Jogos de esporte

22/06/2015 08h00 - Atualizado em 24/04/2016 15h27

PES 2016 ou Fifa 16? Veja qual o melhor game de futebol no comparativo

Felipe Vinha
por
Da E3 2015

PES 2016 e Fifa 16 foram as duas novas versões das populares séries de futebol exibidas na E3 2015, maior evento de games do mundo. Apesar dos dois apresentarem gráficos muito bonitos, o game da EA traz uma grande novidade: as seleções femininas. Já o jogo da Konami deixou os atletas ainda mais realistas. A equipe do TechTudo conseguiu testar os títulos na feira. Neste comparativo, confira agora o que cada jogo tem de melhor.

Fifa 16: testamos as seleções femininas e a nova jogabilidade do game

Fifa 15: como jogar com o Pelé e Messi no modo Ultimate Team (Foto: Reprodução/Murilo Molina) (Foto: Fifa 15: como jogar com o Pelé e Messi no modo Ultimate Team (Foto: Reprodução/Murilo Molina))Pelé e Messi estarão no modo Ultimate Team (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Movimentação

Neste ponto, Fifa 16 ganha com um pouco de vantagem, mas bem pouco. Os jogadores no PES 16 se movimentam ainda de forma um pouco mais “dura”. Apesar disso, eles receberam melhorias e não parecem mais "robôs" em campo. Já no Fifa 16 isso foi bem aprimorado. Os jogadores não mais “patinam” no gramado. Na verdade, eles correm bem naturalmente, em uma velocidade bem compassada.

Gráficos

Os dois jogos empatam neste quesito. Enquanto Fifa 16 traz seleções femininas, com cabelos bem modelados e todos os traços muito bonitos, PES 16 melhorou também a implementação do Fox Engine. Com esse motor gráfico, os craques do título da Konami se parecem ainda mais reais. O resultado em ambos ficou satisfatório.

neymar-pes2016-home (Foto: Divulgação)Neymar no PES 2016 (Foto: Divulgação)

Novidades

Em termos de novidades, não tem para ninguém: Fifa ganha com folga. PES 16 comemora 20 anos da série e, para isso, tenta trazer elementos novos, como controles mais elaborados e técnicos, além de comemorações e dribles mais caprichados. Mas só a inclusão das seleções femininas no Fifa 16 faz com que ele seja um jogo de futebol único e mais variado. Ficou bacana e queremos mais.

Goleiros

Nos dois jogos, os goleiros estão bem representados. No Fifa, vimos boas defesas durante os testes, principalmente no jogo contra a seleção feminina dos Estados Unidos, com a famosa Hope Solo no gol. Já o PES 16 promete ter redesenhado os goleiros do zero. Com isso, eles terão talento e implementação melhorados. Essa é, pelo menos, a promessa da Konami. 

Fifa 16 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Fifa 16 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Times brasileiros

Outro empate, nesse caso. Até o fechamento desta matéria, nem PES 16 e nem FIFA 16 haviam confirmado a inclusão de times brasileiros ou do nosso campeonato nacional. Na E3 2015, não divulgaram nenhuma informação relacionada. Porém, a Konami prometeu revelar novidades sobre isso em agosto, durante o evento Gamescom, na Alemanha. Já pelo lado da EA, o produtor brasileiro de Fifa, Gilliard Lopes, comentou no Twitter que os times brasileiros ainda dependem de negociações.

Saldo final

Fifa 16 e PES 16 são duas boas promessas para este ano e, pelo que vimos durante a E3 2015, devem ser grandes jogos para os fãs. Mas Fifa 16 ganhou nossa atenção com novidades e qualidade. Esperamos para dar um parecer final quando os dois games forem lançados mas, até lá, vale ficar de olho nos dois títulos.

Qual o melhor jogo que foi anunciado na E3 2015? Opine no Fórum do TechTudo!