de adesivo.

Para chegar ao mercado o acessório precisará passar por mais testes. Além disso, é preciso desenvolver uma máquina capaz de acelerar a produção. A lente ainda não tem data de lançamento e nem preço definido.

Via CNBC e Science Daily

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vagner Peixoto
    2015-05-12T14:36:21  

    Essa lente no Brasil se esse partido PDMS querer vender vai custar caro. Envolveu partido já era.

    recentes

    populares

    • Vagner Peixoto
      2015-05-12T14:36:21  

      que partido cara aqui é ciência e tecnologia mistura as coisas não, "só queria ser irônico" nam!

    recentes

    populares

    • Vagner Peixoto
      2015-05-12T14:36:21  

      Vamos "QUERER" mudar esse partido ai que ta dificil.

  • Jucélio Carvalho
    2015-05-13T07:32:09

    No Brasil é uma vergonha comprar qualquer produto importado, impostos vão pra Dilma

  • Lázer Rodrigues
    2015-05-12T14:06:57  

    Você pode conseguir facilmente esta lente, extraindo de um leitor de DVD quebrado... Há vídeos no ytb ensinando, fica show de bola...

    recentes

    populares

    • Lázer Rodrigues
      2015-05-12T14:06:57  

      Vai achando que vau custar 0,10 centavos aqui... Vai faltar muita grana pro seu pão

    recentes

    populares

    • Lázer Rodrigues
      2015-05-12T14:06:57  

      nem tudo que custa 10 centavos para se produzir é vendido a 15 centavos, amigo. Não espere que esta brincadeira seja simplesmente incorporada aos novos aparelhos de celular sem custo. Ou você acha realmente que pra se produzir um iphone ou um Galaxy S6 os fabricantes gastam muito?

  • Lucas Adriano
    2015-05-12T21:14:43

    No Brasil no saldão de final de ano por apenas 999,99 R$

  • Leonel Reis
    2015-05-12T17:59:54

    E ficamos a chupar o dedo e pagar royalties a quem estuda e trabalha com afinco. Eu chamo isto de MERITOCRACIA. Fim.

  • Marcos Junior
    2015-05-12T16:23:26  

    No Brasil vai custar um valor simbólico de 900,00 R$ !

    recentes

    populares

    • Marcos Junior
      2015-05-12T16:23:26  

      Claro, tem os impostos. Não viu a presidenta que vcs colocaram no poder falando, que vai aumentar tudo que é imposto.

  • Daniel Araújo
    2015-05-12T17:01:29

    Preço de custo né kkk . Aguardando o varejo .

  • Edelvan Sa
    2015-05-12T16:45:19

    lente "mágica" faz seu Smartphone ficar poderoso por 10 centavos... cade o poder???? ta loko rapaz, tem poder não! ele só amplia a imagem através de uma lente...

  • Ricardo Cruz
    2015-05-12T16:40:12

    Menos de R$10 no brasil sem chance...

  • Maria Souza
    2015-05-12T15:49:55

    Muito legal!!!

  • David Moreira
    2015-05-12T15:07:05

    Legal Fera

  • And Luz
    2015-05-12T14:16:30

    No Brasil vai chegar pela bagatela de R$599,90

  • Kleber Alves
    2015-05-12T11:00:13  

    10 centavos kkkk

    recentes

    populares

    • Kleber Alves
      2015-05-12T11:00:13  

      Interessante. Por esse valor você compra um chiclete, que após ser mastigado vai para o lixo.

  • Marcos Teixeira
    2015-05-12T14:03:23

    Com 60% de ICMS + 60% de IPI + 60% de Cofins associado ao índice do IPCA, tudo sendo aplicado com juros sobre juros, vai custar R$ 1.000,00, podendo ser parcelado em 10 x "sem juros" na americanas dot com.

  • Henrique Diniz
    2015-05-12T08:33:28  

    10 centavos ? aqui no Brasil vai sair no minimo 1000 Dilmas

    recentes

    populares

    • Henrique Diniz
      2015-05-12T08:33:28  

      Custo de produção diferente de valor final.Iphone, por exemplo tem custo de produção médio de $250 doletas, +/- $800 dilmas, e vc vai na loja custa $3000

  • Ricardo
    2015-05-12T12:55:36

    uma gota de agua faz parecido.

  • Axel Silva
    2015-05-12T12:52:02

    Até lente de leitor óptico temo mesmo efeito. Já utilizei, para fotografar circuitos com maior proximidade... Não é nenhuma novidade.