Jogos de música

16/06/2015 13h34 - Atualizado em 17/06/2015 16h55

E3 2015: Rock Band 4 faz o básico e consegue se destacar mesmo assim

Felipe Vinha
por
Da E3 2015

Rock Band 4 é um dos games mais esperados da E3. O novo jogo musical da Harmonix pôde ser conferido pelo TechTudo durante o Microsoft Showcase, evento especial onde a dona do Xbox One mostrou alguns de seus próximos games. O título chega tanto ao Xbox One, quanto ao PS4, em 6 de outubro deste ano e aposta na fórmula básica e clássica da série.

Acompanhe o Tempo Real da E3 2015 no TechTudo

Rock Band 4 (Foto: Tais Carvalho / TechTudo)Rock Band 4 (Foto: Tais Carvalho / TechTudo)

Ferramentas de trabalho

Rock Band 4 suporta os mesmos instrumentos das versões anteriores, com exceção do teclado. Todos eles estavam disponíveis durante o teste: bateria, guitarra, baixo e microfones. Como dito, a produtora Harmonix pretende agradar seus fãs voltando ao básico, e aposta nisso com sabedoria, já que o principal atrativo está nas músicas e em poucas novidades pontuais.

Uma destas novidades é a inclusão do modo Freestyle Guitar, um modo que é ativado no meio da música e permite que o jogador toque “livremente” com seu instrumento de plástico em mãos. De longe, ele lembra o antigo “Star Power” de Guitar Hero ou o próprio “Overdrive” dos Rock Bands anteriores, e é ativado em algumas vezes durante a música.

Mas não pense que o Freestyle vai te permitir tocar de qualquer forma e não fornecer algo em troca. O jogo possui um bom sistema de reconhecimento, para saber se o jogador está “tocando” de forma harmoniosa em sua guitarra de plástico. Se for bem, sua pontuação pode ser duplicada ou triplicada ao final da canção.

Rock Band 4: game tem suas primeiras músicas anunciadas (Foto: Divulgação) (Foto: Rock Band 4: game tem suas primeiras músicas anunciadas (Foto: Divulgação))Rock Band 4: game tem suas primeiras músicas anunciadas (Foto: Divulgação)

Diverte e é isso que importa

A principal missão de Rock Band sempre foi a de divertir, assim como qualquer jogo, mas de forma bem especial entre amigos. Em festas, o game pode ser o programa favorito de um grupo de jovens, por exemplo, como um “karaokê moderno”. Durante nosso teste no Showcase essa foi a exata impressão que tivemos.

Tenha em mente que o próprio evento pré-E3 da Microsoft era uma festa, propriamente dita, com algumas estações de jogo para testes e produtores espalhados por elas para tirar dúvidas e convidar os participantes. Com a casa cheia de pessoas, incluindo algumas celebridades da TV e do cinema, Rock Band 4 estava no lugar certo – e possivelmente era o jogo mais adequado para se estar ali.

Rock Band 4 (Foto: Divulgação)Rock Band 4 (Foto: Tais Carvalho / TechTudo)

O que queremos dizer é que: o novo game musical da Harmonix tem poucas novidades marcantes propriamente ditas. Como ele sai já em outubro, e isso é pouco tempo para a produção de um game, dificilmente teremos mais novidades grandiosas reveladas o longo dos próximos meses. O modo Freestyle é uma bela adição, mas não compromete e ao mesmo tempo não surpreende.

Por isso, se você era fã dessa série na antiga geração, prepare-se para tirar a poeira dos instrumentos de plástico ou comprar novos, que também serão produzidos. Um dos produtores fez questão de nos lembrar que boa parte das músicas já lançadas por download para Rock Band 1, 2 e 3 serão compatíveis com o novo, o que nos leva a uma biblioteca total com mais de mil e quinhentas músicas. Sem medo de apostar no básico e de não querer ser mais do que já é, Rock Band 4 deve trazer de volta a pura diversão dos jogos musicais.

Quais são as suas apostas para a E3 2015? Opine no TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares