Internet

18/06/2015 11h20 - Atualizado em 18/06/2015 11h21

Black Friday ganha novas regras; lojas precisam estar fora da mira do Procon

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

A Black Friday, ação de vendas que acontece todos os anos em novembro, terá novas regras para empresas interessadas em participar da edição de 2015. A mudança, anunciada nesta quarta-feira (17), pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, busca garantir a credibilidade das lojas virtuais e a segurança dos consumidores. Confira os novos requisitos para receber o selo Black Friday Legal 2015.

Lista reúne sites de cupons de desconto; veja como economizar online

Selo de segurança do Black Friday 2014 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Selo de segurança do Black Friday 2014 garante lojas 'ficha limpa' (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



1) Participar de uma das três capacitações gratuitas para MPEs, micro ou pequenas empresas, promovidas pela Entidade (camara-e.net) – presencialmente ou online.

2) Responder à pesquisa sobre MPEs na inscrição para o selo Black Friday Legal 2015.

3) Ser aprovada no processo de avaliação da Câmara – o processo verifica, entre outros requisitos, a situação cadastral da empresa na Receita Federal, como CNPJ e Razão Social e formas de contato eletrônico e físico, endereço completo, telefone, SAC e-mail.

4) Não estar na lista de “sites a serem evitados”, publicada pelo Procon (sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite)

5) Assinar digitalmente o Código de Ética do Black Friday Legal 2015 no site do programa.

Este ano, as inscrições para o selo Black Friday Legal começam em julho, dando às empresas bastante tempo para se adequarem aos requisitos cobrados pelo Código de Ética, já que as promoções só acontecem no mês de novembro. É o que explica o presidente da entidade, Ludovino Lopes.

Mais lojas, mais descontos

“Com a capacitação, a camara-e.net quer dar às empresas que não conseguiram o selo em 2014 e às novas candidatas as informações necessárias para se ajustarem as regras, assinarem o Código de Ética e participarem da promoção com o selo Black Friday Legal 2015”, disse Lopes.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo. 

Para capacitar as lojas virtuais, as empresas terão três workshops gratuitos, abordando, cada um, os seguintes temas: “Planejando um e-commerce”, “Logística no e-commerce”, “Aspectos legais e Código de Ética do BFL”, “Meios de pagamentos” e “E-commerce e Marketing Digital”. A primeira capacitação aconteceu ainda na mesma quarta-feira (17), já a segunda será em 12 de agosto e a última, em 24 de setembro.

Para participar, basta se inscrever no site da Câmara (camara-e.net/blackfriday). Os workshops serão transmitidos online.

Via camara-e.net

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Roza
    2015-11-25T15:04:47

    lOJA ZARTUR PROMOÇÕES FALSAS AJUDEM A DIVULGAR

  • João Pedro
    2015-07-14T16:53:37

    Promoção black friday iPad mini (sem desconto R$ 5000) (com desconto 4999) tá barato demais!!!!!!!

  • Felippe Pataro
    2015-06-20T13:05:37

    black fraude isso sim!!!!

  • Ramon Silva
    2015-06-19T09:38:35

    Vamos pegar os encartes das lojas e fazer um print screen dos produtos q queremos e confrontar com os preços na black friday, contra fatos não existe argumentos.

  • Rodrigo Perez
    2015-06-19T09:06:06

    Black fraude

  • Rodrigo Paula
    2015-06-19T08:47:51

    Achei que a solução seria as emrpesas mandaram a reação dos ítens e os preços que eram praticados, pelo menos, na útlima semana antes da BF e o preço que seria praticado nela, mas não. Só tem mais burocracia e gastos para as empresas, que para não ficar em mais este prejuízo da GANA POR IMPOSTOS E TAXAS realizado pelo GOVERNO DO POVO, irão repassar para os produtos, aumentando ainda mais seus preços. Nosso país, com esse governo federal que está aí, está completamente perdido e falido de tudo.

  • Rodrigo Paula
    2015-06-19T08:44:17

    Black Friday brasileira, tudo pela metade do triplo do preço.

  • Elton Santos
    2015-06-18T18:47:41  

    Bom, black friday realmente é complicada aqui no Brasil, mas em todas eu sempre tenho muita sorte, basta você ter paciência e pesquisar bem. Já comprei um nexus 4 (700,00), um lumia 530 (199,00), um kindle (189,00) e outras coisas que to tentando lembrar aqui. Todos esses preços são da época, hoje tão baratos realmente. Concordo que é muita coisa pela metade do dobro, mas pesquisando bastante você encontra coisas baratas de fato. Esse ano espero fazer a mesma coisa.

    recentes

    populares

    • Elton Santos
      2015-06-18T18:47:41  

      Eu também consegui comprar umas coisas legais por um preço bom, tem que pesquisar, não adianta comprar no impulso!

  • Humberto Garces
    2015-06-19T07:50:43

    brasileiro é corrupto por natureza e só quer levar vantagem em tudo, menti e engana seus próprios conterrâneos com falsas promoções e preços exorbitantes e também é burro porque não respeita o próprio dinheiro, pois tirando da prateleira estes produtos com preços ridiculamente altos, estimula esta vergonha que nosso mercado interno.

  • SERGIO SANTOS
    2015-06-19T02:39:01

    Queria comprar um fogão que custava R$ 479,00. Esperei o black friday e qual a minha surpresa: o fogão que eu queria estava de R$ 599,00 por R$ 479,00. Pura enganação com o consumidor.

  • Jose Bosco
    2015-06-18T19:56:29

    Vão continuar com as "promos": metade do dobro. Ah, tem a mais nova, que chama ainda mais atenção: Queima!!!! apenas 25% do quádruplo.

  • Fernanda Valentim
    2015-06-18T19:16:06

    Entrei para ler a matéria achando que iam fazer alguma coisa útil para os consumidores, mas só vão criar mais burocracia para as empresas. Vai continuar a enganação dos preços altos e o brasileiro vai continuar babando ao ver os gringos se dando bem nas liquidações de verdade.

  • Professor
    2015-06-18T18:58:50

    Sempre compro algo no Black Friday...mas geralmente tem que pesquisar muito, pois muitos preços são sobem em outubro para aparecer com preço normal na data de preços baixos.

  • Rafael Cruzeiro
    2015-06-18T13:18:08  

    Mesmo assim, não acredito nesse conto da carochinha que é o BF Brasil.

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2015-06-18T13:18:08  

      por mais que tenha enganação, mas ainda assim acha produto com desconto realmente bons, é saber procurar.

  • Pedro Novas
    2015-06-18T17:50:43

    Eu já tive sorte em duas BF. Só pesquisar direitinho que acha umas promoções bacanas. Mas nem todos produtos entram nestas promoções, só alguns em especificos.

  • Ivan.caldas
    2015-06-18T16:35:40

    Ainda nao proibiram a blackFraude. Mais uma para enganar os inocentes.

  • Lucas Salvador
    2015-06-18T16:21:31

    ja vi a americanas vendendo calcinha a 100 reais e "dando" 80% de desconto vendendo a 20

  • Maximiliano Helsing
    2015-06-18T16:01:25

    Esse BF é igual o golpe do sequestro pelo celular, tudo mundo sabe que é enganação mas sempre tem um trouxa que cai...

  • Allecson Paraná
    2015-06-18T15:48:02

    Tudo Pela Metade do Dobro!!!

  • Geraldo Gomes
    2015-06-18T12:54:03

    Já vimos várias lojas tradicionais mostrarem um preço na oferta e no site esta maior. O mais comum é "o metade do dobro".