Celular

01/06/2015 16h13 - Atualizado em 01/06/2015 16h13

Bug do iPhone: novo código trava WhatsApp e outros aplicativos no iOS

Nicolly Vimercate
por
Da redação

Um novo código está causando dor de cabeça nos usuários de iPhone. Um texto escrito em caracteres especiais trava o WhatsApp, o Facebook Messenger e outros aplicativos no iOS. A falha acontece poucos dias depois de outro erro afetar o app oficial de mensagens do iPhone e se torna brincadeira nos grupos dos mensageiros.

Bug no iOS trava iPhone ao receber mensagem bizarra; veja como resolver

Novo bug no iOS desliga o iPhone ao receber mensagem pelo WhatsApp (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Novo bug no iOS desliga o iPhone ao receber mensagem pelo WhatsApp (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Como da outra vez, o erro não é “fatal”. Mas serve para dar um susto nos amigos. Ao receber a mensagem via WhatsApp, o iPhone é reiniciado. Há algumas condições para que isso aconteça: o problema só aparece em aparelhos que tenham a versão mais recente do sistema operacional, o iOS 8, e que estejam configurados para receber notificações em estilo banner e a pré-visualização da mensagem ativada. 

Em nossos testes, quando o usamos outros formatos de notificação, o iPhone não apresentou travamentos. Caso o usuário que recebeu a mensagem esteja com o aplicativo do WhatsApp aberto, nada acontece também. Além disso, a mensagem tem que ser enviada de outro iPhone. No Facebook Messenger, alguns usuários disseram ter sofrido com o bug. Quando testamos, porém, o app não permitiu o envio do texto com caracteres especiais. 

O bug acontece por causa da maneira com que o iOS processa textos em Unicode. Trata-se de um conjunto de caracteres específico que o sistema de notificações do iOS 8, incluindo suas variações, é incapaz de processar. Ao receber essa mensagem de outro iPhone e tentar mostrar um alerta, o smartphone da Apple não consegue ler o formato Unicode, entra em pane e reinicia.

Caso o texto "bizarro" chegue ao iPhone via SMS, ele pode travar de vez o aplicativo de mensagens do aparelho, além de reiniciar o sistema. Para destravar, é preciso receber outra mensagem, sem caracteres especiais do mesmo usuário, ou enviar uma foto da galeria também via SMS para qualquer pessoa. Na última sexta-feira, a Apple divulgou uma “solução” oficial em sua página de suporte e explicou que está trabalhando para corrigir o problema. 

Qual o seu sistema operacional favorito e por quê? Comente no Fórum TechTudo

App de mensagens do Iphone trava ao receber notificação. Assista ao vídeo:





Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Linguador
    2015-06-02T11:23:58  

    Toda matéria sobre a Apple dar IBOPE. Vamos! Continuem postando... Falem bem ou falem mal, mas falem da Apple. Obrigado...

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-06-02T11:23:58  

      Andre Santos, mas quem fala isso são os fanáticos Andrógenos, que se preocupam mais em odiar a Apple do que se interessar pelo próprio sistema. Acho que não é apenas inveja... é recalque mesmo!

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-06-02T11:23:58  

      Jack Bauer kkkkkkkkkkk

  • MARCIO LIMA
    2015-06-01T18:17:07  

    Raramente se vê um bug no IOS, já não se pode dizer o mesmo do Android e WP. Falo com propriedade pois uso as três plataformas.

    recentes

    populares

    • MARCIO LIMA
      2015-06-01T18:17:07  

      Fabiano Reis trabalho com as três plataformas e já tive problemas com todas. O IOS é o que menos me da problema, mas isso relativo pois cada um usa de uma forma.

    recentes

    populares

    • MARCIO LIMA
      2015-06-01T18:17:07  

      tudo que é mensagem com caracteres sempre travou o iphone... fala besteira n fan boy

  • Gilberto Filho
    2015-06-01T18:29:00  

    Eu estava com o Android até semana passada com o Galaxy S6. O smartphone começou a dá muitos problemas e tive que trocar (parece que foi feito com prazo de validade. Trava muito e reinicia sozinho). Resolvi comprar o IPhone 6. Simplesmente eu nunca mais quero voltar para o Android. Eu achava que era modismo, futilidade. Mas não era. É qualidade... o iPhone 6 tem qualidade muito superior do que qualquer outro smart do mercado. O iOS é fascinante. Não estou inventando nada aqui, é o que aconteceu comigo mesmo... Estou duas semana com o iPhone 6 de 64GB.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-06-01T18:29:00  

      Android não se limita a Samsung, dica! Use um Android puro e depois conversamos.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-06-01T18:29:00  

      O tal do Fabiano Reis garante que iOS não fragmenta e não deixa o aparelho lento com o tempo... bom, isso pode ser verdade se você nunca mais instalar mais nada nesse celular de mocinhas... ah, vá... falo de prática, amigo, não de reportagens. O S6 realmente tinha problema de memória quando foi lançando, mas era apenas um problema de gerenciamento que foi resolvido num update da Samsung. Simples.

  • Tiago Aráujo
    2015-06-08T09:07:31

    Terrível... Aonde esta a "super qualidade" do iPhone ? SRrsrsrss

  • Thomas Delonge
    2015-06-03T23:18:47

    Ai ai, que odio desses Heteros que nao param de defender o Android, CRUZES !!!!

  • Wagner Andrade
    2015-06-01T18:42:30  

    Se você procurar o significado de "trouxa" no dicionário vai estar escrito: "Aquele que acredita que celular com Android é melhor do que o iPhone". Mas por favor, só responda o meu comentário os trouxas que gostam da porcaria de celular com sistema Androga. Muito obrigado e vão pro diabo que te carregue!

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-06-01T18:42:30  

      Gilberto Filho você percebe que também respondeu, né???

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-06-01T18:42:30  

      Wagner Andrade "Cynthia Ribeiro kkkkkkkk chupa"... você percebeu que ela tava defendendo o "seu" produto na comparação??

  • Tiago Costa
    2015-06-02T09:24:11  

    Apesar dos altos preços, vendas de iPhones duplicaram no Brasil! Os preços que já não estavam nada bons no final de 2014 sofreram um reajuste no começo de 2015. Na média, os valores dos iPhones 6 e 6 Plus subiram 22%. Mas acreditem: nem isso foi motivo para frear as vendas de iPhone 6 e 6 Plus no Brasil. E ainda, as vendas de iPhones (6 e 6 Plus) no mundo cresceram 55% em relação ao mesmo período do ano passado. A Apple está com tudo, mesmo!

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2015-06-02T09:24:11  

      prefiro o galaxy s6

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2015-06-02T09:24:11  

      Prefiro qualquer iPhone ou iPad... o resto vocês podem comprar. Mas depois quando for vender (por menos da metade do preço da loja), não chora.

  • Roberto Oliveira
    2015-06-02T11:18:32

    Postaram um problema que já foi solucionado a 1 semana no iOS

  • Alexandre Wascheck
    2015-06-01T17:27:29  

    Pode falar o que for. Tenho um iPhone 6 e não troco por nenhum. "Ah! O iPhone 6 pega fogo do nada. Tá bom. Depois que queimar compro outro".

    recentes

    populares

    • Alexandre Wascheck
      2015-06-01T17:27:29  

      Nao faça isso , a cada 1 boleto de 4 anos que voce fizer ... é menos 1 arvore , tenha consciencia.

    recentes

    populares

    • Alexandre Wascheck
      2015-06-01T17:27:29  

      Nao faça isso , a cada 1 boleto de 4 anos... vc derruba 1 arvore.

  • João Silva
    2015-06-02T10:47:01

    O recalque reina aqui nos comentários, quanta inveja de um simples aparelho. Possuo um iPhone 5 desde 2013 e não troco por nenhum outro, a não ser que seja outro iPhone. Vocês que usam Android tentam minimizar sua frustração em não ter um iPhone, por isso criticam e zombam. Bug no iPhone merece uma matéria especial, por que é raro de ocorrer. Em relação ao Android, acredito que ninguém está com tempo e/ou paciência para fazer matérias para os seus 1001 bugs.

  • Guaracy Cezatte
    2015-06-02T07:07:37  

    Já tive vários celulares com android, motorola, sansung, lg, so não tive sony, mais já estava cansado de sofrer, ate que eu decidi mudar pra um iPhone 4s, no começo não gostei muito, achei o celular meio lento, porém muito simples e funcional, nunca me fez passar raiva, agora comprei o 5s e digo, não se compara com nenhum outro android. Os dois são bons, e acho que é questão de gosto e opinião, mas na minha eu não saio mais do IOS

    recentes

    populares

    • Guaracy Cezatte
      2015-06-02T07:07:37  

      kkkkkkkkkkkk o pobrezinho ficou comprando smartphone android de 300 reais e resolveu parar de comprar pra comprar outro lixo só que mais caro.

    recentes

    populares

    • Guaracy Cezatte
      2015-06-02T07:07:37  

      Gabriel Bonfim,grande coisa hein!! vai testar um iphone 4s com um galaxy s4 para ver qual da menos problema....

  • Fernanda Voi
    2015-06-01T23:16:51  

    Qualidade Apple é indiscutível! Invejada, as vezes copiada, mas sempre respeitada. Pena que você demorou para perceber que Apple é sinônimo de qualidade e durabilidade.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-06-01T23:16:51  

      ANDROID É LIXO DE POBRE... SEMPRE FOI ASSIM, PORQUE POBRE ADORA PORCARIA BARATA SEM QUALIDADE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-06-01T23:16:51  

      Wagner Andrade CHUPA TIAGO GAY COSTA,..SEU IPHONE TRAVA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Wagner Andrade
    2015-06-01T18:35:18  

    Mesmo sendo dual core e tendo 1GB de RAM, o iPhone 6 detona todos os celulares Android no mercado atual. O iPhone 6 ainda é o smartphone mais rápido, estável, seguro e elegante do mundo... É fato! Não adianta pensar diferente. Apple desenvolve o próprio sistema operacional (iOS 8), que foi desenvolvido e projetado para perfeita otimização com o hardware do aparelho (isso tem custo de produção). A concorrência não tem competência para fazer o próprio sistema operacional. Só podem usar (emprestado) o sistema operacional (terceirizado) da Google. Apple está mil anos à frente da concorreria!

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-06-01T18:35:18  

      Diga não as drogas!!! Jogue seu Android e carregador no lixo! Obrigada

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-06-01T18:35:18  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TANTO QUE VAI PERDER PRO WINDOWS 10 EM POUCOS MESES

  • Leandro Silva
    2015-06-02T17:50:55

    GOOGLE ou APPLE?

  • Alberto Junior
    2015-06-01T16:54:22  

    Por favor, PAREM de usar a palavra "bizarro"!!!!

    recentes

    populares

    • Alberto Junior
      2015-06-01T16:54:22  

      Por favor, PARE de ser bizarro!

    recentes

    populares

    • Alberto Junior
      2015-06-01T16:54:22  

      Pois é... acho bizarro tb!

  • Wagner Andrade
    2015-06-02T15:08:45

    feiophone kkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Wagner Andrade
    2015-06-02T15:08:27

    travaphone kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Ronaldo Domingos
    2015-06-02T14:15:57

    Alguém posta o código, please!

  • Rodrigo Freitas
    2015-06-02T10:01:23  

    Estudos apontam que pessoas do sexo masculino que possuem aparelhos da Apple e brancos tem tendencias homosexuais...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Freitas
      2015-06-02T10:01:23  

      Engraçado que sua mãe não reclama...

  • Jonatas Fernandes
    2015-06-02T10:49:26

    O cara passa fome mas nao deixa de comprar um iphone . o cara parcela em 4 anos um celular , derruba 1 arvore a cada boleto de 48 folhas mas nao deixa de comprar um iphone , para no fim usar whatsapp e facebook.

  • Fabio Santos
    2015-06-02T10:33:24

    Fui usuário da Apple até o 3GS, quando a Apple resolveu banir os apps do Google e resolveu colocar a sua aplicação de mapas, foi a gota d'água, mudei para o Android. Existe muita porcaria no mundo Android, telefones de 300 reais não podem ser comparados com os tops, a melhor compra para mim é o Moto X, rápido e com as ultimas atualizações e Android quase puro, pode ser comprado facilmente por uns 1.200 reais, já indiquei para vários amigos meus que usavam iphone e não queriam pagar mais a fortuna pedida pela Apple, nenhum se arrependeu.

  • Rafael Santos
    2015-06-02T10:20:17

    Iphone sendo Iphone... ahahahaha

  • Luiz Poggio
    2015-06-02T09:52:48

    Tolices! Continua sendo o melhor e está há anos-luz do Samsung Galaxy 5. Digo isto porque tenho os dois e digo que o monte de penduricalhos que a Samsung põe no Android, deixa uma droga o sistema que, quando puro, é bom.

  • Felipe Oliveira
    2015-06-02T09:42:16

    Este erro existe desde 2013.

  • Rodolfo
    2015-06-02T09:32:53

    Se Jobs estivesse vivo ele jogava iphone na cabeça dos programadores dele.