Fabricantes

19/06/2015 09h00 - Atualizado em 16/09/2016 10h31

Beyoncé, Serena Williams e Ellen DeGeneres inspiram ‘femojis’ em protesto

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

"Mais representatividade feminina nos emojis!" É isso o que quer a Makers, uma plataforma digital de vídeos que reúne histórias de mulheres pioneiras. Para promover a iniciativa, foram criados os "femojis", ícones inspirados em estrelas da TV, do esporte e da música como a cantora Beyoncé, as tenistas irmãs Williams, as apresentadores Oprah Winfrey e Ellen DeGeneres e a comediante Amy Poehler.

Top 100 emojis no Instagram: 'coração vermelho' lidera lista de mais usados

Amy Poehler, Beyoncé e Oprah Winfrey viram emojis (Foto: Reprodução/Makers)Amy Poehler, Beyoncé e Oprah Winfrey viram emojis (Foto: Reprodução/Makers)

A campanha aponta para o fato de que os emojis femininos são limitados a personagens como noivas e princesas e que as atividades são estereotipadas de acordo com o gênero. As figuras de mulheres apareçam apenas cortando cabelo, dançando salsa ou vestindo fantasias sensuais nos emojis atuais.

Enquanto isso, de acordo com a Makers, os caracteres masculinos realizam diversas ações, como caminhar, andar de bicicleta, nadar, trabalhar e outras funções.

“Comparando com os grandes problemas globais das mulheres, um Emoji pode parecer insignificante, mas esses caracteres minúsculos tornaram-se a principal linguagem para se expressar em mensagens de texto ou redes sociais”, defende o grupo.

Femoji de Venus e Serena Williams (Foto: Reprodução/Makers)Femoji de Venus e Serena Williams (Foto: Reprodução/Makers)

A ideia da Makers é sensibilizar as principais fabricantes – em especial a Apple – a adotar emojis femininos. A iniciativa em prol da diversidade não é pioneira; várias petições online pediram a inclusão de figuras com diferentes tons de pele. Em sua mais recente atualização para Mac e iOS, a maçã atendeu ao apelo, passo que já foi seguido pelo Consórcio Unicode, responsável por unificar os emojis.

Via Makers 

Qual emoji falta no seu teclado do WhatsApp ou Facebook? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sheldon Randor
    2015-06-19T19:18:41

    F R E S C U R A