Video game

16/06/2015 23h05 - Atualizado em 17/06/2015 00h15

PlayStation 4 será fabricado no Brasil a partir de outubro deste ano

Cássio Barbosa
por
Para o TechTudo

A Conferência da Sony América Latina foi realizada nesta terça-feira (16) na E3 2015, maior evento de games do mundo, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A apresentação foi iniciada pela diretora de marketing da Sony, Rossana Aranibar. A executiva comentou que a marca PlayStation é bastante forte na América Latina e falou sobre alguns dos recursos, como a PlayStation Store. Mas a grande novidade da apresentação foi que o Brasil começará a fabricar o console a partir de outubro.  

Acompanhe o Tempo Real da E3 2015 no TechTudo

Sony na E3 (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)O Brasil começará a fabricar o console a partir de outubro (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

A loja digital estará disponível em todos os países da América Latina até o fim de 2015, e o serviço da PlayStation Plus também será disponibilizado em toda a região. Aranibar mudou para o programa de incubação de desenvolvimento para as plataformas PlayStation, citando o sucesso de jogos da região, como o chileno Monster Bag. Nos últimos doze meses, nove jogos desenvolvidos para América Latina foram lançados nas plataformas da Sony e, nos próximos meses, outros cinco farão estreia na PlayStation Store. Entre os destaques, foi citado o mexicano Kerbal Space Program, previsto para chegar ao PS4 em 2016.

Outro exemplo de investimento do programa de incubação do PlayStation foi o do estúdio costa-riquenho Headless Chicken, que teve a visita à GDC (Conferência de Desenvolvedores de Jogos, na sigla em inglês) patrocinada pela Sony. Os desenvolvedores latinos puderam obter novos conhecimentos para continuar a desenvolver jogos. O estúdio foi o primeiro na América Latina a receber o kit de desenvolvimento para o Project Morpheus.

PlayStation 4 será fabricado no Brasil (Foto: Viviane Werneck / TechTudo)PlayStation 4 será fabricado no Brasil (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

Aranibar falou ainda sobre o programa Play With PlayStation, que permite aos jogadores realizar partidas dos games favoritos com ídolos como os integrantes da banda Imagine Dragons. Depois, a companhia anunciou uma parceria com a feira Electronic Gaming no México. Com a Conexion PlayStation, os mais novos títulos da companhia estarão disponíveis na feira. 

E as novidades não param por aí. O representante comentou sobre a luta para trazer e vender o console por um preço justo no país. Logo depois, foi anunciada a grande notícia da noite: o console será fabricado no país a partir de outubro deste ano.

Conferência Latina da Sony na E3 2015 (Foto: Reprodução / TechTudo)Conferência Latina da Sony na E3 2015 (Foto: Reprodução / TechTudo)

Após a revelação do PlayStation 4 brasileiro, Aranibar voltou ao parco para falar dos jogos mais esperado do console com Uncharted 4, The Last Guardian e Horizon Zero Dawn. Os três títulos serão lançados simultaneamente na América Latina com outros mercados e serão traduzidos para espanhol latino-americano e português brasileiro.

Logo após, foi a vez de um representante da Electronic Arts comentar sobre Star Wars: Battlefront. O game será lançado em 17 de novembro completamente dublado em espanhol latino. A dublagem para o português, no entanto, não foi mencionada.

Após a demonstração de Battlefront, o produtor executivo da Capcom, Yoshinori Ono, subiu ao palco fantasiado do personagem brasileiro Blanka, de Street Fighter, para falar sobre o novo game da franquia de luta.

Sony na E3 (Foto: Reprodução/TechTudo)O produtor executivo da Capcom, Yoshinori Ono, subiu ao palco fantasiado do personagem brasileiro Blanka, de Street Fighter (Foto: Reprodução/TechTudo)

De acordo com o produtor, a América Latina é um dos principais públicos da companhia, e a região é um dos focos da empresa. Desse modo, a Beta de Street Fighter V também estará disponível para a América Latina para que os jogadores da região possam testar o título com o restante do mundo. Além disso, o game também terá suporte a espanhol latino americano e português brasileiro.

Por fim, o produtor anunciou que a Capcom Pro Tour continuará a trazer os campeonatos oficiais de Street Fighter V a Brasil Game Show 2015. O vencedor da etapa da feira brasileira ganhará automaticamente uma vaga para a etapa final do torneio. Antes de encerrar a apresentação, Ono também mostrou uma versão estendida do novo trailer do título.

Após a apresentação da Capcom, o diretor da Bungie Luis Villegas subiu ao palco para tratar da expansão The Taken King para Destiny. O novo DLC estará disponível a partir do dia 15 de setembro, contando com novos mapas e equipamentos para os jogadores.

Sony na E3 (Foto: Reprodução/TechTudo)Novidades sobre as novas mecânicas de Fifa também foram apresentadas (Foto: Reprodução/TechTudo)

Além disso, foi apresentado um vídeo em que a equipe de desenvolvimento da Bungie. A empresa visitou um centro de pesquisa da NASA nos Estados Unidos para aprender mais informações sobre o sistema solar. Depois, foi a vez do produtor Sebastian Henrique, da Electronic Arts, revelar as últimas novidades sobre FIFA 16. Com iniciativa Toma El Control, os jogadores poderão votarão entre dezesseis atletas para ver quem dividirá a capa do game com Lionel Messi. Entre os jogadores na competição estão o argentino Aguero e o equatoriano Cuadrado. A votação pode ser realizada no site.

Novidades sobre as novas mecânicas de jogo também foram apresentadas, como a possibilidade de controlar o meio de campo e uma nova inteligência artificial dos companheiros de equipe que facilita o trabalho. Enrique também mostrou como a EA Sports trabalhou na captura de movimentos dos jogadores para tentar reproduzir os detalhes do esporte de maneira mais real.

Sony na E3 (Foto: Reprodução/TechTudo)O jogo chegará às lojas no dia 6 de novembro de 2015 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Enrique também apresentou o novo modo que oferece aos usuários a possibilidade de jogar com times femininos. Entre as doze seleções nacionais disponíveis em FIFA 16, estarão as equipes do México e do Brasil. Em seguida, foi apresentado o mesmo trailer do jogo narrado por Pelé visto no dia anterior na conferência da Electronic Arts. FIFA 16 estará disponível nas lojas a partir do dia 17 de setembro.

Depois, foi a vez de Call of Duty: Black Ops 3, da Activision. Desenvolvido pela Treyarch, o game terá a versão beta inicialmente no PlayStation 4 antes das outras plataformas. Ao mesmo tempo, o console da Sony também receberá primeiro todos os DLCs de mapas. O jogo chegará às lojas no dia 6 de novembro de 2015. 

A apresentação foi encerrada com o agradecimento especial de Aranibar a todos os países da América Latina pela lealdade à marca PlayStation. Foi exibido depois um vídeo com diversas ações da Sony no último ano.

Quais são as suas apostas para a E3 2015? Comente no TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felippe Moura
    2015-09-14T16:59:25

    Melhor comprar do exterior os importadores metem a mão no nosso bolso façam uma relação BR X o país produtor. Fiz isso com um roteador da D-LINK e TP-LINK de ultima geração e é uma absurdo o que cobram! tipo 200 dolares lá e aqui 2000 reais não dá para engolir somos roubados

  • Marcelo Dias
    2015-06-17T07:28:08  

    Pra quem diz que nao vai diminuir, vai sim, nós pagamos taxa de importação, iss... por isso é mais caro comprar de lá.

    recentes

    populares

    • Marcelo Dias
      2015-06-17T07:28:08  

      Trabalho na área de Tributos, não haverá a taxa de importação além de da alíquota menos no PIS/COFINS, pois o ICMS de cada estado que faz os valores subir !!

    recentes

    populares

    • Marcelo Dias
      2015-06-17T07:28:08  

      Drx o negócio custa na conversão direta 1300 reais mas com esses impostos de 2700 ai deu 4k

  • FRANCISCO JUNIOR
    2015-06-17T07:54:38  

    Cadê a retrocompatibilidade ?

    recentes

    populares

    • FRANCISCO JUNIOR
      2015-06-17T07:54:38  

      pega o ps3 passa cola e gruda em cima do ps4 .

    recentes

    populares

    • FRANCISCO JUNIOR
      2015-06-17T07:54:38  

      kkkkkkkkkk ai vira o ps7

  • Oswaldo
    2015-06-17T05:19:05  

    por ser fabricado aqui vai sair mais caro ainda

    recentes

    populares

    • Oswaldo
      2015-06-17T05:19:05  

      Rafael Palestrino exatamente por isso. A gasolina feita aqui e exportada pra Argentina sai mais barata lá por ex. Isso tb não faz sentido mas é assim q é

    recentes

    populares

    • Oswaldo
      2015-06-17T05:19:05  

      Algumas considerações sobre isso. As margens de lucro dos revendedores e da sony é menor no exterior por isso é melhor importar do que comprar por aqui (mesmo pagando os abusivos impostos de importação). Oswaldo o problema da gasolina é diferente o problema do preço da gasolina é estadual icms 28% ... O problema do Brasil (venda de eletrônicos) é o seguinte impostos abusivos federais, impostos abusivos municipais e as maiores margens de lucro do mundo todo para os revendedores. Juntando tudo isso é o preço só pode ficar assim.

  • Gabriel Freitas
    2015-06-17T01:34:14  

    Fala galera, meu nome é Gabriel Freitas, tenho 27 anos, 1,94 m de altura, peso entre 250 a 280 kg. Resolvi mudar de vida, e vou gravar minha luta para perder peso ate chegar ao seu peso ideal, que é de 100 kg em 1 ano e meio. Sejam bem vindos a minha vida. acessem meu canal no youtube = Meu Universo Paralelo

    recentes

    populares

    • Gabriel Freitas
      2015-06-17T01:34:14  

      boa sorte fera foco

  • Jean Weba
    2015-06-17T09:21:32  

    VISHI AGORA LASCOU VAI FICAR MAIS CARO!!!

    recentes

    populares

    • Jean Weba
      2015-06-17T09:21:32  

      caraca deixa de ser sonso, fabricar no Braisl vai ficar é muito mais barato, leia a noticia direito e estude mais imposto de importação, isso que deixa o produto pelo menos uns 200 dolares mais caro

  • Jonatas
    2015-06-18T08:53:39

    Não pagarei 199$ em um jogo com narração do Pelé! Comprarei a versão Americana!

  • Otavio Pimenta
    2015-06-17T07:28:43  

    Bill Gates Wins!! Fatality!!

    recentes

    populares

    • Otavio Pimenta
      2015-06-17T07:28:43  

      Só você acompanhar as ultimas noticias e tirar suas próprias conclusões !!

    recentes

    populares

    • Otavio Pimenta
      2015-06-17T07:28:43  

      Já vi Fanboy de Xbox e Playstation mas Fanboy do Bill Gates é a primeira vez!

  • Mauro Ribeiro
    2015-06-17T07:56:40  

    Para quem está perguntando do preço, em outro portal entrevistaram o responsável, e foi falado em R$ 2500,00. O preço oficial do XOne + Kinect é R$ 2399,00, mas dá pra encontrar por R$ 1600,1700 nos grandes magazines (sub, wal, amer.,etc) . Hoje, mesmo com o PS4 a R$ 4000,00, dá pra encontrar por R$ 2000,00 nacional. Acho que vai dar pra encontrar por R$ 1600,00 nos grandes magazines. Prefiro pagar 1600 com garantia, do que 1300 importado sem garantia.

    recentes

    populares

    • Mauro Ribeiro
      2015-06-17T07:56:40  

      pasta de dente ? hhaahaahahahhhaha, essa foi boa. E vale lembrar q o dolar tá mais de 3 reais, ou seja, tudo q for comprar , vai ter q fazer vezes 3

    recentes

    populares

    • Mauro Ribeiro
      2015-06-17T07:56:40  

      Leandro David, já usou Crest? Pago mesmo com o dólar a 10.

  • Leandro David
    2015-06-17T08:12:44  

    Pode até ser q abaixe mas nunca vai ser mais barato q comprar no mercado negro.

    recentes

    populares

    • Leandro David
      2015-06-17T08:12:44  

      mercado cinza né?

  • Alberto Araujo
    2015-06-17T11:18:46

    Fabricado nos EUA: U$ 360,00 Doletas. Fabricado no BR: U$ 1.180.00 Doletas.

  • Paulo Lopes
    2015-06-17T01:49:55  

    vai fazer diferença nenhuma! se brincar o preço vai aumentar

    recentes

    populares

    • Paulo Lopes
      2015-06-17T01:49:55  

      Claro que vai baratear? Qual o sentido disso que você falou?

    recentes

    populares

    • Paulo Lopes
      2015-06-17T01:49:55  

      Não duvido. Isso aconteceu com a Apple no Brasil já.

  • Paulo Castro
    2015-06-17T10:09:11  

    Comprei um PS4 ano passado por 1500, joguei os jogos que eu tinha interesse e já vendi de novo pois estava aqui parado. Só vou comprar outro em 2016 quando saírem outros grandes jogos que realmente valham a pena, o tempo e o dinheiro gastos. Aproveito pra ficar um tempo sem jogar, e focar em outras coisas. No momento ainda não está valendo muito ter o console...

    recentes

    populares

    • Paulo Castro
      2015-06-17T10:09:11  

      Não fico surpreso com sua fala, Paulo Castro. Eu sou adepto das novas tecnologias e fiquei surpreso com grandes jogadores que ainda preferem o Play 1 aos sucessores. Achei-os meio loucos, mas eu mesmo fiquei surpreso quando em dado momento me vi deixando de lado o play 3 e o Xbox para curtir, e muito, o meu play2. Há coisas que os modelos mais novos e melhores realmente não nos dão.

  • Gato Bermuda
    2015-06-17T10:41:33

    Todos os componentes são importados seus cabeças de prego, logo vai ser uma desculpa pra ser mais caro.

  • Paulo Castro
    2015-06-17T10:15:28  

    No ML já vende por 1500, duvido que vá ficar mais barato que isso. A vantagem mesmo vão ser os serviços de suporte que devem melhorar com a Sony totalmente instalada no país

    recentes

    populares

    • Paulo Castro
      2015-06-17T10:15:28  

      O valor será entre R$4.000 e R$3.800

  • Eduardo Chaves
    2015-06-17T10:33:52

    agora vai custar só 3 mil reais

  • Gato Bermuda
    2015-06-17T10:17:26

    Não adianta fabricar aqui se os componentes são tudo importados, logo não vou ficar admirado se ficar mais caro. kakakak

  • José Silva
    2015-06-17T10:07:29

    Vai piorar...manterão os preços e a mão de obra é brasileira, ou seja, feito pelas "coxas"

  • Delaino Santos
    2015-06-17T10:03:32

    sabe o que vai mudar ele ser vendido no Brasil? Nada! E ainda vai ficar mais caro,kkkkkkk.

  • Rafael Matiazzi
    2015-06-17T10:00:28

    Mais Luz Azul vindo por ai......

  • Rogerlan Silva
    2015-06-17T09:58:02

    eu encontrei o meu ps4 e paguei 1.200,acho que agora ele vai ficar mais caro.

  • Pedro Brito
    2015-06-17T09:54:16

    finalmente, estava na hora de começar a fabricar aqui, vai baratear no minimo 150 doláres

  • Diego Moura
    2015-06-17T09:44:25

    ABREVIANDO O PLAY 4 VAI FICAR MAIS CARO KKKK

  • Guilherme Rosa
    2015-06-17T09:48:52

    De que adianta. O importado vai continuar sendo mais barato.

  • Rafael Cruzeiro
    2015-06-17T09:33:48

    Beleza! Agora o PS fica $200 mais barato!