Sistemas Operacionais

11/05/2015 10h51 - Atualizado em 13/05/2015 15h48

Windows 10 pode ser o 'último Windows'; entenda a proposta da Microsoft

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

Durante a conferência Ignite da Microsoft, que ocorreu na última semana em Chicago, a gigante de softwares se referiu ao Windows 10 como seu "último sistema operacional". Porém, a declaração não é motivo para se preocupar. Isso não quer dizer que o Windows deixará de existir nos próximos anos. A proposta da Microsoft é alterar o modo como os OS funcionam e criar uma nova experiência para seus usuários, tornando o Windows um serviço. Entenda como essa mudança pode impactar no seu uso.

Microsoft 'explica por que pulou Windows 9' em camisa com código binário

Windows-10-capa (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 10 será o último sistema operacional da Microsoft, entenda o que isso quer dizer (Foto: Divulgação/Microsoft)



A ideia é que o Windows 10 seja um serviço, e não mais um produto fechado em si, como as versões anteriores do sistema operacional mais usado no mundo. Assim, não haverá mais grandes lançamentos, com edições finalizadas, como foram os casos do Windows 8, Vista, XP e todos os outros.

Em contrapartida, o sistema receberá atualizações regulares, sempre que uma nova função ou ferramenta for testada e aprovada pelos engenheiros da gigante de Redmond. Quem tem um Xbox One está acostumado com esta dinâmica. Todos os meses o console de videogame recebe uma nova característica complementar, mas o sistema é essencialmente o mesmo até o fim da vida do aparelho.

Essa prática terá efeito não só no Windows 10 para computadores, mas também para smartphones, Xbox One e até para o HoloLens, o óculos de realidade virtual da Microsoft. Nem o próximo Office escapará desta nova realidade, uma tendência em todos os softwares da companhia.

Como isso funciona?

Para que isso ocorra, o Windows 10 será dividido em uma espécie de "módulos", que podem ser atualizados separadamente. Se os desenvolvedores criarem uma nova aplicação para o “Menu Iniciar”, o seu PC receberá a atualização sem precisar mexer no resto do sistema.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Como fica a numeração?

Por outro lado, isto não significa que a fabricante não mudará a numeração para a sequência do sistema com o passar do tempo. O Windows poderá até ganhar uma versão 11, 12 e assim por diante, mas isso será tão irrelevante quanto saber qual o número atual do seu navegador de Internet. Ou você realmente sabe em qual versão se encontra o Chrome ou o Firefox instalado na sua máquina?

Via The Verge e Slashgear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jairo Meira
    2017-12-14T09:36:55

    Qual o melhor acompanhar a tecnologia, ou ficar na nostalgia? eu prefiro acompanhar a tecnologia!

  • Indlesson Oliveira
    2017-05-08T17:25:58

    Oi desculpa sou surdo sim.. Windows 10, 11. eu não ter sentir tbm memória pesado eu não gosto demais... vaidade. melhor Windows 7 bom...

  • Matheus Fernandez
    2015-05-19T13:07:39

    bobagem