30/05/2015 07h00 - Atualizado em 30/05/2015 07h00

Quais as diferenças entre modem e roteador 3g e 4g? Confira

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Muitos usuários confundem as funções de um modem e roteador, e agora novos modelos com tecnologia 3G e 4G foram adicionados nessa lista. Os dois aparelhos oferecem recursos diferentes para o uso da Internet para computador e no celular. Quer descobrir como funciona e a diferença entre eles? Então confira nossas dicas.

Mito ou verdade? Desvende 'lendas' sobre roteadores e navegue sem medo

Entenda para o que serve e como funcionam os roteadores e modem com tecnologia móvel (Foto: Divulgação/Huawei)Entenda para que serve e como funcionam os roteadores e modens com tecnologia móvel (Foto: Divulgação/Huawei)

Modem x Roteador

Para começar, o modem é um receptor direto da Internet contratada, enviando os dados de rede para um dispositivo “base”, no caso seu computador pessoal ou desktop. A versão que você deve conhecer em casa, tradicional, é aquele dispositivo que fica conectado no cabo da Net Virtua, GVT, Velox ou outro plano de Internet pago.

O modelo de modem em 3G e 4G pode ser encontrado em lojas de operadora móvel como Vivo, Oi, Claro e mais. A maior parte dos aparelhos têm o formato de um “pen drive”, para plugar na entrada USB do notebook e ficar conectado em qualquer lugar. Dentro desse aparelho fica integrado um chip, como os utilizados nos celulares. A ideia é que o internauta possa navegar na Internet de forma mais simples, com um aparelho portátil.

Modem 3G por dentro, com entrada para chip SIM (Foto: Divulgação/Huawei)Modem 3G por dentro, com entrada para chip SIM (Foto: Divulgação/Huawei)

Já o roteador permite conectar vários dispositivos de uma só vez, tanto pela opção cabeada quando pelo Wi-Fi. A diferença do tradicional para a versão 3G ou 4G é que ao invés dele se conectar à um modem ou internet cabeada, o aparelho pode ser integrado com um chip móvel, como aqueles usados nos celulares, ou plugar um modem 3G/4G. Ou seja, ele compartilha esse sinal de banda larga móvel.

Normalmente, o modem e roteador se complementam, já que o primeiro recebe a conexão de Internet e converte para o acesso do usuário, e o segundo dissemina essa conexão para diversos dispositivos, pelo popular Wi-Fi.

Roteador 4G com entrada para modem (Foto: Divulgação)Roteador 4G com entrada para modem (Foto: Divulgação/Air Live)

3G x 4G

O 4G está se disseminando entre os usuários brasileiros e o principal destaque dessa tecnologia é a velocidade de internet móveis mais rápida. E isso é uma vantagem em comparação com o 3G, principalmente para os usuários que precisam baixar muitas fotos, assistir vídeos, estar conectado em serviços de streaming, video-conferência por Skype e mais.

Tanto o 3G quanto o 4G são distribuídos em chips de operadoras, no entanto, é necessário ficar atento já que não é qualquer cartão SIM 3G que oferece a conexão mais rápida 4G. É importante se informar na operadora para fazer a troca do chip, caso necessário. Também é fundamental observar se o aparelho tem suporte para essa conectividade.

Modem com conexão 4G (Foto: Divulgação/Vivo)Modem com conexão 4G (Foto: Divulgação/Vivo)

No caso do modem, você poderá contratar um plano 3G ou 4G e receberá um dispositivo compatível com a conexão. O mesmo deve ser observado na compra de um roteador para distribuir Internet móvel.

Afinal, modem e roteador 3G e 4G?

As opções de modem e roteador com tecnologia 3G e 4G são úteis para os usuários que não querem contratar um plano de banda larga “doméstico” ou preferem ficar livres dos cabos de Internet. Além de ser mais prático, é possível levar para qualquer lugar: basta ter o chip e plano de dados móveis para começar a usar os aparelhos.

Qual o número de conexões simultâneas de um roteador wireless? Confira no Fórum do TechTudo.

É importante ficar atento para a taxa de limite de download que muitos planos estipulam. Dessa forma, um roteador 3G/4G com muitos dispositivos compartilhando dessa mesma rede vai resultar em um consumo mais rápido desse limite. Então, vale pesquisar nas opções de pós e pré-pago antes de escolher um pacote com 200 MB, 500 MB, 2 GB de dados ou mais.

Preço

Começando pelo modem 3G/4G, o preço varia conforme a operadora de telefonia móvel, pacote de dados de acesso e mais detalhes. Em muitos casos, o usuário precisa pagar um valor fechado para a compra do dispositivo, em formato de pen drive, e ainda a taxa mensal do plano, que custa a partir de R$ 50.

Já o roteador 3G/4G pode ser encontrado em lojas físicas e online, além de operadoras de telefonia. O preço também varia e segue o mesmo esquema: há a compra do aparelho para distribuir o sinal Wi-Fi em complemento de um pagamento do pacote, que custa a partir de R$ 70 mensais.

Compatibilidade

A compatibilidade não deve ser um problema. Para o modem USB é importante que o notebook tenha uma entrada USB funcionando e placa de rede para receber a conexão de Internet. A boa notícia é que a maior parte dos computadores são equipados com os dois quesitos.

Depois, basta instalar o navegador e aproveitar. Sobre o sistema operacional, as operadoras costumam oferecer dispositivos compatíveis com as plataformas populares, capaz de rodar em Windows, Mac OS, Linux e mais.

Já o roteador Wi-Fi é ainda mais simples: basta que o notebook, computador ou dispositivo móvel tenha compatibilidade para receber sinal wireless, ou seja, sem fio. E pronto: faça a conexão como qualquer Wi-Fi tradicional para usar.

Problemas com conexão Wi-Fi?

Caso o seu computador ou celular não esteja conectando com o Wi-Fi de casa é preciso observar alguns pontos. Se o seu roteador for 3G ou 4G, vale conferir se o chip ou modem foi inserido ou plugado corretamente. Outro ponto é saber se a operadora já liberou o sinal de Internet, o que pode demorar algumas horas depois da contratação do plano. Caso seu notebook continue sem conexão, vale conferir as dicas do TechTudo para a ativação da rede, configuração e mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto Madson
    2015-05-30T20:19:22  

    Caro redator. Você se esqueceu de dizer que nem todos os modens podem ser ligados diretamente aos roteadores. Em relação ao roteador da TP Link somente o modelo 3256 da Huawei (4G) que funciona em conjunto com ele. Os mais antigos 3G tb funcionam. Ja a qualidade do 4g varia. No centro de Curitiba funciona absurdamente bem. Chego a atingir 40/20 de dw/up e preferi o 4G ao planos da GVTrouxa

    recentes

    populares

    • Roberto Madson
      2015-05-30T20:19:22  

      Fala sério, Roberto. Você não quer que o pessoal do Tech Tudo saiba disso, né? As reportagens deles são para pessoas totalmente leigas e desinformadas. E a maioria também escrita por pessoas leigas e desinformadas.

  • Bruno Ribeiro
    2015-05-31T00:48:19  

    se não tivesse franquia seria bem melhor... Meu 4G da tim chega a bater 90mbps aqui no RJ

    recentes

    populares

    • Bruno Ribeiro
      2015-05-31T00:48:19  

      Qual bairro?

  • Wanderley Paulo
    2015-05-30T12:25:42  

    Qualidade é tudo uma bosta aqui no Brasil...quero ver um brasileiro estar feliz com sua net 3g ou 4g...kk

    recentes

    populares

    • Wanderley Paulo
      2015-05-30T12:25:42  

      3G e 4G no Brasil só servem pra operadora te cobrar mais caro pelo plano, pois independente do plano, a velocidade é a mesma: "lenta, quando pega, e olhe lá".

    recentes

    populares

    • Wanderley Paulo
      2015-05-30T12:25:42  

      Não é verdade. Utilizo o 4g na cidade de Manaus, alcança mais de 20mbps

  • Fernanda Araújo
    2015-09-07T16:28:41

    Q q adianta ter 3g, 4g ou sei lá o q se tem vários lugares em q não se tem nem o 3g? Primeiro tem q se investir em melhorar os sinais pra depois melhorar a velocidade.

  • Alberto Machado
    2015-05-31T04:55:37

    Velocidade baixa, precos absurdos e o povo consumindo.... só no brazilzil mesmo

  • Vitor João
    2015-05-31T00:47:20

    3G rsrsrs 4G rsrsrs... Nem a ligação da TIM fica mais de 1 minuto sem cair, isso parecendo que tem um rato dentro do telefone de tanta chiadeira!!!