Internet

12/06/2015 08h00 - Atualizado em 12/06/2015 08h58

Brasil lidera em vítimas do ‘vírus do roteador’ que muda endereço de sites

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

Cada vez mais comum, os roteadores domésticos estão sendo usados para roubar dados dos usuários. Em uma pesquisa feita pela Trend Micro, o Brasil está em primeiro lugar entre os países que aplicam este tipo de golpe, liderando com 88% do total – seguido por Estados Unidos e Japão.

Dia dos Namorados: Doodle do Google dá dicas de 5 'provas de amor tech'

wifi-roteador-luzinhas (Foto: Pond5)Golpe faz roteador Wi-Fi virar um 'bicho de sete cabeças' e trazer problemas (Foto: Pond5)


Este tipo de golpe foi desenvolvido através de uma alteração no DNS dos computadores, que podem tornar o mais discreto roteador em uma ferramenta vital para seus esquemas. Em casos em que os usuários tentam acessar sites bancários legítimos ou outras páginas definidas pelos atacantes, "o malware" os direciona para versões maliciosas dos sites, o que permite que os cibercriminosos roubem as credenciais de conta dos usuários, senhas, etc. Depois de alterar as configurações de DNS, os usuários acreditam estar navegando em sites confiáveis, quando na verdade estão em cópias deles.

Entre os mais vulneráveis ao ataque, estão os usuários que não modificam a configuração padrão do roteador. Além disso, de acordo com a pesquisa, usuários de dispositivos móveis também devem ficar atentos, uma vez que existem sites mal intencionados direcionados especificamente para smartphones.

Brasil está em primeiro entre os países que fazem este tipo de ataque (Foto: Divulgação/ Trend Micro)Brasil está em primeiro entre os países que fazem este tipo de ataque (Foto: Divulgação/ Trend Micro)

Como se prevenir

Para se prevenir desses ataques, a Trend Micro recomenda algumas atitudes importantes, como usar senhas fortes para todas as contas de usuário, ter endereços de IP diferentes das contas padrão e desabilitar recursos de administração remota. Além disso, os especialistas alertam que pode ser uma boa ideia auditar as configurações DNS do roteador e prestar atenção nos sites que requerem credenciais, como provedores de e-mail e bancos. Todos devem mostrar um certificado SSL válido.

Vale lembrar que você pode instalar extensões de browser que bloqueiam scripts e janelas pop-up suspeitas antes deles serem executados no navegador do usuário, como o NoScript.

Manter o computador sempre protegido é a melhor forma de se prevenir contra ataques virtuais. Veja no TechTudo Downloads os melhores antivírus grátis para Windows e aproveite para conferir opções de antivírus Android. Os gerenciadores de senhas também podem ser muito úteis; baixe e proteja-se.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares