Internet

11/06/2015 07h39 - Atualizado em 11/06/2015 11h37

Copa América 2015: Doodle 'top' celebra torneio que reúne Messi e Neymar

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Copa América 2015 ganhou uma homenagem do Doodle do Google, nesta quinta-feira (11). A competição, que começa hoje no Chile, conta com as 10 seleções da CONMEBOL: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela; e duas da CONCACAF como convidadas: México e Jamaica. O vencedor do torneio que reúne grandes nomes do futebol como Messi, Neymar e James Rodriguez ganhará um lugar na copa das Confederações de 2017, na Rússia.

Windows 10: 20 coisas que você precisa saber antes de instalar o PC

Doodle (Foto: Reprodução/Google)Copa América 2015 ganha Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)

Caso México ou Jamaica vençam o torneio, o melhor Sul-Americano fica com a vaga. O Uruguai é o atual campeão e também o maior vencedor da competição com 15 títulos. Argentina possui 14, mas não vence desde 1993. Já o Brasil tem oito, o último conquistado em 2007.

Como a edição 2015 da Copa América acontecerá no Chile, o Doodle foi representado com as cores azul e vermelha. O desenho tem vários jogadores de futebol, uma grande bola no meio, além de um fundo que se assemelha a silhueta de um estádio. A arte está sendo exibida no buscador do Google em toda a América do Sul e alguns países da Ásia.

Copa América 2015

Esta é a 44ª edição do principal torneio de seleções no continente. Oito cidades receberão jogos no Chile, dentre elas a capital Santiago, Viña del Mar e Valparaíso. As seleções que estão na dipsuta são divididas em três grupos de quatro times. Líder e vice-líder, além dos dois melhores terceiros colocados, avançam às quartas de final.

Neymar é a grande esperança do Brasil na Copa América 2015 (Foto: Divulgação/Fifa)Neymar é a grande esperança do Brasil na Copa América 2015 (Foto: Divulgação/Fifa)

O Brasil, comandado por Dunga, está no Grupo C, com Peru, Colômbia e Venezuela. Disputando sua primeira competição oficial após o vexame na Copa de 2014, a nossa Seleção tem em Neymar sua grande esperança de título. A estreia da equipe acontece neste domingo, às 18h30, contra os peruanos.

Há, porém, adversários complicados nesta luta. A grande favorita é a Argentina, com 14 títulos do torneio, mas em um jejum de conquistas que já dura desde 1993. A vice campeã da última Copa do Mundo, tem Messi, Aguero, Di Maria, Tevez e companhia como armas para, enfim, voltar a levantar a taça.

Messi é a grande esperança da Argentina para o torneio  (Foto: Divulgação/Fifa)Messi é a grande esperança da Argentina para o torneio (Foto: Divulgação/Fifa)

A Colômbia, de James Rodríguez, que fez o gol mais bonito de 2014 na Copa e hoje destaca-se no Real Madrid, o Chile, time da casa que conta com Alexis Sánchez, do Arsenal, e alguns "brasileiros", como Valdívia e Aránguiz, além do Uruguai, do grande atacante Cavani, são outros candidatos a brigarem pela taça.

História da Competição

A Copa América é a competição entre seleções em atividade mais antiga do mundo. Foi jogada como teste pela primeira vez em 1910, mas teve a sua primeira edição oficial só seis anos depois. Como só há 10 clubes na CONMEBOL, desde 1993 são convidados sempre duas equipes de outras confederações, geralmente da CONCACAF.

Em 2007, Brasil conquistou a Copa América (Foto: Divulgação/Conmebol)Em 2007, Brasil conquistou a Copa América (Foto: Divulgação/Conmebol)

A seleção do Uruguai venceu as duas primeiras edições da Copa América, em 1916, em Buenos Aires, e 1917, em Montevidéu. A Argentina foi vice e o Brasil acabou em terceiro lugar em ambas. Logo na edição seguinte, a Seleção foi campeã, derrotando justamente os uruguaios na decisão.

O Brasil voltou a ser campeão em 1922, depois ficou um longo período sem conquistas, ganhando o título novamente apenas em 1949. Das últimas 10 edições da competição, porém, a Seleção faturou 5: 1989, 1997, 1999, 2004 e 2007. O Uruguai, porém, é o atual campeão, tendo vencido o torneio de 2011 batendo o Paraguai por 3 a 0 na final.

A Celeste, aliás, é a maior vencedora da história do torneio, com 15 títulos. A Argentina vem logo atrás, com 14. O Brasil, maior campeão do mundo de futebol, é o terceiro em número de títulos na competição americana, com oito. Paraguai e Peru têm duas taças cada, Colômbia e Bolívia têm uma. O anfitrião de 2015, Chile, nunca venceu o torneio.

*Colaborou Vinícius Mathias

Qual foi o melhor Doodle da história do Google? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares