Sistemas Operacionais

18/05/2015 11h16 - Atualizado em 18/05/2015 11h16

O que é Continuum? Conheça a aposta da Microsoft para PCs e celulares

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Windows 10 tem entre seus grandes recursos o modo Continuum. Com ele, a Microsoft pretende fazer com que o sistema se adapte a diferentes modalidades de uso, especialmente em computadores híbridos e smartphones, evitando erros de usabilidade do Windows 8 em diferentes resoluções de tela e hardwares. Veja como a novidade vai funcionar no sistema operacional e fique por dentro de tudo. 

Qual a diferença entre o Windows 10 para PCs e a versão de smartphones

Continuum para celulares transformará aparelhos em um computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)Continuum para celulares transformará aparelhos em computador com Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Afinal, o que é o Continuum?

Quando o Windows 8 foi lançado, a Microsoft enfrentou muitas críticas, já que o sistema trazia para computadores com mouse e teclado uma interface que funcionava bem apenas em tablets. Com isso, muita gente preferiu retornar para o velho Windows 7 e esperar para adotar o sistema mais recente. Agora, com o Continuum, a Microsoft pretende acabar com esses problemas e trazer novas funções.

Como foi possível perceber nas Builds do Windows 10, o novo sistema da Microsoft terá toda a interface clássica, com menu iniciar e múltiplas janelas. No entanto, como ficam tablets, computadores híbridos e dispositivos 2-em-1? É aí que o modo Continuum entra, possibilitando uma repleta readaptação do sistema para o tipo de configuração que o usuário deseja usar no momento, touch ou teclado e mouse.

A funcionalidade irá se estender ainda aos telefones. Nesse caso, esse modo deve fazer com que os aparelhos funcionem como um computador ao serem conectados em monitores, mouses e teclados.

Continuum no computador

Se você tem um computador híbrido com tela touchscreen, o Windows 10 deve funcionar de forma bem parecida com o Windows 7 enquanto estiver usando o mouse e o teclado físico. Ou seja, se clicar no botão do Iniciar, ele será exibido como uma pequena “aba” com diversos atalhos e blocos dinâmicos, assim como todo aplicativo será aberto em janelas tradicionais e redimensionáveis na área de trabalho.

Vídeo: Relembre as últimas novidades da Microsoft na Build 2015


Já ao dobrar o seu computador, ou destacar a tela para usá-lo como tablet, o Windows 10 se readaptará para funcionar de forma parecida com o Windows 8. Nesse caso, o modo Continuum fará com que o menu Iniciar volte a ser exibido em tela cheia, bem como os aplicativos ocuparão todo o display, com possibilidade de dividir a tela ao meio. O sistema aceitará os gestos para alternar entre programas, abrir a central de notificações e outras funcionalidades, como ocorre na versão atual da plataforma.

O Continuum também reconhecerá o caminho inverso. Ou seja, ao conectar o teclado novamente ou dobrar o computador para o modo laptop, o Windows 10 voltará a exibir janelas e menu Iniciar clássico.

Continuum em celulares

Durante a Build 2015, a Microsoft exibiu também como o modo Continuum funcionará em smartphones. A proposta para esses aparelhos é praticamente a inversa dos computadores. Para ativá-la, será necessário conectar o seu telefone a um monitor, mouse e teclado, fazendo com que este passe a funcionar como uma espécie de computador, usando o hardware e processador do seu smartphone.

O modo Continuum dos smartphones fará com que os aparelhos exibam uma área de trabalho nos monitores como a do Windows 10 em um computador. A diferença é que, ao clicar no botão Iniciar, será exibido a tela inicial do seu telefone com os blocos dinâmicos na posição que você escolheu. Além disso, os aplicativos instalados do telefone poderão ser abertos em janelas redimensionáveis, facilitando a vida de quem deseja fazer diversos trabalhos ao mesmo tempo. Tudo, claro, de forma adaptada à tela.

Windows 10 para smartphones poderá trabalhar com duas telas diferentes no modo Continuum (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows 10 para smartphones poderá trabalhar com duas telas diferentes no modo Continuum (Foto: Reprodução/Microsoft)

Uma característica bastante interessante revelada pela Microsoft é que o Continuum para smartphones reconhecerá também os atalhos do teclado. Assim, você pode copiar e colar algo usando o clássico "Ctrl + C" e "Ctrl+V", entre outras possibilidades. Os telefones serão capazes ainda de trabalhar com as duas telas, possibilitando que se faça algo no aparelho móvel e outra atividade no display auxiliar.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Geremias
    2016-05-16T17:33:45

    Acho muito legal essa tecnologia, a microsoft sai na frente dos concorrentes. O ruim é que você precisa de uma tv com Miracast, e normalmante não são muito baratas ou uma opção mais barata que seria comprar um ezCast.

  • Carlos Silva
    2016-02-21T17:24:24

    Isso se chama inovar! Parabéns!

  • José Lazauskas
    2015-05-21T08:42:34

    Meus parabéns a funcionalidade e ao desempenho Microsoft mais em aparência ele está muito clássico com formas muito retangulares e muito cheio de coloridos Acredito que a MICRISIFT é capaz de melhorar e muito em relação a aparência desse novo Windows.