Notebook

27/05/2015 08h00 - Atualizado em 27/05/2015 11h20

Testamos o novo MacBook: confira o melhor e o pior do notebook da Apple

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O novo MacBook foi uma grande surpresa da Apple, seja por suas configurações ou pelo seu design ultrafino. Equipado com o Mac OS X Yosemite, o aparelho que acabou de chegar ao Brasil traz um chip Intel Core M, que dispensa ventoinhas, além de teclado e trackpad totalmente renovados. A sua versão mais barata é, na verdade, bastante "salgada": são R$ 8,5 mil. Preço alto e muito expectativa, mas será que o MacBook consegue impressionar o usuário em um primeiro contato? Confira o hands on do TechTudo.

Zoom Magic Mouse: saiba como usar recurso ‘escondido’ no Mac


Design: mais leve que o “Air”

Ao se aproximar do novo MacBook, é inevitável não reparar e se impressionar com a finura do aparelho. Ele tem apenas 13,1 milímetros, sendo um pouco maior que uma caneta em sua parte mais espessa. Assim, o aparelho é perfeito para quem deseja carregá-lo dentro da mochila para qualquer lugar.

MacBook (Foto: Elson de Souza/TechTudo)MacBook impressiona pela sua espessura (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

A Apple também caprichou no quesito peso: são apenas 920 gramas para um aparelho com uma tela de 12 polegadas. É possível segurá-lo com uma mão sem qualquer desconforto, esteja ele aberto ou fechado. O MacBook Air de 11 polegadas, por exemplo, possui 1,08 quilo mesmo sendo menor.

O computador da Apple pode ser encontrado em três cores: prata, cinza escuro e dourado. Todas possuem um ótimo acabamento e se assemelham ao que pode ser encontrado nos iPhones e iPads. A maçãzinha da tampa, porém, é apenas espelhada e não brilha, o que pode decepcionar aqueles que gostam de ostentar um dos símbolos da marca.

MacBook (Foto: Elson de Souza/TechTudo)MacBook está disponível em três cores: dourado, para e cinza escuro (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Tela: Filmes podem ser um problema

A Apple também fez um belíssimo trabalho com a tela de seu novo MacBook. Equipado com uma resolução QHD (1440p), o display Retina do computador apresenta cores bastante ricas, vibrantes e uma leitura bastante confortável, com letras bem delineadas e visíveis. Na comparação com o modelo Air de 11 polegadas, a superioridade do novo MacBook é claramente visível. Mas nem tudo são flores.

MacBook (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Aparelho se destaca pela qualidade da tela (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


A Apple adotou uma proporção de 16:10 diferente dos formato Widescreen (16:9) usado pela maior parte do mercado atualmente. Isso deve fazer com que filmes e séries não “se encaixem” muito bem ao monitor, deixando faixas pretas ou cortando a imagem. Além disso, o ângulo de abertura máximo suportado pelo MacBook dificulta a vida de quem deseja usá-lo em pé.

O que você achou das novidades da Apple para 2015? Comente no Fórum do TechTudo.

Touchpad: mais inteligente do que nunca

O elogiado trackpad da Apple trouxe uma importante adição para a experiência de usuário: o Force Touch. Além de navegar pelos programas com múltiplos dedos, é possível usar a força do seu clique para desempenhar funções como abrir preview de links na Internet, obter informações de pasta, fixar alfinetes no aplicativo de mapas, ver preview de programas, entre outros. Tudo de uma forma bastante intuitiva.

MacBook (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Touchpad está melhor do que nunca (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Outro ponto fascinante do novo aparelho é o sistema tátil que simula o estalar de um clique, algo impossível fisicamente dada a finura do MacBook. O funcionamento da invenção da Apple é tão precisa que só foi possível acreditar que o aparelho não “clicava” de verdade ao pressionar o trackpad de um MacBook desligado.

Teclado “borboleta”: fino e preciso

Ao contrário dos notebooks convencionais, o novo MacBook não traz um teclado com teclas “saltadas” para fora do aparelho, mas sim botões bastante finos e “colados” na superfície do aparelho. Para isso, a empresa desenvolveu um mecanismo batizado de borboleta, que faz com que a decida e a subida da tecla pressionada sejam menores.

MacBook (Foto: Elson de Souza/TechTudo)MacBook vem com teclado borboleta (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Apesar da nossa desconfiança, o teclado do novo MacBook se mostrou incrivelmente preciso e com uma resposta excelente para as suas características físicas. É inegável, porém, que usuários que estão mais acostumados a sentir a tecla terão dificuldade ao digitar sem olhar para o teclado. No entanto, a adaptação ao novo padrão é totalmente possível e não deve tomar muito tempo.

Desempenho: o calcanhar de Aquiles

O MacBook traz em seu interior um novíssimo processador Intel Core M, que dispensa o uso de ventoinha para resfriamento, mas traz alguns problemas. O primeiro dele é o desempenho inferior do que os chips tops da linha Core i7. Embora não tenha sido possível fazer um teste mais aprofundado com o novo MacBook, conseguimos perceber alguns tropeços.

Em primeiro lugar, ao abrir diversos programas ao mesmo tempo, o aparelho da Apple apresentou uma queda considerável na fluência de suas animações. Felizmente, isso não se refletiu no travamento de nenhum programa, mas o Mac OS perdeu um pouco da sua aclamada fluidez. Além disso, o novo notebook da Apple demorou bons segundos para carregar as miniaturas de imagens no aplicativo de fotos.

MacBook (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Desempenho deixa a desejar em função do processador Intel Core M (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Durante os nossos testes, foi possível rodar o jogo Civilization: Beyond Earth no computador da Apple. Embora não apresentasse nenhum travamento mesmo com bons gráficos, o novo MacBook teve uma demora considerável na tela de carregamento do menu inicial, que pode ser causada pelo baixo poder de fogo do processador.

Mesmo dispensando coolers de resfriamento, o processador Core M pode sim esquentar a superfície do aparelho ao executar tarefas mais pesadas. No entanto, essa não chega a ser uma característica totalmente ruim, já que é preciso considerar o avanço da Intel em relação a outros chips.

USB-C: prepare-se para os adaptadores

MacBook (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Padrão USB-C deixa a desejar pela compatibilidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Outro ponto que não pode passar batido no MacBook é o novo padrão USB-C, que lembra bastante o lightining do iPad e do iPhone. A escolha do novo conector foi bastante acertada, já que esse pode ser usado para a transferência de dados, carregamento e saída de vídeo. O problema é que a única entrada disponível deve castigar o consumidor, que se verá refém e limitado a adaptadores. Sem dúvidas, a Apple poderia ter se esforçado para incluir pelo menos outra entrada no aparelho.

Dock adiciona 11 entradas ao novo MacBook e pode solucionar USB-C única

Conclusão

Fino, leve, portátil. O novo MacBook é um aparelho para quem busca portabilidade acima de desempenho. O primeiro contato com o notebook agrada bastante, mas um teste mais longo do aparelho pode tirar dúvidas sobre quesitos como bateria e desenvoltura em aplicativos e jogos mais pesados.

De qualquer forma, o usuário que pretende comprar o aparelho deve preparar o bolso. A versão mais barata sai a R$ 8,5 mil no Brasil, preço superior ao MacBook Air mais caro do país e igual à versão básica do modelo Pro de 13 polegadas com tela Retina. Cabe ao usuário pesar os prós e contras antes de decidir se vale a pena.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Lima
    2016-04-06T04:16:05

    agora se você tem esse perfil de uso e tem bolso compatível com o produto certeza absoluta que não vai se arrepender e falar abobrinha por ai obrigado...

  • Bruno Lima
    2016-04-06T04:15:02

    bom , o novo McBook até pode ser mais fraco e mais lento que os outros de sua marca mas a ideia não é essa se fosse , pra que o MacBook Pro ?

  • Bruno Lima
    2016-04-06T04:14:39

    sinceramente queria muito intender o que algumas pessoas pensam quando veem algumas analises de produtos novos e só criticam sem mesmo saber o que a empresa quis buscar e atingir com seu novo produto

  • Bruno Lima
    2016-04-06T04:13:30

    kkkkkkkkkkkk

  • Miqueias
    2015-05-27T12:54:44  

    hahaha esses PCs finos são todos lentos, pra começar peguem a frequência de qualquer nootebook i3 ou i5 e veja que eles tem 2ghz pra cima, enquanto essas coisas finas da apple tem 1,4ghz. Ai voce soma 4 núcleos de 1.4ghz contra 4 nucleos 2ghz ou mais, ou seja o i3 da apple tem 5,6 ghz somando 4 nucleos enquanto sony, sansung ou ate positivo tem 8ghz somando os 4 núcleos, estou feliz com meu asus de 2ghz, com 512 de vídeo, i3 e ainda custou só 2300 reais enquanto tem gente pagando i3 da apple por 5 mil e tem desempenho inferior, porque só querem status e designer kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Miqueias
      2015-05-27T12:54:44  

      Miqueias reportagem fala de Mac e vc vem falar de Windows, pelo visto nunca deve ter usado um Mac antes. To achando que se voce comprasse um Mac iria querer por windows na maquina.

    recentes

    populares

    • Miqueias
      2015-05-27T12:54:44  

      Eu tenho 2 Macs, um IMAC modelo 2012 21,5 com um processador I5 de 2.7 GHZ, 20GB Ram (4 Originais e mais 16 gb que comprei na OWC) placa de vídeo 1GB, e HD Sata, ainda não é SSD, mas estou pensando em fazer a adaptação do Fusion Driver e é super rápido! Trabalho com um PC windows 8 (I3, 4GB, Video Intel 4000), mas fico indignado com o tempo de resposta para abrir o Google Chrome fora que sempre percebo uma piora no desempenho com o passar dos dias. Enquanto no Meu Mac eu consigo abrir o Final CUT Pro X para edição de vídeo com Videos.

  • Vanilton Viza
    2015-05-27T20:29:37  

    Mas aí q táh ! Roda Crisys ? aushaushaush

    recentes

    populares

    • Vanilton Viza
      2015-05-27T20:29:37  

      Mitou

  • Ricardo Takao
    2015-05-27T18:08:11  

    mas nem se eu ganhar sozinho a mega da virada, eu pago esse valor num note

    recentes

    populares

    • Ricardo Takao
      2015-05-27T18:08:11  

      Amigo, se você ganhar na loteria você gastaria 1000 reais num jantar, vamos largar de ser hipócritas né... kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Ricardo Takao
      2015-05-27T18:08:11  

      Franco Godoy Não é bem assim que não...

  • Anderson Silva
    2015-05-27T12:29:15  

    A chamada da matéria é "veja se vale o preço" e a conclusão da matéria é "cabe ao usuário decidir se vale a pena".

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2015-05-27T12:29:15  

      "Veja se vale a pena". Mostra-se todos os prós e contras e ao final a conclusão é que o usuário deve ser escolher, com base nas informações no corpo do texto. Se fosse a opinião do Techtudo, seria mais ou menos assim "testamos e aprovamos" "por que vale a pena comprar o notebook da apple" e assim por diante... não vi erros nem na chamada nem na conclusão, o que vale é a interpretação.

  • Linguador
    2015-05-27T15:27:46

    Tem que ser muito burro ou ganhar salário mínimo para achar caro o novo MacBook Air da Apple.

  • Fernanda Voi
    2015-05-27T20:24:02

    Apple retoma liderança no ranking "BrandZ" das marcas mais valiosas do planeta. Pense... Se fosse por conta dos preços, os produtos da Apple não venderiam tanto. A questão é que mesmo com preço alto, eles tem qualidade. Isso garante a venda de tudo! Sem contar o excelente suporte para o hardware e software ao cliente no Brasil. Apple é sinônimo de qualidade, durabilidade, suporte ao cliente e excelente design.

  • Vinícius Oliveira
    2015-05-27T14:44:20  

    Tem que ser muito burro, quase um PTista, pra comprar uma coisa dessa no Brasil ...

    recentes

    populares

    • Vinícius Oliveira
      2015-05-27T14:44:20  

      vcs tudo é PT. Noss

    recentes

    populares

    • Vinícius Oliveira
      2015-05-27T14:44:20  

      é que já pegou Dona Jaci, PT virou piada e quem vota neles Tb ...

  • James Deann
    2015-05-27T15:47:04  

    Tudo culpa da Dilma kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • James Deann
      2015-05-27T15:47:04  

      Que comentário engraçado cara.

    recentes

    populares

    • James Deann
      2015-05-27T15:47:04  

      morri de rir cara

  • Rafael
    2015-05-27T16:30:47

    MacBook ostentação....

  • Wesley Pereira
    2015-05-27T16:23:35

    Não vale. Tá ficando muito caro esses negócios. Essa política de subir preços para agradar acionistas afugenta os consumidores.

  • Fábio
    2015-05-27T13:55:03  

    Nenhum aparelho da Apple vale o preço cobrado, mas enquanto tiver trouxa para comprar a Apple vai manter os preços absurdos.

    recentes

    populares

    • Fábio
      2015-05-27T13:55:03  

      Fábio, concordo com você, já que vivemos no país dos impostos, melhor exemplo é o preço que pagamos pelas carroças que chamamos de carros. Compare o preço em dólar, 1000 dólares por exemplo, algo totalmente dentro do justo, para um país que tem o salário mínimo o triplo do nosso.

    recentes

    populares

    • Fábio
      2015-05-27T13:55:03  

      Disse tudo Ruan .

  • Camile Nanda
    2015-05-27T15:46:17

    Realmente tem besta pra tudo ..

  • Anderson Barros
    2015-05-27T15:43:25

    Na boa... Pega esse valor, vai pra Nova York, paga a viagem e Hotel e ainda compra o mesmo aparelho por um preço muito mais barato e ainda se diverte na viagem ;)

  • Diogo Bessa
    2015-05-27T15:34:12

    Os esfaqueadores piram.

  • Danilo Nissani
    2015-05-27T15:17:58

    tem besta pra tudo

  • Victor
    2015-05-27T15:04:17

    tem q ser muito otario para pagar este absurdo num not

  • Kleber Oliveira
    2015-05-27T11:32:26  

    não vale o preço

    recentes

    populares

    • Kleber Oliveira
      2015-05-27T11:32:26  

      também acho

    recentes

    populares

    • Kleber Oliveira
      2015-05-27T11:32:26  

      Não vale o que é cobrado aqui, nos EUA custam R$3.700,00. Ai já passa a valer!

  • Joao Vega
    2015-05-27T14:42:11

    vou me filiar ao PT para poder comprar o meu...

  • Rodrigo Gomes
    2015-05-27T14:38:06

    Que conclusão hein sr. estagiário, ops, Elton de Souza... mantendo o padrão "lá em cima!"!!! L.I.X.O*D.E*M.A.T.É.R.I.A.!

  • Jessica Carvalho
    2015-05-27T14:25:40

    Achei o Smartphone Asus Zenfone 5 por 553,00 no bizoo . com . br

  • Marcelo
    2015-05-27T14:23:52

    conclusão: vale a pena? nos EUA, provavelmente não.. no Brasil... NÃO! e até pra quem acha que Apple vale o preço por ser magico... a propria Apple tem opções melhores... pra quem quer mobilidade tem o Air que é um pouco mais pesado mas tem hardware melhor e é mais barato.. e pra quem quer desempenho tem o Pro com configuração muito melhor e o mesmo preço....