Jogos de esporte

18/06/2015 00h18 - Atualizado em 18/06/2015 11h29

Fifa 16: testamos as seleções femininas e a nova jogabilidade do game

Felipe Vinha
por
da E3 2015

Fifa 16 é um dos jogos mais aguardados do ano e está disponível para testes na E3 2015, maior feira de games do mundo, em Los Angeles. Depois de muita dificuldade e horas de espera, finalmente pudemos conferir uma versão que contava com a presença das seleções femininas - a grande novidade desta nova edição. Além, é claro, de gráficos ainda mais belos e uma jogabilidade apurada.

Confira abaixo o vídeo da partida entre seleções femininas


Acompanhe o Tempo Real da E3 2015 no TechTudo

Para testar o game, fomos até o stand na hora marcada. Mas após duas horas - e dezenas de emails trocados com a EA -, derrota na estreia: nada de demo exclusiva. Então, no melhor espírito de "prorrogação" e "golden gol", só havia uma solução: encarar a fila do público geral. Mas depois de mais de duas horas aquecendo, finalmente entramos em campo e tivemos a chance de jogar uma partida com o aguardado modo de futebol feminino. Mesmo com toda marcação e torcida contra, golaço do futebol-raça da equipe TechTudo.

Fifa 16 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Fifa 16 traz gráficos ainda mais belos e uma jogabilidade apurada (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Alemanha e Estados Unidos com suas musas em campo

A demonstração disponível na estação de testes da EA permitia jogar uma partida completa com uma equipe de futebol feminino. Apenas duas seleções estavam disponíveis: Estados Unidos e Alemanha, ambas com escalações bem próximas das últimas partidas que envolveram essas seleções - incluindo Hope Solo no gol norte-americano e Célia Šašić, centro-avante alemã.

Jogamos com outro participante do evento, que controlou o time dos Estados Unidos contra nós, no comando das alemães. O que impressiona, logo de cara, são os gráficos. Esperava-se algo com qualidade, mas não tanta:  cabelos grandes e ainda amarrados, algo presente no jogo, são difíceis de programar.


A EA conseguiu tornar a tarefa parecer fácil e produzir um jogo que não apenas é bonito, mas fluido. As mulheres estão muito bem representadas e com boas animações, bem suaves e naturais, representando um grande avanço se comparado ao FIFA do ano passado, ainda que naquele não houvesse a presença feminina.

Fifa 16: Christine Sinclair é uma das craques presente no game (Foto: Divulgação/EA) (Foto: Fifa 16: Christine Sinclair é uma das craques presente no game (Foto: Divulgação/EA))Fifa 16: Christine Sinclair é uma das craques presente no game (Foto: Divulgação/EA)

Jogo bonito

O mote de FIFA 16, como disse o Pelé no vídeo de divulgação, é “futebol bonito”. Não apenas pelas belas fintas, dribles e jogadas que vimos nos vídeos e costumamos ver em um bom futebol, mas principalmente pela inclusão das mulheres.

Mas isso não está relacionado à sua aparência física, e sim em ter as jogadores femininas bem representadas em um game deste porte. O que importa é que finalmente existe essa opção em um jogo considerado líder de mercado por muitos, mostrando que a representatividade é relevante.

Os gráficos bonitos vieram acompanhados de uma jogabilidade bem equilibrada e consideravelmente melhorada em relação à versão anterior. Os comandos seguem com fácil aprendizado, mesmo para quem nunca jogou FIFA na vida. O game está ainda mais fluido, natural e realista.

fifa 16  (Foto: Divulgação/EA)Fifa 16 tem jogadoras muito bem representadas (Foto: Divulgação/EA)

Com dribles fáceis e chutes a gol ou passes aperfeiçoados, o FIFA 16 surpreende com melhorias nos comandos. Os botões básicos seguem os mesmos de sempre, mas eles respondem e funcionam melhor. Isso vem casado com boas animações e uma inteligência artificial mais aprimorada, como jogadores de seu time que desviam realmente da bola, quando ela não é direcionada para eles.

E por falar em inteligência, os goleiros também estão ótimos, com boas defesas e lances mais espontâneos. Foi difícil fazer gol, principalmente em momentos quando Hope Solo se esticou para pegar uma bola que certamente ia no ângulo. Além disso, todos os jogadores trabalham bem em sintonia, ainda que o talento da inteligência artificial dependa do talento do jogador, ou jogadora, na vida real. Não adianta esperar uma performance incrível de alguém que tenha atributos realmente fracos.

Fifa 16 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Testamos o Fifa 16: confira as nossas impressões do game (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Mais natural

O FIFA 16 está mais natural, e a bola rola mais constantemente no campo. Os cortes para escanteio, impedimento ou lateral estão mais rápidos e os dois times disputam bem a bola, mesmo em relação aos jogadores que não estão ativos naquele momento. O que importa é realmente a redonda e eles sabem disso.

Além disso, há uma experiência mais completa de futebol, que realmente empolga até mesmo quem não está por dentro do que rola no campo. Com controles fáceis, passes naturais e a inclusão dos times femininos, FIFA 16 se tornou um produto que a EA pode conseguir vender até mesmo para quem nunca jogou antes.

Fifa 16 (Foto: Divulgação/EA)Fifa 16 impressiona com gráficos realistas (Foto: Divulgação/EA)

A demonstração vista na E3 fez valer a pena a espera, já que estamos diante de um game ainda melhor que o anterior e com novidades tão relevantes. Mesmo com horas de espera, sem apoio da EA, com fome e cansados, a missão foi cumprida. Usando todos os poderes da força, nosso time conseguiu erguer a taça. Tudo para que o leitor do TechTudo faça a festa!

Quais são as suas apostas para a E3 2015? Opine no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jonatas
    2015-06-19T11:20:54  

    Galera! Caiam na real! Em que planeta o FIFA é melhor que o PES? Entendedores entendem que PES=Simulador e FIFA=Arcade. Para jogar PES é preciso ter conhecimento Técnico, Tático e de Posicionamento. E pra jogar FIFA só precisa saber usar "L1+Triângulo" ou "LB+Y" e pronto! Centenas de gols virão!!!

    recentes

    populares

    • Jonatas
      2015-06-19T11:20:54  

      ai vai no pes e sai correndo com um jogador so do meio de campo que ninguem segura, sem contar os jogadores robos que nao dominam a bola e sim ela bate neles, e os goleiros que saem parecendo que vao para uma corrida de atletismo todos desembestados

    recentes

    populares

    • Jonatas
      2015-06-19T11:20:54  

      Fifa é isso aí: L1 + triângulo. Jogo de criança.

  • Anderson Silva
    2015-06-18T13:10:43  

    O Tiago Leifert e o Caio Ribeiro vão continuar sendo os comentaristas do jogo na versão brasileira?

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2015-06-18T13:10:43  

      Tomara que não...

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2015-06-18T13:10:43  

      Pes bonecos de cera

  • Matheus Santos
    2015-06-18T13:14:18  

    saudades da época que realmente oq contava no jogo era habilidade, experiencia, visão de jogo... com essas INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS, acabaram com um jogo.. os times param de jogar do nada, jogadores não se movimentam, perdem gols incrivéis, exemplo é quando voce joga com um amigo e ganha de 5x0 e depois joga em seguida e sai 4x0 pra ele ... se fosse pra ter inteligencia e simular jogo, eu ia pra rua ou pra um campo.

    recentes

    populares

    • Matheus Santos
      2015-06-18T13:14:18  

      Realmente acontece no futebol real, mas no FIFA a freqüência com que acontece não é real, eu acho que deveria oscilar sim mas não tanto...

    recentes

    populares

    • Matheus Santos
      2015-06-18T13:14:18  

      UFC NÃO ACONTECE NO FUTEBOL REAL , FALTAS GRAVES SIM ! NO FIFA O TEMPO TODO É PORRADA E EMPURRAÇÃO E ONDE INVENTARAM AQUELA MÃO QUE SEGURA O TEMPO TODO , AQUELES EMPURRÕES KKKKKK E AINDA VÃO FALAR QUE É NORMAL.

  • Fabricio Juvenal
    2015-06-18T15:07:54  

    o movimento dos jogadores continua genérico? Então Marta vai correr igual o Messi? A animação será identica? Que show hein.

    recentes

    populares

    • Fabricio Juvenal
      2015-06-18T15:07:54  

      Rafael Santos o mesmo digo à respeito do PES. Quem critica achando travado é porque não está acostumado com simulação e prefere a correria do fifa. Placar no fifa é 6x6 bizarro demais

    recentes

    populares

    • Fabricio Juvenal
      2015-06-18T15:07:54  

      e vc na 20

  • Eduardo Zambianco
    2015-08-03T15:48:03  

    decepcionado com o que estão apresentando achei que com a nova geração os gráficos, inteligência artificial, jogabilidade etc seriam bem melhores.

    recentes

    populares

    • Eduardo Zambianco
      2015-08-03T15:48:03  

      Verdade, bem abaixo do que eu esperava... Os passes estão horríveis, parecem jogadas de sinuca. Que decepção!

    recentes

    populares

    • Eduardo Zambianco
      2015-08-03T15:48:03  

      concordo totalmente, a inteligência dos toques está péssima, sou fifa desde 2013 mas acho que o 2016 se não arrumarem vou passar pro pes

  • Luiz Alberto
    2016-02-08T13:02:36

    Achei o sistema de toque ruim, a bola nem sempre vai para o jogador mais próximo, deve ter mais gente que não gostou disso.

  • Lucas Lee
    2015-06-28T20:37:48  

    pra que vcs querem times brasileiros, pra não jogar com eles, eu nunca quis times brasileiros no fifa e nunca vo querer, prefiro psg,bayern,barça do que esses times ai

    recentes

    populares

    • Lucas Lee
      2015-06-28T20:37:48  

      isso só prova que voce é um bosta

    recentes

    populares

    • Lucas Lee
      2015-06-28T20:37:48  

      vdd prova msm

  • Fabiano Oliveira
    2015-08-05T17:39:44

    Caso o HANDCAP não diminua consideravelmente, essa será a última versão de FIFA que compro. E tenho dito!

  • Alviverde
    2015-07-24T20:05:19

    SAUDADES DE TIMES BRASILEIROS...

  • Lucas Simioni
    2015-06-19T18:38:14  

    Pelo que notei esta mtu parecido com o lixo do fifa 15... ai que mora o perigo

    recentes

    populares

    • Lucas Simioni
      2015-06-19T18:38:14  

      Concordo com você , detesto a pancadaria do fifa , e ainda tem uns idiotas que dizem que é futebol real. kkkkkk

  • Pertubado
    2015-06-19T11:32:08  

    FIFA = Z-I-C-4 = F-0-D-A = SÓ HOMEM JOGA :)

    recentes

    populares

    • Pertubado
      2015-06-19T11:32:08  

      concordo

    recentes

    populares

    • Pertubado
      2015-06-19T11:32:08  

      JOGO FIFA MAS, GANHA É QUEM DÁ MAIS PORRADA.

  • Paulo Jesus
    2015-07-24T19:06:05

    Não sei onde veem tanta realidade no fifa , tem mais pancadaria que jogo em determinado momento parece mais UFC. Socos e uma mãozinha que o tempo todo segura o adversário ou seja quem segura mais , ganha o jogo . kkkkkkkkkkkk isso é fato.

  • Hobbit Itu
    2015-06-18T16:10:11  

    Modo carreira da mulherada é: lavar louça, passar roupa, fazer comida... tudo em treinamento pra depois se tornar uma jogadora.

    recentes

    populares

    • Hobbit Itu
      2015-06-18T16:10:11  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa

  • Ariel Pontes
    2015-07-24T00:50:34

    Fifa vai ter futebol feminino? Aí sim eu compro original. Espero que daqui a alguns anos tenha todas as divisões do futebol brasileiro e também todos os times de futebol feminino.

  • Filipe Cavalcanti
    2015-07-08T09:49:00

    Os jogadores do Brasil deveriam se reais e os estadios também.

  • Mateus Porfirio
    2015-06-18T20:44:38  

    vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...vai ter brasileirão??...

    recentes

    populares

    • Mateus Porfirio
      2015-06-18T20:44:38  

      mateus tu e criança pois se eu jogasse no lendario barcelona x qualquer clube brasileiro daria 21x0 e fifa e melhor que pes na atualifdade

    recentes

    populares

    • Mateus Porfirio
      2015-06-18T20:44:38  

      kkkkkk é mateus...falo nada...joga oq? play 4 ou one?..qualquer coisa me add lá..quem sabe não consegue empatar kkkkkkkkk

  • Juvenal Amaral
    2015-06-18T15:05:23  

    se não tiver times brasileiros vou partir para o pes dessa vez

    recentes

    populares

    • Juvenal Amaral
      2015-06-18T15:05:23  

      jogo o 2014 até hoje...

    recentes

    populares

    • Juvenal Amaral
      2015-06-18T15:05:23  

      Pensando seriamente em fazer o memso. Não preciso de futebol feminino, preciso da Série A do Brasileirão!

  • Marcio Lataliza
    2015-06-18T17:17:34  

    Pes 2015, simplesmente o melhor de todos os tempos!

    recentes

    populares

    • Marcio Lataliza
      2015-06-18T17:17:34  

      melhor PES pode ser, mas ainda é pior que o FIFA 2014...2013...2012...

    recentes

    populares

    • Marcio Lataliza
      2015-06-18T17:17:34  

      so se o 2015 foi melhor que todos os pes pra vc mas melhor que o fifa não e o melhor pes foi o 2013 que joguei pra caramba

  • Fernando Borges
    2015-06-18T19:12:15  

    Ma vamos falar serio fifa 14 é melhor que esse fifa 15 pelo menos no xbox one, espero fifa 16 bem melhor

    recentes

    populares

    • Fernando Borges
      2015-06-18T19:12:15  

      Concordo com vc meu caro, eu comprava PES até o 2012, no 2013 comprei os dois FIFA e PES, no 2014 eu comprei só o FIFA que joguei muito e até agora jogo, comprei o 15 e me decepcionei com os varios bugs, resultado: voltei a instalar o 14 e só jogando ele...esperando o 16, mas realmente na minha opniao tmb o FIFA 14 foi o melhor.

    recentes

    populares

    • Fernando Borges
      2015-06-18T19:12:15  

      nossa veio que isso se e loco tem problema veio fifa 15 e bem melhor

  • Allan Rodrigues
    2015-06-18T18:02:16  

    Galerinha, a reportagem é sobre o Fifa. Então poupe seus comentários sobre PES nesta página. Ninguém quer saber opinião de qual jogo é melhor.

    recentes

    populares

    • Allan Rodrigues
      2015-06-18T18:02:16  

      porque ta com medo pq PES é Melhor e não quer ouvir argurmentos

    recentes

    populares

    • Allan Rodrigues
      2015-06-18T18:02:16  

      fifa e bem melhor que pes

  • Lucas Mendonça
    2015-06-22T15:26:52  

    ... continuando: assim o conseguem.

    recentes

    populares

    • Lucas Mendonça
      2015-06-22T15:26:52  

      vai jogar atalho fifa e fifa cada dia melhor pes jogo de efeito cade a realidade que tem no pes

  • Felipe Liberal
    2015-06-22T20:58:33

    Ainda vão dar um jeito de melhorar os goleiros no FIFA 16 ?kkkkkkkkkkkkk mds nunca mais vai sair um gol de fora da área !

  • Marco Junior
    2015-06-18T12:25:11  

    Também quero saber se vai ter times brasileiros?

    recentes

    populares

    • Marco Junior
      2015-06-18T12:25:11  

      Vai.. a EA falou que isso virou prioridade

  • John Santos
    2015-06-20T21:51:46  

    A marcação pressão tem que voltar, é impossível marcar pressão nesse fifa 15. Outro erro grave é que a linha de defesa foi programa pra nunca passar do meio de campo, mesmo que isso signifique marcar o fantasminha camarada, o volante sai pro jogo e deixa o atacante lá sozinho, aí o mesmo tem tempo suficiente pra pegar a bola, girar e encarar a linha de defesa de frente, isso são só 2 erros nesse fifa 15, espero que corrijam

    recentes

    populares

    • John Santos
      2015-06-20T21:51:46  

      Não entendo,porque quando a bola é lançada pra frente o marcador sai correndo do nada e deixa o atacante ir sozinho,é so lança a bola e sair pro gol.

  • Cleiton Nascimento
    2015-06-21T12:41:28

    pode trazer o messi e o cristiano ronaldo, que não resolve, com dois volantes desses ai, FORA CANTEROS, MARCIO ARAUJO, GABRIEL, FORA CANTEROS, MARCIO ARAUJO, GABRIEL, FORA CANTEROS, MARCIO ARAUJO, GABRIEL, FORA CANTEROS, MARCIO ARAUJO, GABRIEL, FORA CANTEROS, MARCIO ARAUJO, GABRIEL, é nos volantes que começa a criação de jogadas ofensivas então ta explicado por que o flamengo não cria nada